7 cachoeiras incríveis que você pode conhecer sem sair de Brasília

Quem disse que é preciso viajar pra se encantar com um mergulho e uma vista maravilhosa?

developer
Por developer

Quando falamos em cachoeira, o mais comum é pensarmos em verdadeiras jornadas para podermos nos refrescar nas quedas d’água de Goiás, como as de Pirenópolis e Formosa.

Mas é perfeitamente possível curtir uma cascata em um bate e volta, sem sair do Distrito Federal.

O Curta Mais selecionou sete incríveis em uma lista que você confere abaixo:

Cachoeira Vida (Brazlândia)

f541c885c9e3c6e3ef84b4b1539087bb.jpg

O acesso a ela é meio difícil, mas o fim da trilha vale todo o esforço. A cachoeira Vida é, na verdade, o encontro entre duas cachoeiras, uma do Rio da Palma e outra do Córrego Barrão. O resultado é um poço de águas azuladas represadas por paredões de pedra.

Para chegar, é preciso pegar a saída Norte até o balão de Colorado, seguir pela DF-001 em direção a Brazlândia. Endereço: DF 001/DF 220 – Abaixo do assentamento Morado dos Pássaros, Região Administrativa de Brazlândia/DF. Quando estiver na propriedade onde está localizado o Poço Azul, logo após a guarita de entrada, pegar a bifurcação a esquerda, seguir pela estrada de terra e entrar na segunda saída a esquerda. Estacione e encare esta difícil trilha, sendo que sempre que encontrar uma bifurcação, deve-se seguir a direita. Ao chegar a Cachoeira Véu da Noiva, siga pelo rio até chegar a Cachoeira Vida.

É cobrada taxa de entrada por pessoa.

Maiores informações: (61) 9902-9928.

 

Cachoeira Rainha (Brazlândia)

3e9c9733c9e0ae2d842689f562505d0d.jpg

A cachoeira Rainha é um destino perfeito para quem quer se conectar com a Natureza de todas as formas possíveis. Envolta por um espaço preparado para meditação, estudo e elevação espiritual, a Rainha se destaca pelo lindo poço de tons azul-esverdeados.

Para chegar, é preciso pegar a Av. Estrutural que começa próximo da Rodo-Ferroviária. Virar à direita quando aparecer uma placa com a indicação de Brazlândia. Seguir por esta estrada (que tem uma pista em cada sentido) por um bom tempo. Passar a cidade de Brazlândia e continuar pela mesma estrada. Passando a ponte, ficar atento para setas no lado direito com indicações para “Água Mineral” e Instituto Teosófico”. Vire à direita na estrada de terra, que é a DF-220. Siga uns 4 km nesta estrada, passando a Fazenda MacNamara, até chegar ao Paraíso na Terra, que fica do lado esquerdo. Entre pela via de acesso e você verá o portão do Instituto Teosófico. Identifique-se e entre. Você chegou no Paraíso!

O local conta com estacionamento gratuito e privativo para visitantes, restaurante rural vegetariano, hospedagem, day-use com trilhas e cachoeiras.
Maiores informações devem ser obtidas através do site: www.paraisonaterra.com.br

 

Cachoeiras do Gancho (Sobradinho)

9edbcabb7b0feb084fddf640e7c7e5fc.JPG

Este, que é um dos pontos de acesso mais fácil da lista, presenteia o visitante com não apenas uma, mas três cachoeiras inscríveis. Não são muitos os que arriscam um banho, mas as quedas de até 40 metros valem bem a visita.

Para chegar, é preciso pegar a saída sentido a Ermida Dom Bosco. Siga até o final da pista e ao atravessar a barragem do Lago Paranoá, deve-se pegar a direita em direção a Região Administrativa do Paranoá. Após atravessar o perímetro urbano, deve-se pegar a rotatória a direita, sentido o Condomínio Mansões Entre Lagos. Siga as placas até chegar ao condomínio (a trilha que da acesso as quedas estão localizadas dentro do Condomínio) e na portaria solicite informações para chegar ao Restaurante Rural Mansões Entre Lagos.

Horário de Funcionamento: Das 10:00hs às 16:30hs (portões fechados as 17:30hs).
O local possui Restaurante que oferece uma deliciosa comida no fogão a lenha.

 

Cachoeira Véu da Noiva – Poço Azul – (Brazlândia)

2b2ed9ddd6288045eddcd5dfbb5734b0.JPG

Esta se destaca pelo amplo espaço para banho, com águas profundas e perfeitas para um mergulho. Amantes do ecoturismo e aventura devem adorar as trilhas e as diversas descobertas que o lugar reserva.

Para chegar, é necessário pegar a saída Norte até o balão de Colorado, seguir pela DF-001 em direção a Brazlândia. Endereço: DF 001/DF 220 – Abaixo do assentamento Morado dos Pássaros, Região Administrativa de Brazlândia/DF. Quando estiver na propriedade onde está localizado o Poço Azul, logo após a guarita de entrada, pegar a bifurcação a esquerda, seguir pela estrada de terra e entrar na segunda saída a esquerda. Estacione e encare esta difícil trilha, sendo que sempre que encontrar uma bifurcação, deve-se seguir a direita.

É cobrada taxa de entrada por pessoa.
Maiores informações: (61) 9902-9928.

 

Cachoeira Salto do Tororó (Santa Maria)

cdd8a862ce261305538f128287a294cd.JPG

O Salto do Tororó é perfeito para quem ama praticar caminhadas. O verdadeiro paredão de 18 metros também é convidativo para a prática de rapel. Se os esportes não tirarem o fôlego, a vista com certeza irá.

Para chegar, é preciso partir QI-23 do Lago Sul, seguir pela DF-140 em direção a Unaí, Minas Gerais, por mais 5 km e entrar à direita em estrada de terra. Distante 35 km de Brasília.

É cobrada taxa de estacionamento.

 

Cachoeira Almas Gêmeas (Brazlândia)

9de68b412dd099b0b2effbfba6f1cb85.jpg

O nome dela é dado por causa da bifurcação que a rocha faz no rio, dividindo ele em duas quedas d’água que dependendo da cheia ficam do mesmo tamanho. Perfeita para amantes da natureza e programas zen.

Para chegar, é necessário pegar a Av. Estrutural que começa próximo da Rodo-Ferroviária. Virar à direita quando aparecer uma placa com a indicação de Brazlândia. Seguir por esta estrada (que tem uma pista em cada sentido) por um bom tempo. Passar a cidade de Brazlândia e continuar pela mesma estrada. Passando a ponte, ficar atento para setas no lado direito com indicações para “Água Mineral” e Instituto Teosófico”. Vire à direita na estrada de terra, que é a DF-220. Siga uns 4 km nesta estrada, passando a Fazenda MacNamara, até chegar ao Paraíso na Terra, que fica do lado esquerdo. Entre pela via de acesso e você verá o portão do Instituto Teosófico. Identifique-se e entre. Você chegou no Paraíso!

O local conta com estacionamento gratuito e privativo para visitantes, restaurante rural vegetariano, hospedagem, day-use com trilhas e cachoeiras.
Maiores informações devem ser obtidas através do site: www.paraisonaterra.com.br

Cachoeira do Buriti (Brazlândia)

7a2d96277bcef033c5f2bfac2bdad4c6.jpg

Perfeita para mergulhos profundos, a cachoeira do Buriti fica no meio de uma reserva particular que é preservada desde 1986. É possível ver e fotografar uma diversidade de animais como lobos-guará, tamanduás-bandeira e tatus-canastra.

Para chegar, é preciso pegar, pela Estrutural, a direção Brazlandia. Após 8km, entrar a direita na bifurcação, pegando a DF-001. Rodar 7km de asfalto e mais 6km de terra, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6km.

A Chapada Imperial é uma propriedade particular, portanto, para visitá-la é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de acordo com a trilha que deseja percorrer (trilha curta, médio ou longa).
Maiores informações através do site: www.chapadaimperial.com.br