Confira a programação do CCBB no mês de agosto em Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasília traz para Brasília diversas atrações culturais

developer
Por developer

No mês de agosto o CCBB Brasília oferece ao público brasiliense uma rica programação que vai desde o espetáculo “L, o musical”, que reúne Ellen Oléria, Elisa Lucinda e grande elenco para narrarem uma história de amor entre mulheres, pontuada por canções da MPB, até o Festival BBDTVM de Cinema que inclui projeções ao ar livre e apresentações musicais nos jardins do CCBB nos dias 18, 19 e 20 de agosto.

 

Exposição
Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP

Rafael, Van Gogh, Gauguin, Goya, Velászquez, Manet, Modigliani, Degas, Renoir, Picasso são alguns dos grandes nomes da arte mundial que estarão unidos a mestres brasileiros como Anita Malfatti, Candido Portinari, Vicente do Rego Monteiro, Burle Marx e José Pancetti na exposição ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP. O MASP – Museu de Arte de São Paulo detém a maior coleção de arte da América Latina. Em ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP, os curadores Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, da equipe de curadores do MASP, oferecem um grande e rico passeio pela história da arte. A ideia é apresentar a transformação da sociedade e da própria arte ao longo dos séculos tendo como referência a representação da figura humana.

Como parte da programação da mostra, o CCBB realiza, no dia 12 de agosto, o seminário Entre nós – A figura humana no acervo do MASP, das 10h às 12h30 e das 14 às 15h, com a presença de pesquisadores convidados que escolherão obras da exposição para comentar e debater com o público, com mediação do curador da mostra, Luciano Migliaccio. Teatro I. Entrada Gratuita.

Serviço
Temporada: até 18 de setembro de 2017
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
(SCES, Trecho 2, Brasília/DF, tel.: 61 3108-7600)
Galeria I e II
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

 

A CASA DE LEONORE MAU

A mostra traz cerca de 140 imagens produzidas pela fotógrafa alemã Leonore Mau (Leipzig/1916-Hamburgo/2013) que retratam variados aspectos do cotidiano do Brasil no período da ditadura militar. As fotografias também resultam de uma parceria entre Leonore Mau e o escritor e “etnopoeta” Hubert Fichte (1935-1986), com quem constituiu uma parceria de vida − amorosa e criativa − fora dos padrões e baseada em afinidades como o fascínio pelas culturas de matriz africana e pela realização de projetos.

Serviço
Até 20 de agosto
Terça a domingo
Galeria III
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

 

SOBRE SOLIDÕES
MATIZ E GABO: OS CRONISTAS DE MACONDO

A Embaixada da Colômbia no Brasil traz a exposição de fotografia “Sobre Solidões – Matiz e Gabo: os cronistas de Macondo” no âmbito da comemoração do 100º aniversário do nascimento do fotógrafo colombiano Leo Matiz (1917-2017) e dos 50 anos após a primeira publicação da novela “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez. A exposição inclui textos ou passagens sobre personagens e situações enfrentadas pela saga da família Buendia durante sua viagem da serra ao mar do Caribe para fundar o mítico Macondo ao longo de sete gerações.

Serviço
2 de agosto a 24 de setembro
Galeria IV
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

 

Museu Banco do Brasil – Acervos do Brasil

Inaugurado em outubro de 2016, o Museu BB – Acervos do Brasil se torna um importante espaço no cenário cultural de Brasília. Ao traduzir a importância de apresentar ao público momentos históricos da economia brasileira e reunir importantes obras de arte de diferentes épocas do país, o visitante é surpreendido com a reunião inédita de quadros, esculturas e também de itens
que contam a história da economia brasileira. Após pesquisas e um verdadeiro garimpo por dependências de todo o país, foram trazidas 76 obras de artistas como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Carlos Scliar, Athos Bulcão e Burle Marx, além de itens ligados ao exercício da atividade bancária, como documentos de valor histórico, moedas, equipamentos, objetos e mobiliário. O espaço de mais de 6 mil m² conta com um elegante hall para recepcionar seus visitantes, incluindo um charmoso café onde as pessoas poderão terminar sua visita apreciando a vista de um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Brasília.

Serviço
Museu Banco do Brasil – Acervos do Brasil
Exposição permanente
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Primeiro andar
SCES, Trecho 02, lote 22 – CEP: 70200-002 | Brasília (DF)
Classificação indicativa: livre
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada gratuita

 

Cinema

MOSTRA BRASÍLIA EM PLANO ABERTO

Inspirados no conceito de que o cinema é um importante meio de se registrar a cultura e os costumes de um povo e por se tratar de um potente veículo de comunicação para disseminação de ideias e conceitos, a dupla de curadores e idealizadores de “Brasília em Plano Aberto”, Maurício Witczak e Wol Nunnes, elencaram 48 filmes dentre documentários, ficção e híbridos, que refletem a identidade da jovem Brasília. Brasília em Plano Aberto traz ainda como uma de suas propostas o reconhecimento e o encontro com cineastas e a cidade, elevando a autoestima
e estimulando o orgulho do que é pensado e produzido por aqui. Após cada sessão, acontece um bate-papo entre os cineastas com os espectadores. Interação que continua na área externa da sala de cinema ao som de DJs, que irão tocar trilhas sonoras marcantes da história do cinema, e Bike Foods com cardápios variados de comidas e bebidas. A edição de agosto terá como tema:
Ditadura(s).

Serviço
Toda primeira quarta-feira do mês (até dezembro/2017)
2 de agosto
Entrada Franca
Classificação: 16+
Consulte a programação dos filmes no site http://culturabancodobrasil.com.br.

 

7ª MOSTRA DE CINEMA POLONÊS
Rei da comédia polonesa, pós-moderno, mestre do entretenimento culto e da fábula erudita: assim é chamado pelos críticos Juliusz Machulski – personagem principal desta edição da Mostra, realizada em parceria com a Embaixada da Polônia em Brasília. A obra do diretor é inédita no Brasil, mas há 40 anos apresenta a Polônia em um espelho deformador, usando a ironia como sua
assinatura pessoal.

Serviço
8 a 13 de agosto
Terça a domingo
Entrada franca mediante retirada de senha uma hora antes da sessão.
Consulte a classificação indicativa e a programação completa no site
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal

 

FESTIVAL BBDTVM DE CINEMA

Com mais de 20 anos investindo no mercado audiovisual brasileiro, a maior gestora de recursos do país apresenta ao público uma seleção de filmes de vários gêneros dentre as mais de 100 obras incentivadas. O festival circulará pelos 4 CCBBs trazendo diversão e cultura para todos. Em Brasília, o festival contará com duas semanas de mostra no cinema e também com projeções ao ar livre, acompanhadas de apresentações musicais nos jardins do CCBB, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Consulte a programação completa e a classificação indicativa dos filmes no site
bb.com.br/cultura.

Serviço
15 a 27 de agosto
18,19 e 20 de agosto – Cine ao Ar Livre
Área externa e cinema
Entrada franca

 

Teatro

Uma renomada autora de novelas está esfuziante com o sucesso do primeiro folhetim a ter um triângulo amoroso formado por mulheres. Ela divide esse cotidiano profissional e afetivo com amigas. A chegada de notícias inesperadas muda o destino de todas. Com repertório que passeia pelo universo de canções femininas, a narrativa segue tecendo relações de afetos entre seis
mulheres. Direção geral: Sérgio Maggio; Direção musical: Luís Filipe de Lima; Artistas-criadoras: Elisa Lucinda, Ellen Oléria, Renata Celidônio, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Luiza Guimarães. Nos dias 13/08 e 19/08, haverá sessão dupla, às 16h30 e às 20h. E nos dias 20 e 27/08, haverá um bate-papo após as sessões.

Serviço
10 de agosto a 1 de setembro
Quarta a domingo às 20h
Local: Teatro I
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Duração: 90 minutos
Clientes BB tem 50% de desconto em até 2 ingressos