Cachoeira do Label em São João d’Aliança (GO) tem a maior queda d’água nos arredores de Brasília

O público agora pode visitar e apreciar os 187 metros de altura

developer
Por developer

(Fotos: reprodução internet)

Os frequentadores da Chapada dos Veadeiros acabam de ganhar uma nova atração. A Cachoeira do Label abriu recentemente as visitações ao público. E o melhor de tudo: ela foi classificada como a maior cachoeira do estado de Goiás, com 187 metros de altura, ultrapassando o Salto do Itiquira, antigo detentor do título.

Essa beleza natural fica localizada na Reserva Bellatrix (área do Patrimônio Natural) e está à 25km da pequena São João d’Aliança, distante 150km de Brasília. Por estar situada em uma antiga propriedade particular, a visitação ao grande público não era aberta. Recentemente a fazenda foi comprada e transformada em uma reserva que já conta com infraestrutura básica, como trilha, camping e restaurante, o que atrai os turistas e aventureiros da Chapada.

O caminho até a cachoeira tem a distância de quase 2km e é considerado de dificuldade moderada. O preço cobrado para a visitação é de R$25 por pessoa.

d772a60f7316777d022525f752063d16.jpg

Como Chegar

Saindo de Brasília, o viajante segue o caminho pela BR-020, sentido Planaltina. De lá, segue pela GO-118, que mantém um bom nível de conservação e sinalização. São João d’Aliança é o primeiro município da Chapada dos Veadeiros. Os 25km até a reserva são feitos em estrada de terra. A recomendação é que carros muito baixos não façam o caminho, pois podem encontrar dificuldades.

Mirante do Label

Está localizado no sentido oposto da queda d’água. São 442m de altura e 1.050m de altitude em relação ao nível do mar. O acesso é feito a partir da sede da cachoeira, por 10km em estrada pavimentada e mais 12km em estrada de chão. O último caminho a se percorrer é uma trilha de 11km. A vista para a cachoeira compensa todo o esforço!

c66876d4ea819a278d4d3d88f9e3731e.jpg

O mirante do Label. Do outro lado está localizada a cachoeira (Foto: Poliana Talarico Bertelli)