19/12/2018 06:02
Turismo / Turismo em Minas Gerais

6 lindíssimas cidades de Minas Gerais que foram cenários para novelas brasileiras

'Espelho da vida' teve cenas gravadas em cidades mineiras históricas

Adelina
por Adelina Lima

A novela das 18h, Espelho da Vida, exibida pela Rede Globo, se passa na cidade fictícia de Rosa Branca, Minas Gerais. Escrita por Elizabeth Jhin, a trama de temática espírita, teve cenas gravadas em cidades históricas de Minas. Outras novelas também já tiveram como pano de fundo os municípios mineiros de Poços de Caldas, Passa Quatro, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Carrancas. Confira:

Mariana

Foto: Divulgação

Ao chegar logo se avista a placa com os dizeres: “Aqui nasceu Minas Gerais”. Mariana, primeira vila elevada à categoria de cidade, também remete aos tempos da Corrida do Ouro. Localizada a 117 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade tem grande patrimônio arquitetônico, produzido durante o Brasil Colonial. Um dos pontos turísticos mais conhecidos da região é a Praça Minas Gerais, onde fica a Igreja São Francisco de Assis e o Santuário Nossa Senhora do Carmo. Além disso, também tem o passeio na Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo e que foi desativada em 1935. E, ao andar pelas ruas de Mariana, é possível entrar em contato com as construções históricas, que preservam a importância que a cidade tem.

Ouro Preto

Foto: João Miguel Júnior/ Divulgação

Localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto é famosa por sua cultura, história e pela paisagem belíssima. Conhecida antigamente como Vila Rica, a cidade foi palco da Inconfidência Mineira, que ocorreu em 1789, e que tinha o objetivo de libertar o Brasil da dominação de Portugal. Além disso, o famoso escultor Aleijadinho viveu lá e ainda é possível ver os seus trabalhos e projetos arquitetônicos espalhados pela cidade. Declarada Patrimônio Cultural, em 1980, Ouro Preto reúne diversas igrejas, museus e minas que deslumbram e encantam qualquer um. As igrejas são como formas de arte, em que é possível identificar o trabalho de grandes nomes da arte barroca mineira, como o de Aleijadinho e o de Mestre Ataíde. Enquanto isso, os museus ajudam a compreender por toda transformação que Vila Rica passou até virar Ouro Preto.

Tiradentes

Foto: Pedro Vilela

Conhecida por sua cultura, tradições e por sua hospitalidade que atrai visitantes, a cidade tem um cenário que se parece mesmo o de uma típica novela das seis, dada a impecabilidade das casas coloniais e das ruas de paralelepípedo. Localizada a 190 quilômetros de Belo Horizonte, o local é o destino ideal para quem busca o charme de uma cidade histórica, aliado ao sossego de um lugar pequeno. O passeio de charrete pelo Centro e a viagem de maria-fumaça até São João del-Rei são prazerosos, mas é a comida mineira, carro-chefe dos excelentes restaurantes locais, que arranca suspiros.

Carrancas

Foto: Diocese SJDR

A cidade já serviu de filmagem para outras novelas, como Orgulho e paixão (2018), América (2009) e Alma gêmea (2006), é conhecida por suas lindas paisagens que inspiram as pessoas. Carrancas está a 294 quilômetros de Belo Horizonte, e é bem pequena, com cerca de 4 mil habitantes. Seu território é repleto de belezas naturais, em especial cachoeiras, poços e grutas. São pelo menos sete “complexos”, cada qual formado por um conjunto de quedas d’água.Carrancas atrai turistas que estão em busca de aventura, de atividades ligadas à natureza. Um dos passeios conhecidos é à Cachoeira da Esmeralda, cuja água cristalina faz jus ao seu nome. Além disso, também tem a Cachoeira da Fumaça, um dos cartões-postais da cidade e que faz parte do complexo de mesmo nome, que inclui outras cachoeiras.

Passa Quatro

Foto: Divulgação

A cidade foi locação para a minissérie Mad Maria (2005) que contava a história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré na região da Amazônia, no norte do país. A locomotiva 332 e o Trem da Serra da Mantiqueira foram usados como cenário na gravação dos últimos episódios da minissérie e o município se transformou em Porto Velho por sete dias. Além disse, foi local de gravação do final da novela Orgulho e Paixão (2018).

Poços de Caldas

A novela Alto Astral (2014) destacou a cidade de Poços de Caldas em suas gravações. As Thermas Antônio Carlos foram transformadas na locação do hospital da cidade fictícia de Nova Alvorada. Outras novelas e minisséries também foram gravadas na cidade, em 2006 a fabricação de cristais foi utilizada em cenas na novela O Profeta. Já na década de 80, a minissérie Memórias de um Gigolô e a novela Livre para Voar fizeram a maior cidade do sul de Minas como set de gravação.

Foto capa: Estevam Avellar/TV Globo Nathalia Dill (Carrancas)

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

10 cidades fora da rota do turismo em Minas Gerais que você deve conhecer antes de viajar Brasil afora

Dicas para despertar curiosidade e o desejo de conhecer esses paraísos mineiros


+ Turismo

8 lugares para passar o Réveillon 2019 em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano


+ Turismo

10 motivos para você conhecer e se apaixonar por Minas Gerais

Natureza deslumbrante, cultura, gastronomia e outras razões para fazer do estado o seu próximo destino


+ Turismo

Conheça um paraíso nas montanhas de Minas Gerais que encantou até Dom Pedro II

O local é uma das unidades de conservação mais visitadas do Estado


+ Turismo

Melhor pousada do mundo é brasileira e fica em Minas Gerais

A Casa Campestre, em Gonçalves, é ideal para uma pausa na rotina em meio à Serra da Mantiqueira


+ Turismo

7 das 10 cidades mais altas do país estão em Minas Gerais

O Estado mineiro lidera o ranking por ser uma das regiões mais montanhosas do Brasil


+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.