19/12/2018 09:27
Turismo / Turismo em Minas Gerais

7 das 10 cidades mais altas do país estão em Minas Gerais

O Estado mineiro lidera o ranking por ser uma das regiões mais montanhosas do Brasil

Adelina
por Adelina Lima

A seleção abaixo destaca as 10 cidades mais altas do Brasil, com marca superior a 1.200 metros de altitude. É importante observar que muitas das cidades estão localizadas em Minas Gerais, uma das regiões mais montanhosas do Brasil. Algumas cidades do Brasil chamam a atenção pela altitude, mas vale lembrar que as grandes cidades mais altas do planeta são El Alto e Potosí, na Bolívia com altitudes média de 4.150 e 4.090 metros, e Shigatse na China, com altitude média de 3.836 metros.

1. CAMPOS DO JORDÃO, SÃO PAULO – 1.620 METROS (Considerada a cidade mais alta do Brasil) A população estimada no ano de 2014 de Campos do Jordão era de 50.541 habitantes. A cidade fica a 173 km de São Paulo, 500 km de Belo Horizonte, e 350 km do Rio de Janeiro. A principal via de acesso da cidade se resume a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. A cidade é denominada a “Suíça Brasileira” de estratégia de marketing, por arquitetura tardia com base nas construções da Europa e por clima mais frio comparando com a média do Brasil. Assim, a cidade recebe quantidade superior de turistas na estação do inverno, em especial no mês de julho. Veja também os países de maior altitude no mundo, e os mais baixos também.

2. SENADOR AMARAL, MINAS GERAIS – 1.505 METROS Historicamente com ligação com Cambuí, recebeu a própria independência político-administrativa no ano de 1992. E tem localização em Serra da Mantiqueira. O setor agropecuário faz representação de enorme parcela do PIB municipal, e são destaques as culturas de batata, morango, brócolis, sem contar a significativa produção das flores. De acordo com Censo IBGE/2010 são 5.225 habitantes em Senador Amaral.

3. BOM REPOUSO, MINAS GERAIS – 1.360 METROS A população de Bom Repouso foi estimada no ano de 2010 em 10.457 habitantes. O relevo da cidade se caracteriza montanhoso. O clima é úmido e ameno pelo verão, sendo frio e seco pelo inverno. Já a temperatura média anual da cidade marca 19° C. São os padroeiros de Bom Repouso, São Sebastião e São Roque.

4. SÃO JOAQUIM, SANTA CATARINA – 1.350 METROS A população de São Joaquim foi estimada no ano de 2014 em 26.045 habitantes. E localizada no Planalto Serrano, fica a 136 km de Tubarão, 227 km de Florianópolis, e 81 km de Lages. São Joaquim tem enorme diversidade étnica, formada em especial pelos descendentes de alemães, portugueses, japoneses, e italianos. Existe ainda grande parte da população surgida de mais estados, em especial o Rio Grande do Sul.

5. GONÇALVES, MINAS GERAIS – 1.350 METROS De acordo com o Censo IBGE de 2010 a população correspondia a 4.220 habitantes. Gonçalves se mostra na atualidade um dos pólos de turismo em desenvolvimento intenso pela Serra da Mantiqueira, integrando o circuito de turismo Serras Verdes do Sul de Minas.

6. URUPEMA, SANTA CATARINA – 1.335 METROS Urupema é sexta posição nesta seleção, das 10 cidades mais altas do Brasil, se destacando com a marca de 1.335 metros. E tem clima temperado marítimo, sendo a média anual correspondendo a 13° C. No mês de janeiro, o mais quente, a temperatura média se resume de 18° C, e para junho, o mês mais frio, 8° C é a média, sendo possível cair neve. Não é vão que a cidade aparece na lista das 10 cidades mais frias do Brasil. A população estimada foi de 2578 habitantes no ano de 2009, e a cidade tem área de 353 km².

7. CAMPESTRE, MINAS GERAIS – 1.300 METROS Com localização a 422 km da capital de Minas Gerais, a Belo Horizonte, a população estimada de Campestre era de 21.417 habitantes, em relação ao mês de janeiro de 2016. O município teve criação no ano 1911, pelo desmembramento de Caldas, do qual se caracterizava distrito. Os principais produtos para economia local é o gado e café. A plantação de café se mostra a atividade econômica principal de Campestre, no entanto, a fruticultura ainda segue se destacando. O território de município possui reservas de caulim, ferro, mica, amianto e feldspato.

8. SÃO THOMÉ DAS LETRAS, MINAS GERAIS – 1.291 METROS A população de São Thomé das Letras, de acordo com o censo feito por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano 2010, se resumia de 6.655 habitantes totais. O próprio ar rústico, comum do interior deste estado, e a localização montanhosa e elevada com possibilidade de observar praticamente a área toda circundante, tornam esta cidade destino predileto de vários turistas apaixonados pela natureza e das pessoas com ligação às artes no geral. São Thomé das Letras ainda atrai os visitantes que procuram aparições supostas dos óvnis na cidade.

9. DIAMANTINA, MINAS GERAIS – 1.280 METROS Diamantina tem população estimada de 47.647 habitantes no ano 2013, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade se caracteriza terra natal de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, ex-presidente da República, e viveu ali a popular escrava Chica da Silva. Em relação ao ecoturismo, mesmo tendo a parte maior do fluxo de turismo intenso com foco em arquitetura e significado histórico, a cidade tem ecossistema rico e diverso ao seu entorno, apresentando trilhas seculares, cachoeiras, sem contar grande área da mata nativa, que felizmente foi protegida através da criação dos Parques Estaduais.

10. MARMELÓPOLIS, MINAS GERAIS – 1.277 METROS Trata-se de um pequeno município do Brasil, em Minas Gerais, localizado na micro região de Itajubá. O total de área corresponde a 108.1 km², e de acordo com Censo IBGE/2010, são 2968 habitantes da cidade.

 

Fonte: Top10mais

Fotos: divulgação / Foto capa 360go

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

10 cidades fora da rota do turismo em Minas Gerais que você deve conhecer antes de viajar Brasil afora

Dicas para despertar curiosidade e o desejo de conhecer esses paraísos mineiros


+ Turismo

8 lugares para passar o Réveillon 2019 em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano


+ Turismo

10 motivos para você conhecer e se apaixonar por Minas Gerais

Natureza deslumbrante, cultura, gastronomia e outras razões para fazer do estado o seu próximo destino


+ Turismo

Conheça um paraíso nas montanhas de Minas Gerais que encantou até Dom Pedro II

O local é uma das unidades de conservação mais visitadas do Estado


+ Turismo

6 lindíssimas cidades de Minas Gerais que foram cenários para novelas brasileiras

'Espelho da vida' teve cenas gravadas em cidades mineiras históricas


+ Turismo

Melhor pousada do mundo é brasileira e fica em Minas Gerais

A Casa Campestre, em Gonçalves, é ideal para uma pausa na rotina em meio à Serra da Mantiqueira


+ Turismo

7 destinos incríveis e românticos em Minas Gerais para passar o Dia dos Namorados

Confira a lista com os lugares perfeitos para celebrar o amor em terras mineiras


+ Turismo

Singela e deslumbrante: menor basílica do mundo está em Minas Gerais

O local proporciona uma visão panorâmica das belas montanhas e paisagens mineiras


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.