10 destinos charmosos, tranquilos e gelados em Minas Gerais para quem ama frio - Belo Horizonte
14/08/2018 14:19
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 destinos charmosos, tranquilos e gelados em Minas Gerais para quem ama frio

Confira algumas cidades mineiras para apreciar um clima ameno e paisagens fantásticas no inverno

Adelina
por Adelina Lima

1. Maria da Fé
É considerada a cidade mais fria de Minas Gerais. Durante o inverno, constantemente as temperaturas ficam abaixo de zero nos meses de junho e julho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1976 a menor temperatura registrada em Maria da Fé foi de -8,4 °C em 21 de julho de 1981, e a maior atingiu 34,4 °C em 19 de janeiro de 2015.


Foto: reprodução internet
2. Gonçalves
Linda, aconchegante e tranquila, Gonçalves oferece ótima qualidade de vida a seus moradores, e atualmente é um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Quem decidir passar inverno por lá, irá se deleitar com geadas e frio próximos ao 0º C e as vezes abaixo de zero.


Foto: reprodução internet
3. Monte Verde
O bucólico distrito da cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, atrai diversos visitantes pela sua fábrica de chocolate, cerveja artesanal, arquitetura e belezas naturais, e sem dúvida pelo frio também. No inverno, as baixas temperaturas imitam o clima Europeu, num convite ao romantismo e ao descanso em meio ao isolamento nas montanhas cercadas por vasta natureza. O distrito também tem ótima estrutura para receber turistas como vários restaurantes, pousadas e hotéis etc.


Foto: Nelson Tavares
4. Lavras Novas
Romantismo e clima bem frio é uma das atrações de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, que fica a 19 km da sede. A atividade turística no local teve início na década de 1990, por visitantes que iam em busca da cultura local, tranquilidade, contato com a natureza e aventura. O lugar também foi cenário de um conto de Bernardo Guimarães, "A Garganta do Inferno" (1871). Entre as atrações naturais há a Cachoeira dos Namorados, Cachoeira Três Pingos, Represa do Custódio, Cachoeira Nossa Senhora dos Prazeres. O acesso é demorado, o carro vai até certo ponto. Depois são mais ou menos quarenta minutos de caminhada. 

Foto: reprodução internet
5. Diamantina
Diamantina está localizada na região do Jequitinhonha. É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Francisca da Silva de Oliveira, a famosa Chica da Silva, e de Domingos José de Almeida. Segundo dados da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Diamantina foi de 2,8 °C, ocorrida no dia 31 de julho de 1972. Já a máxima foi de 35,8 °C, observada dia 8 de outubro de 1987. 


Foto: reprodução internet
6. Barbacena
Barbacena fica na Serra da Mantiqueira, distante 169 km de Belo Horizonte, e está localizada na região do Campo das Vertentes. Barbacena possui um clima tropical de altitude com invernos frios e verões amenos. A temperatura média anual é de 18 ºC, com mínima de 14 ºC e máxima de 24 ºC. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1985 e a partir de 1990, a menor temperatura registrada em Barbacena foi de 0,3 ºC em 1 de junho de 1979, e a maior atingiu 35,1 ºC em 17 de outubro de 2007. Entretanto, os moradores garantem que a sensação térmica em Barbacena, nos dias de intenso frio, é abaixo de zero grau.


Foto: Tatty Pires
7. Aiuruoca
Aiuruoca, do Tupi, significa 'casa do papagaio'. Com características típicas das cidades sul mineiras, Aiuruoca tem clima agradável e povo acolhedor. A cidade atrai diversos turistas devido a suas muitas cachoeiras, corredeiras, picos, montanhas e uma rica e preservada Mata Atlântica. O Pico do Papagaio, formação rochosa que se eleva a 2,1 mil metros de altitude com, formas delicadas que termina em uma grande piscina natural de águas cristalinas, também é um dos atrativos mais procurados pelos visitantes. No inverno, entre junho e julho no período de comemorações juninas há dias ensolarados com máxima de 23 graus Celsius e mínima de 5 graus Celsius.

Foto: Pinterest

8. Carvalhos
Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. 
Carvalhos possui diversas cachoeiras distribuídas por todo o município (aproximadamente 70 quedas) e mais de 400 km de trilhas para a prática de Off-Road. Além disso, possui um pico chamado Pico do Muquém de altitude aproximada de 1800 m acima do nível do mar. Também encontra-se no município o Pico do Calambau e dos Três Irmãos, que juntamente com o do Muquém, formam a Serra dos Três Irmãos. Há também o Pico do Quilombo (Serra do Quilombo), a Serra da Aparecida e a serra do Grão-Mogol.


Foto: Wikloc
9. Pouso Alto
Pouso Alto está localizado na Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil. O município já recebeu visita de princesa e príncipe, como a princesa Isabel e o príncipe dom Pedro, que foram inaugurar a antiga estação de trens, hoje instalada na cidade de São Sebastião do Rio Verde. Muitos poetas também pousaram por lá como Júlio Ribeiro, Ribeiro Couto (autor de A Cabocla), Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. O clima na cidade é ameno no verão e bastante frio no inverno, com ocorrências de geadas com temperaturas variando de 0º C a 10º C durante os meses de inverno.


Foto: Passeios interessantes
10. Serro
Serro é uma das mais belas e antigas cidades históricas de Minas. Seu clima é de Tropical de Altitude, deixando o inverno com temperaturas entre 0 e 10 graus, muitas vezes com sensação térmica bem abaixo de zero grau. 
A charmosa cidade é rodeada por serras, morros, rios e cachoeiras, e se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte. É também uma importante cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII. Além das belezas naturais e das minas, o Serro possui um rico patrimônio histórico-cultural e produz o famoso Queijo do Serro, uma das mais saborosas variedades do queijo mineiro. O município hoje conta com diversos hotéis e pousadas. O turista pode contar com apartamentos, serviços, deliciosos cafés-da-manhã e guias para percorrer a região.

Foto: Cleide Greco

Fonte: Conheça Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


+ Turismo

10 lugares que todo mineiro tem que visitar ao menos uma vez na vida em Minas Gerais

Paisagens deslumbrantes e muita história para desbravar na terra do pão de queijo


+ Turismo

5 roteiros com águas naturalmente aquecidas para curtir no inverno em Minas Gerais

As fontes termais do estado são ótimos destinos para quem quer relaxar e recarregar as energias


+ Turismo

10 Cachoeiras deslumbrantes que são destinos imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

As cascatas mineiras proporcionam uma experiência revigorante, em meio à natureza


+ Turismo

32 cidades de Minas Gerais fazem parte de roteiro especial da Campanha para Semana Santa 2018

Iniciativa de fomento ao turismo convida pessoas para conhecerem a cultura e as belezas do estado


+ Turismo

Em clima de Páscoa: 4 fábricas de chocolate para conhecer em Minas Gerais

As Chocolaterias mineiras são lugares perfeitos para uma visita nessa época do ano


+ Turismo

Cachoeira dos Macacos é um passeio imperdível na região metropolitana de Belo Horizonte

O destino fica entre rios e montanhas, ideal para quem busca aventura ou tranquilidade


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.