21/10/2018 21:09
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 lugares que todo mineiro tem que visitar ao menos uma vez na vida em Minas Gerais

Paisagens deslumbrantes e muita história para desbravar na terra do pão de queijo

img
Adelina
por Adelina Lima

1.São João Batista da Glória

Paraíso perdido - Foto: reprodução internet
 
São João Batista da Glória é um destino tranquilo para curtir a natureza em sua volta. Situada às margens do rio Grande, possui um roteiro que inclui trilhas, cachoeiras, vales, montanhas e um ambiente rural ideal para uma viagem em família são algumas das atrações encontradas na cidade.

2.Sete Lagoas

Foto: reprodução internet

Sete Lagoas é uma cidade rural perfeita para uma viagem em família, com pesqueiros, hotéis-fazenda e lagoas. Mas a maior atração fica por conta da gruta do Rei do Mato, com grandes salões e numerosas construções geológicas, colunas, cristais e estalagmites.

3.Ouro Preto

Foto: RDC Férias

Antiga capital de Minas Gerais fundada em 1711, Ouro Preto era o coração da corrida do ouro no século 17. Com o final das minas de ouro, no século 19, a influência da cidade diminuiu, mas marcos como a Igreja de São Francisco de Assis, a praça Tiradentes e as esculturas de Aleijadinho testemunham a antiga prosperidade de Ouro Preto.

4.Tiradentes

Foto: reprodução internet

Charmosa cidade histórica mineira, Tiradentes combina belezas e monumentos de arquitetura colonial com muitas opções de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e lojas de artesanato. No topo de uma das ladeiras íngremes de Tiradentes, a Igreja Matriz de Santo Antônio serve como referência e cartão-postal da cidade. Outros pontos imperdíveis no roteiro são o Chafariz de São José e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês.

5.São João del Rei

Foto: Pinterest

Rodeada pelas belezas da Serra de São José, São João del Rei é uma das principais cidades históricas mineiras. São João del Rei conta com um belo centro histórico onde os turistas passeiam em meio a igrejas, sobrados e casarões coloniais. Mas é fora do centro que se encontra a maior beleza da cidade, a Igreja de São Francisco de Assis, encravada numa praça e cercada por palmeiras imperiais.

6.Inhotim

Foto: reprodução internet

Combinação de museu a céu aberto e Jardim Botânico, Inhotim encanta os visitantes com a mistura de arte e natureza num ambiente que convida à paz e à tranquilidade. O Instituto Inhotim tem um acervo de mais de 500 obras espalhadas em galerias, pavilhões e jardins, e está localizado a 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. Para chegar ao Inhotim é possível ir em transporte de van do Inhotim, em ônibus interurbano, de carro ou táxi/ Uber.

7.Catas Altas

Foto: Minube

Catas Altas fica a 120 km de Belo Horizonte, e é um ótimo destino para curtir o verdadeiro estilo rural mineiro. Localizada ao pé da Serra do Caraça, a pequena cidade rodeada de natureza tem um interessante conjunto arquitetônico da época do ciclo do ouro, com casinhas coloridas e a Igreja Nossa Senhora do Rosário como um de seus principais marcos.

8.Juiz de Fora

Foto: Marcelo Metzker

Cidade mineira com sotaque carioca, na divisa entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, Juiz de Fora é um polo cultural do Estado com diversas instituições educativas importantes e museus, como o Museu de Arte Moderna, com obras de artistas como Portinari, Picasso e Miró, e o Museu Mariano Procópio, o mais antigo de Minas. Para quem procura diversão noturna, Juiz de Fora também não deixa a desejar, com muitos bares e baladas movimentados pelos numerosos estudantes da cidade.

9.Lambari

Foto: Mapio Net

Situada a 350 km de Belo Horizonte, Lambari é vizinha de conhecidas estâncias do estado, como Caxambu e São Lourenço, e se destaca por suas termas e fontes de água mineral e pela a natureza que a rodeia, encontrada em locais como o Parque Wenceslau Braz. Tranquila durante todo o ano, Lambari ganha uma cara nova durante o carnaval, um dos mais animados do interior do Brasil.

10.Santana do Riacho

Foto: reprodução internet

A formosa Santana do Riacho conta com diversos sítios arqueológicos e dá acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó. Os visitantes aproveitam a beleza do local, com rios, cânions, grutas, paredões rochosos, picos e cachoeiras para praticar trilhas e entrar em contato com a natureza.

Foto capa: Breno Teixeira Fernandes

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


+ Turismo

5 roteiros com águas naturalmente aquecidas para curtir no inverno em Minas Gerais

As fontes termais do estado são ótimos destinos para quem quer relaxar e recarregar as energias


+ Turismo

10 destinos charmosos, tranquilos e gelados em Minas Gerais para quem ama frio

Confira algumas cidades mineiras para apreciar um clima ameno e paisagens fantásticas no inverno


+ Turismo

10 Cachoeiras deslumbrantes que são destinos imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

As cascatas mineiras proporcionam uma experiência revigorante, em meio à natureza


+ Turismo

32 cidades de Minas Gerais fazem parte de roteiro especial da Campanha para Semana Santa 2018

Iniciativa de fomento ao turismo convida pessoas para conhecerem a cultura e as belezas do estado


+ Turismo

Em clima de Páscoa: 4 fábricas de chocolate para conhecer em Minas Gerais

As Chocolaterias mineiras são lugares perfeitos para uma visita nessa época do ano


+ Turismo

Cachoeira dos Macacos é um passeio imperdível na região metropolitana de Belo Horizonte

O destino fica entre rios e montanhas, ideal para quem busca aventura ou tranquilidade


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.