18/11/2017 17:37
Notícias / Conteúdo

13 lugares mal assombrados em Brasília

Entre prédios abandonados, colégios e monumentos, a cidade tem vários pontos em que coisas (muito) estranhas acontecem

32031    22

Caio
por Caio Miranda

A época do Halloween faz florescer um lado muito especial da imaginação humana. A data é bastante difundida fora do Brasil, mas o nosso país tem muitas histórias e lugares de arrepiar.

Brasília não poderia ser diferente. Mesmo com relativamente pouco tempo de existência, a cidade é repleta de histórias amedrontadoras, lendas, becos e prédios abandonados, sendo um prato cheio para os amantes de um bom causo de terror.

O Curta Mais apurou e, para a data não passar em branco, elaborou uma lista com 13 lugares pra lá de arrepiantes em Brasília

Confira um pouco da história deles logo abaixo:


1. Teatro Nacional

5f27488d23c550e89ae7b9f21d3b4a9a.png
Muitos funcionários do Teatro já se assustaram ou viveram momentos de terror por lá, influenciados pelas lendas de fantasmas que frequentariam os corredores e passagens subterrâneas do prédio piramidal, projetado por Oscar Niemeyer. Alguns dele têm medo de andar sozinhos pelo teatro.

Os relatos rondam sempre os mesmos fenômenos: elevadores que andam sozinhos, uma bailarina que dança à noite e instrumentos que tocam sozinhos.


2. W3

3bbbd3bb3e923181c08900d0ee9e1bc4.png
Esta é uma das histórias mais populares da capital. Segundo a lenda, após a inauguração da cidade, um taxista passava de madrugada pela W3 e recebeu o sinal de uma mulher loira. A moça, que exalava um perfume muito forte, pediu para ser levada ao cemitério. Na chegada, o cheiro desapareceu antes que a moça abrisse a porta e quando o motorista olhou para trás, ela havia desaparecido.

Muitos taxistas mais antigos conhecem a história e até hoje não param de jeito nenhum para loiras na W3 durante a madrugada.


3. Ermida Dom Bosco

6ea0e764893102c59840c758e743e4c1.png
Não são poucos os relatos, por parte dos aventureiros que visitam a Ermida durante a madrugada, que dão conta do avistamento de um vulto de um padre usando uma batina preta muito parecida com a que usava o sacerdote Dom Bosco, que profetizou o nascimento de Brasília há mais de 130 anos.


4. Colégio Militar de Brasília

591e3370f7dfd85c649b4e43d104808a.png
Em meados de 2003, o assunto mais comentado entre os estudantes fardados do CMB dava conta de uma história ocorrida no banheiro da sétima companhia (o equivalente ao oitavo ano hoje em dia).

Nele, quatro alunos resolveram brincar de Jogo do Compasso. No meio da brincadeira, uma torneira do banheiro ligou sozinha, uma porta abriu e um vulto voou em direção a uma das moças, fazendo ela cair no chão e se debater.

Quando a ajuda chegou, um capitão, comandante da companhia, começou a dar bronca nos alunos envolvidos, no que foi imediatamente repreendido pelo Capelão Militar, que disse: "Hoje, pelo menos, não diga nada a esses jovens. Só eles sabem o que acabou de acontecer neste banheiro".

Por muito tempo, o banheiro permaneceu fechado e a entrada nele, proibida.


5. Hotel Nacional

bb1caf334a6cb4ce3de4de6ddaf4edfd.png
É conhecida entre os funcionários e os hóspedes mais frequentes de um dos hoteis mais tradicionais da cidade a lenda de uma mulher que circula em um dos seus andares.

De vestido branco e sempre de aparência serena, ela muitas vezes é tomada por uma hóspede ou funcionária pelos clientes ou mensageiros novatos.


6. Ministérios

e46cdeb9fd14628a9a5b8fe0a9a73aca.png
É sabido por todos que ocorreram muitos acidentes de trabalho durante a construção da cidade. Segundo Hélio Queiroz, em seu livro '1001 Coisas que Aconteceram em Brasília e Você Não Sabia', as obras em que sucederam mais mortes foram as dos ministérios.

Por dia, eram registrados dois ou três acidentes em cada edifício. Em muitas dessas vezes, as vítimas morriam na hora e os enterros ocorriam no próprio canteiro de obras.

Em um dos casos, um operário se desequilibrou e caiu dentro da coluna de concreto que estava sendo enchida. "O mestre de obras não tinha autoridade para mandar abrir a coluna, e a concretagem continuou", relata Queiroz.

Hoje em dia, segundo vários relatos, é possível ver vultos estranhos do que seriam os espíritos destes operários pelos corredores dos edifícios.


7. Memorial JK

24d0e579be8720fa794502391226693e.png
A obra, que foi erguida em homenagem ao fundador da cidade, guarda vários pertences do ex-presidente, como livros, fotos, roupas, carro, etc.

Além dos bens materiais, o corpo de Juscelino também descansa no memorial. À noite, nenhum funcionário ousa chegar perto da sala onde ele se localiza.


8. Panteão da Pátria

0327b1fee5fdd9879df24fe1e820d8d1.png
Um dos pontos mais interessantes e nem sempre muito lembrados pelos turistas na cidade é o Panteão da Justiça. Mas não são poucos os relatos de pessoas que desmaiaram sob a iluminação que atravessa o grande vitral vermelho no segundo andar.

A atmosfera escura, densa e sufocante do lugar não ajudam a torná-lo menos assustador. Há quem diga que uma aura negativa carrega o ar da construção.


9. Apartamento na 407 Norte

65464793c76747ddb38da772cc90be58.jpg
Não faz pouco tempo que o apartamento 107 de um dos blocos da SQN 407 deixou de figurar nos anúncios de aluguel nos classificados dos jornais. Antes disso, foram vários os inquilinos que passaram por lá em um curtíssimo intervalo de tempo. Os vizinhos do apartamento perderam as contas de quantas pessoas residiram no local.

Todos saíam às pressas, da noite para o dia, algumas vezes sem fazer questão de recolher os próprios pertences. 

Seus proprietários tentaram pô-lo à venda nos anos 90, mas a reputação do endereço sempre chegava aos novos compradores antes de a transferência do imóvel ser concluída.

Há quase vinte anos, as portas do local permanecem trancadas, mas os vizinhos juram que ainda escutam barulhos de gritos, choros e objetos arrastando vindos lá de dentro.

 


10. Faculdade de Educação da UnB

3fd9a456b5295926d630be146c084e91.png
A construção da Universidade de Brasília foi um verdadeiro caos. Com prazos de conclusão muito curtos, o responsável pela construção proibiu que os funcionários interrompessem os trabalhos.

Naquele ano, as constantes e intensas chuvas causavam alguns desmoronamentos. Um deles matou oito funcionários, mas, por motivos desconhecidos, a história repassada à imprensa dava conta de apenas dois (que inspirou o nome do Auditório Dois Candangos).


11. Palácio do Planalto

113c8bf27b11ac8535121eb695423ffb.png
Muitos poderiam pensar que a lenda aqui é a de um ser vampiresco, nocivo a muitas pessoas, que de vez em quando é visto pelo lugar, mas não.

A história é bem mais antiga e remonta aos primórdios da capital. Diz ela que um Dragão da Independência perdeu a cabeça em um acidente de serviço. Pelo que falam, ele desmaiou, caiu da rampa e bateu com a cabeça no chão.

Desde então, dizem avistar um Dragão sem cabeça vagando pelos arredores do prédio, principalmente à noite.


12. Antiga Piscina com Ondas

dfa7921e1af0cb02ece7a86b3b1931d6.png
Desativada há vinte anos, a Piscina de Ondas do Parque da Cidade já foi um dos pontos de encontro mais importantes de Brasília.

Diz a lenda que, ainda hoje, durante a madrugada, é possível ouvir os gritos de socorro das pessoas que, infelizmente, morreram afogadas nas águas agitadas da piscina.

Quem se habilita a ir lá conferir?


13. Museu Nacional

f3b1e977dcf24fb3c025040dda30608c.png

Com um vestido branco esvoaçante, a mesma figura já foi vista em várias localidades na capital. Nos últimos anos, porém, os relatos se concentram na região do Complexo Cultural da República.

Mais precisamente no Museu Nacional.

Dizem que se trata da Arquiteta de Branco, uma mulher que integrou a equipe de profissionais que auxiliou nos esboços de Brasília.

Acometida por uma forte tuberculose, a arquiteta nunca pôde ver erguida a cidade que ajudou a construir. Pelo menos não em vida...

NOTÍCIAS RELACIONADAS

467   

CNH passa a valer no Distrito Federal

+ Notícias

CNH passa a valer no Distrito Federal

Inicialmente a carteira digital não terá custos aos motoristas


3877   

Emos voltam com tudo e promovem novo encontro em Brasília

+ Notícias

Emos voltam com tudo e promovem novo encontro em Brasília

De chapinha no cabelo, roupas escuras e muito lápis de olho, eles se juntavam na praça externa do Pátio Brasil. Quem lembra?


1465   

8 lugares para curtir um bom happy hour em Brasília

+ Notícias

8 lugares para curtir um bom happy hour em Brasília

Opções aliam bom gosto e custo benefício


423   

Anitta ganha prêmio no MTV EMA 2017

+ Notícias

Anitta ganha prêmio no MTV EMA 2017

A cantora é considerada a melhor artista do Brasil


1175   

José Dirceu é filmado dançando samba em festa em Brasília

+ Notícias

José Dirceu é filmado dançando samba em festa em Brasília

O ex ministro foi condenado a mais de 30 anos de prisão mas cumpre pena em liberdade


2673   

Brasília ganha Black Friday de vinhos

+ Notícias

Brasília ganha Black Friday de vinhos

Cerca de 80 rótulos vão receber até 50% de desconto


4846   

Grupo na internet defende a separação de Brasília do resto do Brasil

+ Notícias

Grupo na internet defende a separação de Brasília do resto do Brasil

'Brasília é melhor sem o resto do Brasil' e o slogan do encontro do movimento


582   

Papai Noel dos Correios começa nesta sexta-feira

+ Notícias

Papai Noel dos Correios começa nesta sexta-feira

As cartinhas já estão disponíveis para adoção até 30/11


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.