4 roteiros de viagens alternativas nas proximidades de Brasília

Sem ideia para o que fazer nesse feriado? O Curta Mais preparou um roteiro alternativo de destinos deslumbrantes para quem quer sair da rotina, sem gastar muito

developer
Por developer

A semana começou longa, com uma segunda-feira que parecia eterna e que tornou impossível a promessa de iniciar uma nova dieta. Na terça, o sono compensador teve que ser adiado por uma insônia que insistiu em te fazer companhia a noite toda. Na quarta, mais do mesmo, mas uma força motivadora de incetivou a não desistir. Graças a uma sorte divina, o final da semana viria para te presentear com um feriado emendado.

Nos casos de folgas curtas, a melhor opção para curtir ao máximo seus poucos dias de ócio é uma viagem igualmente curta, para um lugar próximo, dentro do estado, no qual você não gaste metade de um dia inteiro apenas no translado. É nesse contexto que vale a pena dar uma conferida nos tesouros que permeiam as entranhas de Goiás: são destinos de baixo custo, localizados a poucos quilômetros da capital e que oferecem uma experiência intensa, à altura de roteiros convencionais em regiões superestimadas. Aqui vão algumas opções:

 

RAPEL
Como uma escalada ao contrário: “é a descida de um paredão na vertical com a ajuda de uma corda dupla”, a atividade é feita a partir de uma altura de, em média, 55 metros, podendo ser realizada em cachoeiras, grutas, montes e até viadutos. O esporte, além de aumentar a pulsação cardíaca, ajuda a controlar a ansiedade, melhora a coordenação motora, diminui o estresse e aumenta a força muscular. Mas cuidado, é contraindicado para quem tem problemas no coração, toma remédios controlados ou possui grave limitação de movimento, já que é uma atividade que envolve adrenalina. Se você sempre nutriu uma curiosidade pelo esporte, só que nunca criou coragem, essa é sua chance: as aventuras dispensam experiência, pois contam com instrutores especializados a darem apoio a atletas iniciantes.

6cd9ea3d5b284dc687bb45a45099c0cb.jpeg
Foto: AdventureBox| reprodução

A EcoBocaína, a Cachoeira do Tororó e o Buraco das Andorinhas são locais em que o exercício do rapel são bem comuns. Para mais informações, ligue (61) 3226-0153, CAT do Distrito Federal.

 

 

CAVERNA
A trilha por cavernas e grutas transforma-se facilmente em uma viagem rumo à Terra pré-histórica, já que dentro de uma caverna, a magnitude e beleza intocável envolvem cada centímetro do local. Goiás é um dos cinco estados que possuem mais cavernas em todo país, com 718. O Parque Estadual da Terra Ronca é um dos maiores complexos de caverna da América Latina, com 200 cavernas secas e 60 molhadas: no parque, somente 17 são abertas para visitação. São mais de 14 km que compõem a trilha cavernosa, composta por túneis subterrâneos formados há mais de 600 milhões de anos. As dimensões da entrada são estonteantes, não à toa consiste em uma das maiores bocas naturais de caverna no Brasil: a altura corresponde a um prédio de 36 andares e a largura equivale a um campo de futebol.

603fc615a12da81a3712a6d6d395fd70.jpg
Foto: Faquini | reprodução

As cavernas Terra Ronca I e II, São Matheus e Angélica são os roteiros mais comuns para excursões, categorizadas como trilhas de nível básico e médio. De qualquer forma, a aventura dispensa experiência, já que as excursões fornecem instrutores para cavernistas de primeira viagem, mas evidentemente, pessoas com quadro de claustrofobia não são indicadas para o passeio. Para mais informações: (61) 3226-0153.

 

 

PRAIA (sim, no cerrado)
O cenário digno do nordeste brasileiro, surpreende turistas e curiosos de todo país que se admiram com as belezas das ilhas que permeiam o Lago das Brisas, em Buriti Alegre. A surpresa é ainda maior quando tomam conhecimento de que trata-se de um lago na região sul do centro-oeste do Brasil. O lago foi criado com a construção da Hidrelétrica de Furnas, em Itumbiara, formado pelo encontro de três rios: Piracanjuba, Paranaíba e Corumbá. Por morarmos bem no centro da América Latina, a praia não é um destino corriqueiro. A saudade de ficar sentada na areia o dia todo, com um guarda-sol em cima e uma caipirinha do lado vai de tempos em tempos bater na nossa porta. A oportunidade de fazer isso, sem se deslocar para muito longe, está aqui.

34066f277025bea714fad48e8b2ec088.jpg
Foto: Trip Advisor | reprodução

Os custos de hospedagem passam longe de preços convencionais de praias. As estadias em hotéis e pousadas da região variam entre R$140 e R$220, com café da manhã. Para saber mais, é só contatar o Centro de Atendimento ao Turista de Buriti Alegre ou ligar no (62) 3444-9900.

 

 

TRILHA, ARVORISMO E TIROLESA
A caminhada e trilha em meio às árvores do cerrado, pontuada por enormes cachoeiras é um cenário inspirador para espíritos aventureiros. Com a correria da cidade, o mar de concreto e toda a poluição proveniente da 6ª maior frota de carros do país, se torna cada vez mais escasso o contato com a natureza. São por meio de atividades ao ar livre, que é possível reconquistar nossa relação natural com o planeta, sempre com respeito aos animais e à flora.

bb728d064a38e0e694f83b2618893dab.jpg
Foto: Divulgação

A Chapada Imperial é uma reserva ecológica privada, cultivada desde o final dos anos 80, composta por formações rochosas com uma história de mais de 1 bilhão de anos. A equipe oferece até quatro trilhas naturais diferenciadas pelo grau de dificuldade, além de arvorismo (passeio em trilhas instaladas em árvores) e tirolesas nas áreas das cachoeiras, para purificar a alma nas quedas d’água. Os pacotes diários incluem, além das atividades citadas, almoço, educação ambiental, guias especializados e visitação às piscinas naturais do local. Para mais informações: (61) 99996-1601 | Chapada Imperial