18/06/2019 20:37
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 destinos perfeitos em Minas Gerais para renovar as energias longe da agitação

Confira uma seleção de lugares incríveis com paisagens de tirar o fôlego

Adelina
por Adelina Lima

Carnaval é sinônimo de festa e diversão para milhões de foliões. Mas tem muita gente que prefere fugir da "muvuca" e, nos dias de folga, busca sossego ou até aventura, mas em locais mais reservados. Pensando nessas pessoas, o Curta Mais listou vários destinos inusitados e com paisagens de tirar o fôlego em Minas Gerais:

1.TOMBOS
- O primeiro destino sugerido fica em Tombos, na Zona da Mata mineira. Lá, é possível fazer o roteiro Caminho da Luz, passeio que começa na base da Cachoeira que dá nome à cidade e é a quinta maior em volume d’água no Brasil. Durante todo o percurso, fragmentos de mica e cristais emergem do solo. O passeio termina no Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil e o primeiro mais alto acessível. São 195 quilômetros percorridos pelas montanhas de Minas, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

Foto por Câmara Municipal de Tombos / Divulgação

2.FERVEDOURO
- Ainda na Zona da Mata, outra opção de viagem é para a Serra do Brigadeiro, em Fervedouro. Na cidade, é possível fazer rapel no Poço das Bromélias e na Pedra Tartaruga. Das trilhas dá para ver uma paisagem de águas cristalinas e belas cachoeiras.

(Foto: Nathalie Guimarães/G1)

3.CARRANCAS
- Para quem curte belas quedas d-água, o município de Carrancas, no Sul de Minas, é o destino ideal. São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais. Mesmo em feriados e datas mais festivas, é possível encontrar lugares incríveis ainda não descobertos por muitos.

Foto por Pousada Roda Viva / Divulgação

4. CAPIVARI
- O vilarejo de Capivari, entre as cidades do Serro e Diamantina, no Alto Jequitinhonha, oferece uma opção aconchegante para o turista que procura uma viagem diferente: o clima bucólico é realçado por suas únicas duas ruas, cercadas por casas rústicas e tendo como fundo o Pico do Itambé. O Vilarejo tem cachoeiras e trilhas, e as famílias abrem as portas de suas casas para os visitantes, aumentando sua renda e proporcionando a quem chega uma oportunidade de vivenciar os costumes locais.

Foto por Barbosa/ Divulgação Panoramio

5. SÃO LOURENÇO
- Os turistas mais animados podem aproveitar o feriadão para fazer a Travessia da Serra Fina, em São Lourenço, também no Sul de Minas. São necessários quatro dias para completar o percurso – 33 km de montanha, com um sobe e desce intenso. A trilha é considerada severa: existem poucos pontos de água, são muitas horas de caminhada por dia em trechos de desníveis e, por isso, o turista precisa ter alto nível de resistência e esforço físico. O roteiro não é recomendado para iniciantes. Também vale lembrar que o frio pode ser bem intenso, principalmente nos cumes à noite. A cidade ainda conta com uma série de eventos: o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural e muitos outros.



7. SACRAMENTO
- A 455 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, a cidade de Sacramento está localizada na microrregião de Araxá, no Triângulo Mineiro. Apesar de pequena, a cidade é uma ótima opção de destino para quem curte ecoturismo e turismo de aventura, já que é repleta de belezas naturais. 

O município tem mais de 200 cachoeiras e algumas delas têm grande destaque. A maior e principal delas é a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros. É a maior queda livre do Rio São Francisco. Os turistas que a frequentam são atraídos não só para banho, mas também para fazer ecoturismo, trilhas e birdwatching – um passeio para observação de aves em seu habitat natural.

Outra cachoeira famosa é a do Azulim, que tem 10 metros de queda. Ponto de esportistas, lá um dos esportes mais praticados é o canionismo, ou seja, rapel em cânions e cachoeiras. O slackline, adaptado para ser praticado sob a água, é outro esporte que leva turistas ao local. Outras cachoeiras conhecidas e abertas à visitação são a São João Inácio (17 metros de queda) e a Parida (15 metros de queda).

Foto por Fred Carvalho / Divulgação

8. LAGOA DA PRATA
- Com pouco mais de 40 mil habitantes, Lagoa da Prata fica na região Centro-Oeste de MG, no Alto São Francisco, a 211 km de Belo Horizonte. Tem no ecoturismo seu forte para atrair visitantes, já que é repleta de atrativos turísticos naturais como o Rio São Francisco, a Cachoeira da Cemiguinha, a Lago da Prata, que dá nome à cidade, entre outros.

Foto por Prefeitura Municipal Lagoa da Prata/ Divulgação

9.CACHOEIRA DOURADA
- Cachoeira Dourada faz parte do Circuito Turístico Águas do Cerrado, recebendo todos os anos milhares de turistas. O principal destino é a represa formada pela Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, um lugar perfeito para praticar esportes aquáticos. A semana do Carnaval é o período em que o município recebe mais turistas. Suas principais atrações são: a Orla do lago contornada com coqueiros e calçadão em pedra portuguesa. Possui 400 metros de extensão, por 30 de largura. Existem três ancoradouros, duas quadras poliesportivas de areia, uma quadra para vôlei/peteca cimentada, uma praia artificial de areia, com aproximadamente sete metros de largura.

Outra atração é a Praia do Lago. A praia artificial do lago da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada mede aproximadamente 20 metros de areia e o restante, 380 metros gramados e arborizados com coqueiros e acácias. Ao longo dos 400 metros da praia existe um quebra-ondas. Pode-se percorrer essa extensão passando pelo recanto, por quadras poliesportivas, playground, cascatas e uma pequena gruta artificial.

 Foto por Andrey Pesca

10.ARAXÁ
- A cidade localiza-se na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Seus maravilhosos pontos turísticos incluem o Mirante do Cristo, as Ruínas do Hotel Rádio, a Matriz de São Domingos, o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, a Casa do Poeta e a Igreja de São Sebastião.

Foto por Hotel Tauá/Divulgação

Foto capa: São Lourenço/Bruno Albergaria/Divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Cidade de Minas Gerais está entre os destinos mais cobiçados do mundo em 2019

A eleição foi realizada pelo sexto ano consecutivo pelo Viagem


+ Turismo

Minas Gerais abriga 3 dos 25 hotéis mais românticos da América do Sul

'Travellers Choice TripAdvisor 2019' é o mais importante prêmio do turismo da atualidade


+ Turismo

10 cidades fora da rota do turismo em Minas Gerais que você deve conhecer antes de viajar Brasil afora

Dicas para despertar curiosidade e o desejo de conhecer esses paraísos mineiros


+ Turismo

8 lugares para passar o Réveillon 2019 em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano


+ Turismo

10 motivos para você conhecer e se apaixonar por Minas Gerais

Natureza deslumbrante, cultura, gastronomia e outras razões para fazer do estado o seu próximo destino


+ Turismo

Conheça um paraíso nas montanhas de Minas Gerais que encantou até Dom Pedro II

O local é uma das unidades de conservação mais visitadas do Estado


+ Turismo

6 lindíssimas cidades de Minas Gerais que foram cenários para novelas brasileiras

'Espelho da vida' teve cenas gravadas em cidades mineiras históricas


+ Turismo

Melhor pousada do mundo é brasileira e fica em Minas Gerais

A Casa Campestre, em Gonçalves, é ideal para uma pausa na rotina em meio à Serra da Mantiqueira


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.