Estreia: Torquato Neto – Todas as Horas do Fim

Documentário conta a trajetória do poeta, letrista, jornalista e cineasta piauiense

developer
Por developer

Foto: reprodução

Dirigido por Eduardo Ades e Marcus Fernando, o longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, conta a trajetória do talentoso Torquato Neto. Multiartista, era poeta, letrista, jornalista, ator, cineasta. Foi um dos integrantes da Tropicália, ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso com quem, em parceria, compôs músicas como Geleia Geral e Mamãe, coragem, ambos clássicos do disco Tropicália ou Panis et Circensis, de 1968. Como ator, protagonizou um vampiro no filme Nosferatu no Brasil, de Ivan Cardoso, em 1970; atuou também no filme Adão e Eva do Paraíso ao Consumo, de Edmar Oliveira e Carlos Galvão; e em Terror da Vermelha, o qual também dirigiu, em 1972.

TorquatoTorquato Neto em Nosferatu no Brasil (1970)

SINOPSE: Torquato Neto (1944-1972) vivia apaixonadamente as rupturas. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo –, o poeta piauiense engajou-se ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 60 e 70. Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Junto à arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Por fim, rompe com sua própria vida. Suicida-se no dia de seu aniversário de 28 anos.

A Sessão Vitrine tem o intuito de viabilizar a circulação coletiva de filmes nacionais, e co-produções internacionais, levando para todo o Brasil um recorte da produção audiovisual contemporânea, fortalecendo o circuito audiovisual brasileiro. As sessoes vitrine acontecem em mais de 20 cidades e os ingressos custam no máximo R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia).

Estreia: Quinta-feira, dia 8 de março, às 17h.