10 coisas que os goianos que amam seu trabalho têm em comum - Goiânia
17/08/2018 08:21
Serviço / Atividades Empresariais

10 coisas que os goianos que amam seu trabalho têm em comum

Uma lista essencial para empresas e funcionários dos dias de hoje

por Curta Mais

 

Talvez você não imagine, ou nem mesmo acredite, mas há muita gente satisfeita com os seus trabalhos. Pessoas, aqui mesmo em Goiânia, que acordam todos dias bem-dispostas para chegar ao ambiente de trabalho e colocar em prática todas as suas qualificações. Parece um sonho distante? Então confira nossa lista especial sobre o que têm em comum estes goianos que amam seus trabalhos – e, quem sabe, você não seja um deles em breve?

1 | Eles fazem o que gostam!
À primeira vista, esta afirmação parece ser só mais um lugar comum em meio aos conselhos profissionais que se dizem por aí. Todavia, tal assertiva possui significados que vão muito além do que simplesmente se fazer o que lhe dá prazer. E muitos goianos já descobriram isto, ao perceber que mesmo fazendo o que amam, eles ainda assim precisarão driblar inúmeras dificuldades comuns ao cotidiano profissional.
A boa notícia é que com o direcionamento certo, estes profissionais evitam que o amor que eles nutrem por suas profissões se deteriore com o passar do tempo. Assim como um casamento precisa ser renovado para manter a “chama” do casal acesa, o exercício da sua profissão precisa ser cuidado para que o encanto que lhe move não seja esquecido diante dos problemas cotidianos.
fa79c301c935bf328849ba9b4be340f2.png


2 | Sentem-se integrados ao seu local de trabalho
Que sortudos são esses goianos que recebem muito mais do que “boas vindas” ao iniciar seu trabalho em uma nova empresa, não? Porque, como afirmado anteriormente, eles são acolhidos de uma forma muito mais profunda do que costuma acontecer com os novatos de empresas comuns.
A verdadeira integração entre a empresa e o profissional acontece quando este conhece as áreas, gestores e pessoas que são relacionados a ele – ao mesmo tempo em que se familiariza, gradativamente, com questões de ordem cultural, social e administrativa da organização que lhe contratou.

5475a15007f441bf1de7ec01c94263a9.jpg

 

3 | Recebem treinamento adequado
“Bão demais da conta” quando você aprende tudo sem pressa e em detalhes! Todas indicações sobre o que se deve ou não fazer dentro do seu ambiente de trabalho são esclarecidas. Por estes motivos, os goianos mais felizes profissionalmente são aqueles que pertencem a empresas que entenderam, de uma vez por todas, que o treinamento adequado é, acima de tudo, um investimento!
É durante a capacitação que os colaboradores irão absorver os valores e as políticas da empresa. Quem entende onde está, terá maior facilidade em apresentar resultados alinhados aos que a empresa espera que ele entregue.

4e82a7650e964365ea375473f1c7748c.jpeg


4 | Eles são escutados em suas demandas
Já ouviu falar do burnout? Ele é o esgotamento profissional profundo que pode abater funcionários – em muitos casos, sem que os outros percebam. Os motivos? Metas mirabolantes a serem batidas, pressão por resultados, estresse devido ao comprometimento intenso e horas extras excessivas: some-se a estes fatores uma possível falta de reconhecimento do chefe.
Bem, para os goianos que aqui nos referimos, estes problemas já estão bem resolvidos. Como? Preste atenção e anote: ouvindo as demandas dos funcionários! Há inúmeras maneiras de se possibilitar que tais demandas cheguem ao conhecimento dos responsáveis para resolução dos problemas. Você só precisa saber que elas existem e são possíveis, desejáveis e renovadoras!

60f86cad54684879401d1fc12357a211.jpg

 

Agora pare, respire e não se desespere! Todos pontos que citamos aqui nesta matéria possuem resoluções que não precisam (e nem devem!) ficar todas em suas costas – muito menos se você não é o gestor do seu próprio negócio.

 

5 | Têm uma via de comunicação clara
Este ponto se conecta com o anterior, pois para que o funcionário consiga ter liberdade e oportunidade de enviar suas demandas aos outros colaboradores, ele precisa de um canal de comunicação de fácil acesso!
Agora vem o detalhe (que só os goianos plenamente satisfeitos têm em seu trabalho) que faz toda a diferença: a compreensão de que a comunicação é uma via de mão dupla. Tanto empregador quanto empregado precisam deste sistema comunicacional fluindo bem, afinal, todos precisamos colocar para fora nossas opiniões, frustrações e, no melhor dos casos, ideias, muitas ideias!
Mas você sabe, né? Mentes criativas produzindo a todo vapor, só em empresas que consigam cumprir os itens essenciais que estamos listando aqui. Nada de desânimo! É hora de reerguer seu negócio – e as mudanças que você precisa efetuar para que isso aconteça depende de alterações que vão muito mais íntimo do que somente mudanças físicas ou tecnológicas. Antes de olhar se a sua empresa tem os melhores computadores, se você tem a melhor localização, o melhor salário ou os horários de trabalho mais adequados, é crucial olhar para dentro do “espírito” da empresa e de todos seus colaboradores.

37f154245859681826453c50a9c47930.jpg


6 | Atuam em uma empresa com responsabilidade social
Que para as empresas é essencial possuir atitudes de responsabilidade social, disto todo mundo já sabe (ou deveria saber!). A expansão do comprometimento social e ambiental nas corporações do mundo todo é nítida, demonstrando que as inovações sobre o relacionamento entre empresas/planeta/sociedade vieram para ficar.
Fora isso, muitos consumidores preferem marcas e produtos envolvidos em algum tipo de ação social. Diante desse quadro, todos querem executar suas ações de responsabilidade social; e é exatamente aqui que muitas empresas tropeçam. Entenda.
Um dos principais erros em relação à responsabilidade social é a má execução deste objetivo, em que empresas criam ou apoiam ONG’s, a título de exemplo, mas esquecem de inserir seus colaboradores para atuar “com a mão na massa” nestes projetos. Ou seja, estas empresas perdem uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre seus funcionários e de inspirá-los com ações que beneficiem aos outros.

50e36cab0f70d9c6e7f0cd2693ff0000.jpg

 

7 | Estão seguros sobre a saúde da empresa
Fora os violinistas do Titanic (quem não lembra deles?), ninguém fica tranquilo em um barco que acha que está afundando, não é mesmo? Da mesma forma, os funcionários de determinada empresa precisam de tranquilidade para executar suas funções sobre um solo firme, sedimentado, seguro.
Vale lembrar que nem sempre o que os colaboradores pensam sobre a situação econômica de determinada empresa corresponde à realidade. Em muitos casos, boatos e fofocas que se espalham pelo indesejado boca em boca, podem resultar em conclusões precipitadas e com efeitos desastrosos para qualquer empresa.
Por isso a importância de se ter controle sobre a imagem de sua empresa, para que seus funcionários se sintam seguros – o que permite que eles foquem somente em suas funções. Menos preocupação, mais produtividade!

82f42edf04cd73b04282b6d7942d6386.jpg

 

8 | Não lhes falta espaço para novos projetos
Os profissionais goianos que não querem largar seu trabalho nem que a vaca tussa, tem mais um ponto em comum entre eles! Para tais, não falta espaço na empresa em que trabalham para que sejam exibidos novos projetos. O clima de inovação e abertura total para a proposição de novos métodos (sem o risco de ser recebido com uma chuva de críticas destrutivas), tornam o ambiente de trabalho uma fonte de criatividade contínua, a qual o faz querer correr para o trabalho sempre que eles têm um novo insight! Você está entre eles? Aproveite!

2feebee8a1649fbbb2e34d2c30f2d8c2.jpg

 

9 | São remunerados de forma justa
Este é um tópico delicado, que precisa levar em contas inúmeros aspectos, tanto do empregador, quanto do colaborador. É importante salientar que a decisão sobre quanto se deve pagar aos funcionários, deve mesclar humanidade e o conhecimento aprofundado dos níveis salariais de mercado em vigência, evitando que seus colaboradores sejam mal remunerados.
Todos envolvidos neste processo devem colocar em mente que, quando a remuneração do trabalhador não é suficiente para auxiliar, mesmo que a longo prazo, na conquista de seus sonhos, o único resultado obtido será a desilusão. E, levando em conta que o bem-estar dos funcionários é um requisito fundamental para o crescimento de qualquer empresa, ignorar a “parte final” do trabalho (que é o salário), pode estragar todo planejamento investido no negócio.

a45b38a70f72decb50904548e7d5de44.jpg

10 | Possuem a “sorte” de ter um ambiente agradável de trabalho
É uma sorte trabalhar em uma empresa em que reinem o bom convívio, a paciência e o respeito. Todavia, para alguns goianos, isto não é somente “sorte”. Em verdade, é muito mais do que isso, já que se trata de uma “sorte arquitetada” – planejada por especialistas em soluções estratégicas em gestão, visando eliminar de empresas o temido mal-estar social.
E se você acha que isso é algo simples de se resolver, está enganado. Gestores e colaboradores são, acima de tudo, humanos – possuindo defeitos que ou eles não percebem, ou ninguém prefere tomar o partido de avisar-lhes. Há, inclusive, uma frase que revela esse delicado impasse: 10% dos conflitos são gerados por divergência de opiniões; os outros 90% por causa do tom errado de voz.

5ff59b6141f8044468f3bbe756f19f41.jpg

 

Que tal então se todos estes problemas que se “camuflam” fossem encontrados e diagnosticados, mas sem o mal-estar de uma possível DR empresarial? É para resolver problemas complexos como este, que existem empresas preparadas especialmente para isso.
É o caso da STG, Soluções Estratégicas em Gestão, empresa goiana do pé rachado (foi criada bem aqui em nossa cidade), mas com visão alinhada com as últimas tendências do mercado nacional e internacional. Só uma empresa nascida aqui poderia entender tão bem nosso jeitinho de fazer negócio, oferecendo propostas práticas e atualizadas de Gestão de pessoas e dos contextos que as influenciam.
São marcas da empresa a ética, a agilidade, a empatia e o sigilo – criando relações extremamente benéficas de confiança entre a STG e seus “pacientes”. Sim, pacientes! Porque a STG entende que empresas são organismos vivos que não permitem olhares limitantes. Assim como um médico analisa todo quadro de saúde de seus pacientes, a STG cuida das empresas que contratam seu serviço com minúcia, focando na singularidade de cada empresa atendida.
E, se você que é empresário e reconheceu (negativamente) a sua empresa nos itens que aqui listamos, não há motivo para pânico; o mesmo serve para os leitores que são colaboradores, mas não se identificaram com os goianos felizes no trabalho! Entendeu agora porque fizemos esta lista especificamente com os profissionais de Goiânia? Porque são justamente essas empresas e trabalhadores daqui de nossa terra, que têm acesso mais fácil ao trabalho da STG!
Para que perder tempo em análises organizacionais complexas, tentando reorganizar todo um sistema que vai muito além de maquinários e espaços físicos, se você tem à disposição um time de peso pronto para fazer tudo isso? Jogadores que possuem armas como pesquisa de clima, avaliação de processos e acompanhamento da rotina, além de “radares” próprios para encontrar os colaboradores que a sua empresa demanda!
E por falar em colaboradores, a STG (além de encontrá-los) também os avalia e treina para que eles se alinhem ao perfil da sua empresa. As avaliações abrangem aspectos técnicos, comportamentais e psíquicos.
Todo este leque de ações da STG visa promover transformações positivas em empresas, funcionários e administradores. Os resultados proveitosos são vários, indo desde o aprimoramento dos colaboradores, até o crescimento de lucros e produtividade da organização. Todavia, muito além destes benefícios metrificáveis, o principal resultado você já deve saber: empresas e funcionários mais felizes (!), o melhor investimento em todos os sentidos.

4580fcadda4730c9962dac935d9a7a64.jpg

Fotos: Ilustração/Google.

 

Conheça!

STG – Soluções Estratégicas em Gestão
Endereço: Rua 18 - Edifício Business Center - Sala 704 - Setor Oeste;
Telefone: (62) 4141-4987;
Facebook
Instagram

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

Minicursos e oficinas gratuitas serão disponibilizadas no FICA 2018

Roteiros para novas plataformas, direção fotográfica e audiodescrição são opções de cursos no evento


+ Serviço

IFG abre concurso para contratação de 21 professores com salário de até R$ 9,5 mil, em Goiás

A carga horária é de 40 horas semanais e estão disponíveis vagas para diversas cidades do estado


+ Serviço

Sine Municipal oferta 145 vagas de emprego disponíveis em Goiânia

Há vagas para armador de estrutura de concreto, cozinheiro industrial, corretor de imóveis, estoquista e muito mais, confira!


+ Serviço

Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 40 cursos online gratuitos com certificado de horas

Ao todo, são mais de 50 cursos em diversas áreas, como Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Direito, Relações Internacionais, Marketing e Vendas


+ Serviço

Novidade na recarga do Cartão Fácil promete aumentar a segurança dos usuários de ônibus em Goiânia

RedeMob ampliou as formas de pagamento em terminais da cidade


+ Serviço

Grupo oferece aulas de dança gratuitas em Goiânia

As imersões são abertas para todas as pessoas


+ Serviço

7 clínicas que oferecem atendimento psicológico gratuito em Goiânia

Iniciativas acessíveis para pessoas de todas as idades na cidade


+ Serviço

Onde comprar os queijos recheados que estão na moda em Goiânia

Recheio de doce de leite, goiabada e mais!


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.