10 Cachoeiras deslumbrantes que são destinos imperdíveis para conhecer em Minas Gerais - Belo Horizonte
14/08/2018 14:19
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 Cachoeiras deslumbrantes que são destinos imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

As cascatas mineiras proporcionam uma experiência revigorante, em meio à natureza

Adelina
por Adelina Lima

Foto Capa: Rodrigo Della Fávera

Afortunado por uma geografia montanhosa e por imponentes cascatas, Minas Gerais esbanja incontáveis atrativos naturais quando o assunto é cachoeira. São tantas as opções, que fica até difícil escolher apenas um destino para visitar em todo o estado. Por isso o Curta Mais selecionou 10 lugares que agrupam as mais ricas e belas quedas d'água para curtir esse presente da natureza. Confira:

1. Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro)

Situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, é a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, há um enorme poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade.

Foto: Orlando Soares

2. Cachoeira da Estiva (Carvalhos)

Essa cachoeira fica no povoado de Franceses, em Carvalho, no Sul de Minas. Cidade famosa por suas trilhas e cachoeiras como a do Funil, dos Franceses e a da Prainha. A Cachoeira da Estiva possui uma queda de 70 metros, formando um poço de água fria e cristalina. Lugar ideal para um piquenique, descanso em família e relaxar, em meio a uma vasta e linda paisagem natural.

Foto: Nane Cordeiro Araújo

3. Cachoeira do Tempo Perdido (Serro)

A Cachoeira do Tempo Perdido fica em Capivari, distrito da cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha. Ela fica a 39 km de distância do centro do Serro e apenas a 21 km de Milho Verde, o mais famoso distrito do Serro. A trilha é considerada difícil, mas compensa pela beleza do local, pela água limpa e cristalina e um poço de águas tranquilas, delicioso para um bom banho e suas areias brancas em volta do poço, são um convite para o relaxamento. A cachoeira fica numa propriedade particular e é cobrada uma taxa de manutenção.

Foto: Facebook/Encantos de Minas

4. Cachoeira do Caldeirão (Baependi)

Possui uma queda bem pequena mas volumosa. Suas águas formam uma enorme piscina natural, muito procurada por banhistas nos dias quentes. O local não é muito difícil de chegar, são 28 km de estrada de terra mas sem sinalização. Para quem não é da região, recomenda-se acompanhamento de guia local.

Foto: Ruhmilcher Lima

5. Cachoeira Alta (Ipoema)

A Cachoeira Alta fica em Ipoema, distrito de Itabira a 98 km da capital mineira. Da praça do distrito até a cachoeira, são 12 km. É uma propriedade particular, com acesso não muito difícil e muito procurada por praticantes de canyoning, banhistas e por quem busca relaxar em meio à natureza. São 97 metros de queda de uma das mais belas cachoeiras não só de Minas, mas do Brasil. Por ficar perto do Povoado São José do Macuco, pode também ser chamada de Cachoeira do Macuco. Para ter acesso é cobrada uma taxa de entrada.

Foto: Gleison Martins

6. Cachoeira dos Garcias (Aiuruoca)

Localizada no Sul de Minas, é uma das mais belas e mais procuradas da região. São 30 metros de quedas e suas águas formam uma linda piscina natural, perfeita para banhos. O acesso é pela BR 267, a partir do km 5. Até certo ponto o acesso é a pé, mais ou menos 20 minutos. Por ser um acesso difícil, recomenda-se ter acompanhamento de guia.

Foto: Casal Garcia

7. Cachoeira de Santo Antônio (Raposos)

A Cachoeira de Santo Antônio é uma das mais bonitas das cachoeiras próximas a Belo Horizonte. Sua queda tem aproximadamente 20 metros, o poço é extenso com partes rasas ( como “prainha”) e outras mais fundas. Todo o ambiente é cercado por árvores e paredões de rochas. O alerta é para que os turistas não se aventurem sob a queda, pois existe ali um sumidouro, devido a força da água, e o risco de afogamento é grande.

Foto: VP Minas

8. Cachoeira Véu de Noiva (Serra do Cipó)

Umas das mais procuradas pelos turistas, a Cachoeira Véu de Noiva é uma queda d'água com 70 metros de altura localizada na Serra do Cipó, próximo ao município de Santana do Riacho (no KM 100 da rodovia estadual MG-010). No percurso da Véu da Noiva são formadas mais três piscinas naturais, sendo apenas a última liberada para banhistas em grande quantidade. Na parte superior da cachoeira observa-se o distrito Serra do Cipó.

Foto: Marco G. Alberton

9. Cachoeirinha (Parque Estadual do Ibitipoca)

A Cachoeirinha é uma linda queda d’água de aproximadamente 35m que faz parte do Ribeirão Vermelho, e que fica na trilha principal de acesso a Janela do Céu. É possível chegar na parte de cima, cruzando o Ribeirão Vermelho e tendo acesso ao pequeno cânion por onde ela deságua, à frente há uma trilha de descida para pequena “praia” que a cachoeira forma.

Foto: José Roberto Baretta

10. Cachoeira de Tombos (Tombos)

A Cachoeira de Tombos, deu nome à bela e pacata cidade de Tombos, na Zona da Mata Mineira. Formada a partir das águas do Rio Carangola, a cachoeira possui 3 impressionantes quedas, que descem a 65 metros de altura, sendo a quinta maior em queda do Brasil. É um dos principais pontos atrativos da cidade, da Zona da Mata e de Minas Gerais. Devido a força de suas águas, não é permitido banhos.

Foto: Júnior Lisboa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


+ Turismo

10 lugares que todo mineiro tem que visitar ao menos uma vez na vida em Minas Gerais

Paisagens deslumbrantes e muita história para desbravar na terra do pão de queijo


+ Turismo

5 roteiros com águas naturalmente aquecidas para curtir no inverno em Minas Gerais

As fontes termais do estado são ótimos destinos para quem quer relaxar e recarregar as energias


+ Turismo

10 destinos charmosos, tranquilos e gelados em Minas Gerais para quem ama frio

Confira algumas cidades mineiras para apreciar um clima ameno e paisagens fantásticas no inverno


+ Turismo

32 cidades de Minas Gerais fazem parte de roteiro especial da Campanha para Semana Santa 2018

Iniciativa de fomento ao turismo convida pessoas para conhecerem a cultura e as belezas do estado


+ Turismo

Em clima de Páscoa: 4 fábricas de chocolate para conhecer em Minas Gerais

As Chocolaterias mineiras são lugares perfeitos para uma visita nessa época do ano


+ Turismo

Cachoeira dos Macacos é um passeio imperdível na região metropolitana de Belo Horizonte

O destino fica entre rios e montanhas, ideal para quem busca aventura ou tranquilidade


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.