Policial publica foto e Ministério Público do DF solicita investigação por discurso de ódio

Militar disse em postagem que estava indo à Esplanada para 'brincar com os comunas'

developer
Por developer

O ministério Público do Distrito Federal (MPDF) enviou ofício à Polícia Militar pedindo que a corporação investigue a atitude do PM que afirmou, em uma postagem, que ia “brincar com os comunas”, se referindo aos manifestantes que ocupavam a Esplanada durante o ato contra o bloqueio de verbas da educação.

Em uma rede social, o policial, identificado como Rodrigo Jardim, fez uma postagem em uma rede social que afirma: “E vamos todos para o extra na Esplanada brincar com os comunas”. Aparentemente o PM está fardado e a caminho do local marcado para as manifestações. Ele ainda faz referência ao 13º Batalhão, em Sobradinho e aos 210 anos da Polícia Militar do DF.

Segundo o Ministério Público, a manifestação do militar nas redes sociais representa ‘inequívoco discurso do ódio’, uma vez que incita a violência contra indivíduos identificados como ‘comunas’ (estudantes e professores que integravam a manifestação). Ainda segundo o promotor Flávio Augusto, que redigiu o ofício, a conduta do PM feriu dois artigos do Regulamento Disciplinar do Exército e por isso pede a apuração das transgressões disciplinares ao policial Rodrigo Jardim.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF também pediu esclarecimentos à PM sobre o comportamento do policial, e a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), determinou que seja aberto procedimento administrativo para análise do caso.

Com informações de G1
Foto: Instagram/Reprodução