19/12/2018 05:25
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 motivos para você conhecer e se apaixonar por Minas Gerais

Natureza deslumbrante, cultura, gastronomia e outras razões para fazer do estado o seu próximo destino

Adelina
por Adelina Lima

Mesmo uma lista com 10 características para exaltar as belezas de Minas Gerais, e as maravilhas dessa terra ainda não consegue contemplar em sua totalidade as experiências incríveis que o estado proporciona. No entanto, separamos os melhores atrativos dessa região para você conhecer e se apaixonar por esse pedacinho do paraíso no Brasil.

1. Artesanato

Foto: Artesanato Mineiro

O artesanato é uma das marcas registradas de Minas e sai das mãos de mais de 250 mil artesãos. Boa pedida para levar uma lembrança da viagem para casa, os produtos assumem uma identidade diferente de acordo com a região do estado. Argila, fibras vegetais, chifre, madeira, metal, papel, pedra, tecidos e couro, são trabalhados em todas as regiões de Minas Gerais.

Neste ano a cidade de Araxá (no Triângulo Mineiro) ganhou um projeto de uma Vila de Artesanato. Confira aqui esta matéria.

2. Aventura

Foto: Lugares Fantásticos
O mar de montanhas entrelaçado por rios e cachoeiras e ornado pela vegetação ora da Mata Atlântica, ora do cerrado, cria em Minas Gerais o cenário propício para viajantes que buscam aventura e contato com a natureza. As opções vão desde saltar de parapente no Pico da Ibituruna a fazer rapel e canoagem na Serra do Cipó.

Outro alternativa incrível para quem tem sangue aventureiro correndo nas veias é voar de balão na Serra da Canastra. Confira aqui esta matéria sobre a 'Capadócia Mineira'.

3. Bem-estar

Minas Gerais é conhecida por suas estâncias hidrominerais, onde as águas com propriedades medicinais brotam da terra. Antigamente eram tidas como cidades curistas, e os pacientes ficavam até três meses fazendo os tratamentos. Hoje as termas e os balneários são frequentados por turistas que procuram por bem-estar e estética.

Confira também essa lista com 5 roteiros com águas naturalmente aquecidas para curtir no inverno em Minas Gerais.

4. Cachoeiras

Foto: Rick Mazzinchy

O relevo irregular combinado com rios volumosos cria a condição perfeita para a formação de cachoeiras espalhadas pelo território de Minas. A mais alta delas está no pequeno município de Conceição do Mato Dentro, a 167 km de Belo Horizonte, e a maior concentração de cataratas está na Serra do Cipó.

Confira nesta matéria as 10 cachoeiras mais deslumbrantes do estado.

5. Estrada Real

Foto: Portal do Instituto Estrada Real
Os caminhos da Estrada Real foram desenhados no século XVII para escoar diamantes e ouro de Minas Gerais até os portos, no Rio de Janeiro, e hoje proporcionam um mergulho no nosso passado com uma boa dose de natureza e construções históricas. A maior rota turística do país tem 1.600 km que passam por 199 municípios, sendo 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. A rota é formada por quatros caminhos: Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu.

Confira também uma das 7 maravilhas da Estrada Real nesta matéria.

6. Gastronomia


Minas ganha o coração dos visitantes com sua comida especialíssima, cultivada por gerações. Pão de queijo, queijo, doces, cachaças, frango com quiabo e costelinha trazem uma sensação de aconchego familiar do interior, mesmo nas cidades grandes. Todo dia 5 de julho é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira.

Confira também os queijos mineiros que conquistaram medalhas num dos maiores concursos gastronômicos do mundo que aconteceu na França.

7.Grutas

Foto: Revista Sagarana
As formações rochosas e as esculturas naturais moldadas pela ação da água convidam os visitantes para explorações. Dentro delas, fósseis de animais pré-históricos que contam um pouco sobre a nossa história. O estado possuiu diversas cavernas, mas apenas três estão abertas à visitação. Recomenda-se o uso de calçado fechado e crianças a partir dos 6 anos.

Confira também esta matéria sobre Pains, a cidade das grutas e cavernas, localizada no interior do estado.

8. Inhotim

Foto: Instituto Inhotim
Combinação de museu a céu aberto e Jardim Botânico, Inhotim encanta os visitantes com a mistura de arte e natureza num ambiente que convida à paz e à tranquilidade. O Instituto Inhotim tem um acervo de mais de 500 obras espalhadas em galerias, pavilhões e jardins, e está localizado a 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. Para chegar ao Inhotim é possível ir em transporte de van do Inhotim, em ônibus interurbano, de carro ou táxi/ Uber.

9. Parques

Foto: Hugo Martins Oliveira/Parque do Ibitipoca
A natureza foi generosa com Minas, com cascatas que despencam de morros, rios caudalosos e formações rochosas impressionantes. São 38 parques estaduais, mas somente 10 são abertos à visitação. E 8 parques nacionais, sendo que 5 recebem visitantes. A infraestrutura e os guias dos parques ajudam a desbravar essa faceta do estado.

10. Trens

Foto: Trem MG-ES Divulgação Vale
Minas Gerais soube aproveitar os trechos de estrada férrea para encantar os visitantes, que podem viajar pelas locomotivas centenárias e aproveitar as belas paisagens das serras do estado. São cinco roteiros disponíveis: São João Del-Rei – Tiradentes, Ouro Preto – Mariana, São Lourenço – Soledade de Minas, Passa Quatro – Coronel Fulgêncio e Belo Horizonte – Vitória.

Confira ainda esta lista com 5 passeios de trem para experimentar Minas Gerais de uma maneira totalmente retrô.

Com informações do blog turismo de minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

10 cidades fora da rota do turismo em Minas Gerais que você deve conhecer antes de viajar Brasil afora

Dicas para despertar curiosidade e o desejo de conhecer esses paraísos mineiros


+ Turismo

8 lugares para passar o Réveillon 2019 em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano


+ Turismo

Conheça um paraíso nas montanhas de Minas Gerais que encantou até Dom Pedro II

O local é uma das unidades de conservação mais visitadas do Estado


+ Turismo

6 lindíssimas cidades de Minas Gerais que foram cenários para novelas brasileiras

'Espelho da vida' teve cenas gravadas em cidades mineiras históricas


+ Turismo

Melhor pousada do mundo é brasileira e fica em Minas Gerais

A Casa Campestre, em Gonçalves, é ideal para uma pausa na rotina em meio à Serra da Mantiqueira


+ Turismo

7 das 10 cidades mais altas do país estão em Minas Gerais

O Estado mineiro lidera o ranking por ser uma das regiões mais montanhosas do Brasil


+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.