11/11/2019 20:33
Turismo / Turismo em Minas Gerais

8 'praias' surpreendentes no interior de Minas para desfrutar sem precisar ir ao litoral

Curta lugares longe do barulho e multidões e desfrute de um lindo céu azul e águas refrescantes

Adelina
por Curta Mais

Todos sabem que o Brasil é um país abençoado por sua natureza, tanto interior quanto costeira. Nosso país ocupa uma vasta área ao longo da costa leste da América do Sul e apesar do seu extenso litoral, nomes como Jericoacoara, Copacabana e Porto de Galinhas estão na ponta da língua de todos.

No entanto, existem verdadeiros paraísos não-litorâneos e não tão famosos que são uma ótima escolha para aqueles que procuram sair do conforto, às vezes, longe do barulho e multidões, sem deixar de desfrutar a majestade do céu azul e águas refrescantes. 

E se encontrar praias em Minas Gerais é impossível, com um pouquinho de imaginação, à beira de rios, lagoas e cachoeiras se transformam em refrescantes e deliciosas piscinas naturais. Quem experimenta, aprova. E dá até apelido carinhoso: ‘praias’ de água doce, prainhas… Destinos surpreendentes para quem não cansa de provar novas aventuras. 

1. Praia do Areão

Foto: Pirapora  — Créditos: Prefeitura de Pirapora/Divulgação
A cidade de Pirapora, localizada no território Norte do estado, possui algumas das mais belas praias. Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade abriga ao longo de 2 quilômetros diversas áreas com bancos de areia a beira do rio, onde os visitantes se refrescam no calor intenso da região.

O ponto mais visitado é o Balneário das Duchas que fica no centro da cidade. No local, os banhistas podem se refrescar nas límpidas e correntes quedas d’água ou relaxar na areia fina, branca e abundante e ao mesmo tempo admirar a bela vista da Ponte Marechal Hermes, outro importante atrativo da cidade, sobre as águas do Velho Chico.

A praia conta com três quiosques fixos, dois bares e um sanitário, além de várias palhoças que servem o tradicional peixe frito e a cerveja gelada. Nas areias, existem vários campos de futebol, vôlei e peteca. A área de possibilidade de banhos é delimitada pelo Corpo de Bombeiros, que presta assistência no local.

Já a Praia do Areão, que fica um pouco depois do balneário, é sazonal: se forma após o período das enchentes, onde são montadas barracas de alimentos, bebidas e de esportes para atendimento ao público. Entre os esportes disponíveis estão o futevôlei, vôlei de praia, peteca, futebol de Areia, canoagem, rafting e passeios de Jet Ski. É basicamente o paraíso para quem gosta de praticar o ecoturismo.

2. A Praia de Minas

Foto: A Praia de Minas  — Créditos: Prefeitura de Januária/Divulgação
Um lindo pôr do sol e a apreciação de lindas aves, que vivem as margens do Velho Chico esperando pelo seu saboroso banquete de sobras de peixes, ou mesmo pescado fresco. A praia de Januária é sazonal, acontece nos meses de baixa do Rio, que varia conforme o volume de chuvas na região e nas regiões de seus afluentes, normalmente, esse período se dá entre os meses de abril a outubro, mas a temporada de praia acontece no mês de Julho, aproveitando o mês de férias e muito calor para oferecer não só aos visitantes, mas também aos moradores, essas maravilhosa opção de lazer, nas refrescantes águas do Velho Chico, contando sempre com uma excelente música ao vivo e o tradicional peixe com aquela cerveja geladinha.

3. Prainha da Cachoeira do Crioulo

Foto: Cachoeira do Crioula  — Créditos: Pedro Costa
Em São Gonçalo do Rio Preto, localizado no território Alto Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto abriga a ‘prainha’ da Cachoeira do Crioulo. Após uma bela queda, as águas do Rio Preto correm através de bancos de areias brancas, o que também faz do local uma típica praia mineira.
O contraste da areia clara com as águas escuras do rio caindo entre as pedras acinzentadas da cachoeira, formam um cenário no mínimo exótico e relaxante. Para completar ainda mais o cenário e o banho relaxante, os peixes nadam bem próximos a borda encantando os visitantes.
Para chegar ao local é necessário percorrer uma trilha de 6 quilômetros, com um grau de dificuldade moderado e acompanhamento de um guia do parque. O tempo aproximado na trilha é de 2 horas e 30 minutos. No percurso é possível avistar as serras da região e parar nos dois mirantes para registrar o momento único.

4. Praia do Lapeiro

Foto: Praia do Lapeiro  — Créditos: Sandra Costa
A Praia do Lapeiro localiza-se a 700m do centro da cidade de São Gonçalo do Rio Preto e é uma das maiores riquezas dos riopretanos. O Rio Preto e de águas límpidas, com poções, correntezas e águas calmas, é a principal atração da praia, que também tem espaços de areia branca para o bronzeamento, campos de areia para a prática desportiva (futebol, voleibol e peteca), um extenso gramado, coreto, banheiros, quiosques e restaurante, além do próprio “lapeiro” (conjunto de lapas emergindo do rio, que dá nome à praia). A nascente do Rio Preto fica no Parque Estadual do Rio Preto.

5. Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado

Foto: Praia de Capitólio — Créditos: Guia de Capitólio/Reprodução
No Sudoeste do estado também é possível encontrar essas águas relaxantes. Fundada em 1988, a Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado é um dos principais atrativos de Capitólio e está localizada no centro da cidade. Banhada pelo Rio Piumhi, a praia é considerada um refúgio para os que querem descansar a mente e o corpo. Com uma boa infraestrutura, a praia conta com banheiros públicos, quadras poliesportivas e um calçadão para deliciosas caminhadas ao entardecer, emoldurado pelas lindas montanhas da região. Há bares com piscinas naturais e quem gosta de passear nas águas pode escolher entre barco, canoa e Jet Ski.

6. Praia de Cachoeira Dourada

Foto: Praia Artificial de Cachoeira Dourada — Créditos: Mapio Net/Reprodução
Cachoeira Dourada é banhada pela Represa do Rio Paranaíba e pelo lençol de água quente e salgada natural, o que torna a cidade bastante atrativa para um bate e volta ou visita mais longa. O município está localizado no Triângulo Mineiro, na fronteira com estado de Goiás. Ele integra o Circuito Turístico Águas do Cerrado e fica a aproximadamente 185 km (pouco mais de duas horas) de Uberlândia.

Devido ao clima quente e propício na maior parte do ano, um dos principais destinos é a represa formada pela Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada. No lugar foram construídas as praias artificiais “Praia do Lago” e “Praia da Sereia”, excelentes espaço para realização de esportes náuticos, pesca esportiva, e atividades como vôlei de areia, futebol society, peteca, caminhada entre outros.

Contando com Bares e Restaurantes em sua orla, a praia do Lago está aberta 24h por dia para quem gosta de curtir o sol ou acampar durante as noites. Entre as opções de hospedagem o Yquara Termas Hotel e o Clube Casarão, são hotéis renomados na cidade devido as piscinas termais. A Água quente e salgada natural no local, foi descoberta no ano de 1992 ela possui propriedades minerais e termais, jorrando a uma temperatura de 39 graus e com teor de alcalinidade comparado ao das águas do mar. O seu poder terapêutico e relaxante é atração para turistas e visitantes de vários lugares do Brasil.

Por ser uma cidade pequena, possui características típicas de interior, tem um povo hospitaleiro e acolhedor. Uma cidade excelente para uma escapadinha num feriado ou final de semana com muita tranquilidade, ar puro, praças e jardins arborizados e outros espaços verdes. Cachoeira Dourada é ideal para curtir um bom passeio a dois, com amigos e/ou família e aproveitar o lazer com muito sol, água e diversão.

7. Prainha do Jáo

Praia Artificial do Jáo— Créditos: Trilhas do Rio Doce/Reprodução
A atual Prainha do Jaó fica situada ás margens do Rio Doce, onde havia uma pequena Cachoeira de Águas Claras, nome dado a antiga Cachoeirinha hoje atual Tumiritinga. É uns dos maiores atrativos da região, opção de lazer e turismo, tanto para os moradores da cidade quanto os visitantes da região, que vem a a procura de diversão e lazer neste local.

8. "Ilhas" de Tupaciguara

Ilha dos Carneiros— Créditos: Wesley Paulino/Reprodução
Tupaciguara fica a pouco mais de 70 km de Uberlândia, e tem o privilégio de possuir centenas de cachoeiras e quedas d'água praticamente intocadas. Além disso, o destino possui ilhas de areia branca e águas límpidas, tornando o local um verdadeiro paraíso para quem ama se aventurar e estar em contato com a natureza.

A cidade abriga um grande lago formado pela represa de Furnas, que divide o município de Tupaciguara, a noroeste, com os municípios de Araguari-MG, Buriti Alegre-GO, Corumbaíba e Anhanguera-GO. A represa, cuja barragem se localiza na divisa dos municípios de Araporã-MG e Itumbiara-GO, tem 760 km² de área e suas águas banham 14 municípios. O lago tem uma extensão de aproximadamente 180 km, sendo um dos maiores lagos artificiais do Brasil. Em alguns trechos, nos períodos de cheia chega a atingir a largura de 12 km.

A "Ilha dos Carneiros" e a"Ilha das Pedras", são lugares a serem visitados durante a estadia na cidade. Suas paisagens ao longo das 'praias', apresentam uma imensidão de água que se perde no horizonte. E o pôr do sol também compõe um cenário de extensiva e rara beleza.


Foto capa: Januária  — Créditos: Amigos de Januária/Divulgação

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

4 patrimônios da humanidade estão em Minas Gerais e você precisa conhecê-los

Existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora


+ Turismo

10 cachoeiras, trilhas e paisagens incríveis numa rota de pura natureza que você precisa conhecer em Minas Gerais

Região oferece bons restaurantes, ótima rede de hotéis e um singular circuito turístico


+ Turismo

10 destinos perfeitos em Minas Gerais para renovar as energias longe da agitação

Confira uma seleção de lugares incríveis com paisagens de tirar o fôlego


+ Turismo

Cidade de Minas Gerais está entre os destinos mais cobiçados do mundo em 2019

A eleição foi realizada pelo sexto ano consecutivo pelo Viagem


+ Turismo

Minas Gerais abriga 3 dos 25 hotéis mais românticos da América do Sul

'Travellers Choice TripAdvisor 2019' é o mais importante prêmio do turismo da atualidade


+ Turismo

10 cidades fora da rota do turismo em Minas Gerais que você deve conhecer antes de viajar Brasil afora

Dicas para despertar curiosidade e o desejo de conhecer esses paraísos mineiros


+ Turismo

8 lugares para passar o Réveillon 2019 em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano


+ Turismo

10 coisas que são motivos de orgulho de quem nasce em Minas Gerais

Natureza deslumbrante, cultura, gastronomia e outras razões para fazer do estado o seu próximo destino


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.