14/12/2018 20:33
Notícias / Conteúdo

10 atrações gastronômicas imperdíveis do Festival Italiano de Nova Veneza

Júlia
por Júlia Marreto

O Festival Italiano de Nova Veneza, que chega a sua 14ª edição, conta as horas para o seu start - que será dado na próxima quinta-feira, 7 de junho, e segue até o dia 10 deste mês. Na programação gastronômica estão muitos sabores e aromas que remetem ao país que tem no Brasil o maior número de imigrantes em todo o mundo.


Do requintado e saboroso café italiano às mais variadas e típicas massas com aquele tempero e molho da nonna, por quatro dias a capital da cozinha italiana será no coração do Brasil, em Nova Veneza, a 44 quilômetros de Goiânia.


Para que os visitantes não se percam no meio de tantas delícias que o evento oferece, preparamos um guia com dez sugestões de pratos que prometem fazer sucesso no evento que é um dos 15 festivais que fazem parte do Circuito Gastronômico Goiás 2018.

 

1. Café Italiano

A cafeteria italiana que será montada no Festival de Nova Veneza levará aos visitantes saborosos tipos de café italianos, brasileiros e cafés artesanais. O estande irá também apresentar aos visitantes itens de confeitaria para acompanhar os cafés, como bolos de banana com canela, bolo de maçã com nozes, palha italiana, cookies e brownnies.

 

2. Polenta

A receita, tradicional do norte da Itália, é simples e leva poucos ingredientes. É feita basicamente de fubá, óleo, água, sal e temperos. No Festival Italiano de Nova Veneza há duas versões: frita e a cozida com molho. É o prato mais pedido no festival.

 

3. Porpeta

As bolinhas de carne, no Brasil chamadas de almôndegas, também são um prato típico na Itália, onde são chamadas de porpetas ou polpettas. No Festival Italiano de Nova Veneza elas serão uma atração à parte, preparadas e servidas tal como era feito pelos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil há mais de 100 anos.

 

4. Creme de Zuca

Ingrediente tradicional na Itália, a zucca - ou abobora cabotia em bom português - é usado em muitas receitas italianas. Ele é a base de um dos molhos que acompanham as massas da Cantina da Nona, a cozinha oficial do Festival de Nova Veneza. Inspirado no prato Penne Alla Mantovana, um clássico da Província de Mantova, região centro-norte da Itália, o Creme de Zucca chega ao evento com adaptação goiana. Na versão original, o prato é composto por abóbora bacon e vinho branco. Para versão do Festival o creme de leite foi acrescentado.

 

5. Paleta à Fiorentina

O prato de carne suína que será servido no Festival Italiano de Nova Veneza tem, além da carne, o molho bastante ligado à tradição italiana. Composto por azeite, pimenta calabresa, salsa, raspas de limão , suco de limão e azeitonas pretas, o molho tem origem, como o nome já diz, na cidade italiana de Florença. É um prato bastante simples. Consiste basicamente em assar a carne da paleta do porco no forno de sal e usar o molho para sobrepor na hora de servir. No Festival Italiano de Nova Veneza haverá a opção de batatas assadas como acompanhamento.

 

6. Macarronada à bolonhesa

Um dos símbolos da culinária italiana, a famosa macarronada italiana há muito foi incorporada ao cardápio dos brasileiros. Com o molho feito basicamente de tomate e carne moída, o macarrão à bolonhesa é um dos campeões de pedidos das edições anteriores do Festival Italiano.

 

7. Lasanha

A Lasanha é outra tradição italiana que caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo. Na Itália, o prato teria surgido no século 16, na cidade de Bolonha. Mas essa origem italiana é questionada por alguns, em especial pelos britânicos, que alegam haver registros de uma receita semelhante, já servida na corte de Rei Ricardo II no século 14. Mas independente da controvérsia de sua origem, o prato é bastante apreciado e de fato foram os italianos que o popularizaram no mundo todo, por isso é outra atração que não poderá faltar no Festival de Nova Veneza, podendo ser encontrada nos sabores bolonhesa e frango.

 

8. Nhoque

Ao longo da história da Itália, a penúria dos períodos de guerra deixou ao menos uma herança positiva: diante da escassez de alguns alimentos, as mammas e nonnas exercitaram sua criatividade e criaram receitas que se tornaram clássicos da culinária daquele país. O famoso nhoque, uma massa feita de batatas e cozida na água, é um exemplo. Historiadores estimam que a primeira versão do prato tenha surgido no século 17. Hoje, várias regiões da Itália servem seu nhoque cada uma a seu estilo. No Festival Italiano de Nova Veneza a iguaria será servida com o molho ao sugo, bolonhesa ou branco.

 

9. Pastel

E numa festival que celebra a miscigenação gastronômica, a mistura de sabores típicos de Brasil e Itália não poderia faltar. Por isso nesta edição do evento, o popularíssimo pastel frito foi inserido no cardápio do festival este ano com o sabor pizza, levando molho de tomate, orégano, manjericão, presunto e queijo no recheio, para manter o pezinho na tradição italiana.

 

10.Molho Goiás é Bom demais

E mistura Goiás/Itália vai estar presente no “Molho Goiás é Bom Demais”, uma exclusividade do Festival feita com pequi, frango desfiado e açafrão e acompanhando o macarrão tipo penne. O molho é exemplo da adaptação da culinária goiana com a italiana. O famoso molho foi criado em Nova Veneza ainda na primeira edição do evento gastronômico. A ideia era juntar as culturas de Goiás e da Itália num saboroso prato.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Idoso pede sorvete de Natal e o abrigo inteiro sai ganhando

O Natal de um abrigo de idosos em Aparecida de Goiânia vai ser mais feliz e doce este ano



+ Notícias

Pantera Negra do Cerrado é flagrada em imagem rara

A espécie está ameaçada de extinção e foi vista por biólogos no Entorno do Distrito Federal


+ Notícias

Goiânia recebe sarau gratuito com piano, violão, poesia e muito café

Palco aberto para quem quiser soltar a voz, tocar e se expressar


+ Notícias

João de Deus tem prisão preventiva decretada pela Justiça de Goiás

A Justiça de Goiás acatou o pedido de prisão dos promotores contra o médium


+ Notícias

Zeeba realiza apresentação em Pecuária de Goiânia

Com apenas 25 anos, o cantor lidera o ranking dos 30 brasileiros mais ouvidos no mundo!


+ Notícias

Mariazinha & Chiquinho na terra do baião realiza última apresentação do ano em Goiânia

Uma história de amor inocente no sertão nordestino para encantar os pequenos!


+ Notícias

Xuxa pede desculpas por ter apoiado João de Deus: 'me enganei feio'

Os fãs elogiaram a atitude da eterna rainha dos baixinhos


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.