Regiões de Brasília recebem espetáculo gratuito que aborda abusos psicológicos sofridos por mulheres

A peça se apresenta em Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto

developer
Por developer

(Foto: Isabela Eichler)

O espetáculo Gaslight se apresenta em três regiões de Brasília, abordando a temática que trata sobre a opressão psicológica do abusador sobre a vítima. Em sua curta temporada, a peça passa por Taguatinga entre 27 e 29 de julho (sexta a domingo); pelo Plano Piloto entre 3 e 5 de agosto e se encerra em Ceilândia, nos dias 17,18 e 19 de agosto. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 20h.

Em cena, cinco atores esperam para celebrar as bodas de 200 anos de um casamento. Entre diálogos cotidianos embutidos de discursos psicológicos que refletem em uma afronta ao feminino e espaços de tempo vazios, os personagens se conectam, desconectam e traçam uma linha de relacionamento para consigo e com o próximo.

O espetáculo é dirigido por Marcello D’Lucas e foi inspirada em filmes como o consagrado Mother. A pesquisa saiu a partir de sua tese de metrado e foi sendo aprofundada e repaginada.

Gaslighting

é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. Casos de gaslighting podem variar da simples negação por parte do agressor de que incidentes abusivos anteriores já ocorreram, até a realização de eventos bizarros pelo abusador com a intenção de desorientar a vítima. O termo deve a sua origem a peça teatral Gas Light e às suas adaptações para o cinema, quando então a palavra se popularizou.

SERVIÇO
Gaslight
Data: 27, 28 e 29 de julho; 3, 4 e 5 de agosto e 17, 18 e 19 de agosto
Local: Teatro Invenção Brasileira de Taguatinga (Taguatinga Sul); Teatro Goldoni (Asa Sul) e Teatro Céu das Artes (Ceilândia)
Horário: 20h
Entrada gratuita
Informações: (61) 3443- 0606