Kombinha Azul – “food truck” operado por jovens autistas volta a circular em Brasília em parceria com a Quitutices, da chef Inaiá Sant’Ana

A Kombinha Azul, que busca desenvolver habilidades profissionais e sociais nesse público, agora, conta com ajuda da confeitaria artesanal sem glúten e sem lácteos

developer
Por developer

Uma Kombi azul da cor do céu de Brasília, alguns quitutes e uma equipe para atender o público e vender os produtos. Poderia ser apenas a descrição de um “food truck” comum que o brasiliense encontra em diversos cantos da cidade, não fosse um pequeno e importante detalhe: nessa kombi, os vendedores são jovens portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Autismo.

Estamos falando da Kombinha Azul, que agora contará com a colaboração da Quitutices – confeitaria artesanal sem glúten e sem lácteos, comandada pela chef pâtissière Inaiá Sant’Ana – para voltar a circular. O objetivo do projeto é desenvolver habilidades profissionais e sociais em autistas. Tudo isso em um ambiente terapêutico e com atividades práticas, já que eles precisam repassar preços, calcular troco e interagir com as pessoas.

Dessa parceria, nasceu o projeto Quitu na Kombinha, que terá lançamento na Quitutices (216 Sul), nesta quinta-feira (30/11), a partir das 10h, com a venda de bolos, cookies, brigadeiros e outros quitutes pelos jovens. Eles se unirão à equipe de atendimento da confeitaria durante todo o dia.

Todo o lucro obtido nessa data será destinado integralmente ao projeto para custear a operação da kombinha e remunerar os jovens vendedores, que, atualmente, são cinco, além da manutenção da Timeout Rock Band (também formada por adolescentes, jovens e adultos autistas e terapeutas) e até mesmo futura ampliação do atendimento às pessoas de baixa renda.

Para Inaiá Sant’Ana, o compromisso com a inclusão foi a principal motivação para o projeto. “A kombinha tem tudo a ver com proposta da Quitutices, que trabalha com gastronomia inclusiva, voltada especialmente para alérgicos ao leite e ao glúten. Meu objetivo é unir forças para incluir esses meninos e tentar minimizar o preconceito, mostrando para a sociedade que esses jovens têm dificuldades sim, mas, com carinho, cuidado e respeito, eles podem se envolver como qualquer outra pessoa e alcançar sucesso profissional”, destaca a chef pâtissière, que espera incentivar a participação de outras empresas.

Além do contato dos jovens com o público durante todo o dia, às 16h, haverá pocket show com a Timeout Rock Band, que também é formada por adolescentes, jovens e adultos autistas e terapeutas, e visa aprimorar habilidades sociais, lúdicas e motoras por meio da arte. Com muito talento, a turma tocará clássicos do rock nacional e internacional. No repertório, estarão canções como Chopis Centis (Mamonas Assassinas), Upside Down (Jack Johnson), Wish you were here (Pink Floyd) e Ainda é cedo (Legião Urbana).

Outro produto que será exposto são as camisetas da Quitutices com frases e estampas que tratam de doçuras, amor e respeito, a R$ 55,00 a unidade, pintadas pela artista Tarsila Cruz, da A Paredita (@a_paredita).

ae358ec94a137780d07462208ad11642.jpeg

Foto: Divulgação

Na rota da Kombinha Azul

Após esse evento, a kombinha estacionará em pontos movimentados da cidade para receber o público. A partir dessa primeira semana de dezembro, todas as sextas-feiras (com início em 1º/12), o veículo ficará no Parque da Cidade, no Estacionamento 4 até o dia 22/12, das 17h às 21h. O projeto terá uma pausa durante as festas de fim de ano, mas a expectativa é voltar com força total em 2018, também com atividades semanais.

Lançamento da Quitu na Kombinha

Nesta quinta-feira (30/11), das 10h às 19h, com venda de quitutes e camisetas temáticas por jovens autistas.

Pocket show com a banda Timeout Rock Band, formada por autistas e terapeutas, às 16h.

CLS 216, Bloco A, Loja 12, Asa Sul – Brasília/DF

Terça a sexta, das 10h às 19h

Sábado, das 9h30 às 18h

Mais informações: (61) 3543-5057/ (61) 98303-5396 (WhatsApp)

4b859d4f22403e2edb24087fc68eab67.jpeg

Foto: Divulgação/Cristiano Mariz