18/01/2020 11:30
Notícias / Conteúdo

10 coisas que todo turista precisa conhecer (ou fazer) em Goiânia

De pequi à pamonha, Goiânia tem a cultura mais rica do país

Hérica
por Hérica Marissa

Goiânia que é considerada a Capital com maior qualidade de vida e área verde por pessoa do país, de tanto receber turistas cresceu, saiu da 'goianice' para a 'goianidade', mesclando as pedras no meio do caminho à construção da realidade contemporânea, com uma versão bem atual. Com um misto de agrário e urbano, roça e cidade, curral e concreto ela é repleta de histórias sim, porém, com um 'Q' de quero mais, de crescimento e expansão comercial, de referência como roça 'as vezes', mas uma roça muito evoluída, a vila que cresceu, se mostrou, virou uma velha jovem goiana no meio do cerrado.


E hoje estampa uma grande face da história do Brasil, carregada colonialidade e modernidade, berço do turismo descoberto em Goiás, fruto do mestiço, cheia de elementos que ao longo do tempo que construíram a 'goianidade’ do velho e o novo, fundindo ao antigo e o moderno. Mas não é atoa que habitamos o 'coração do Brasil', somos uma mistura de musicalidade, arte, dança, e uma riqueza gastronômica inconfundível. Pegou todas as referências? Se não, confira essa lista, que logo você vai estar apaixonado pelas terras serranas de Goiânia…

Para você que é turista na cidade, nós temos o Clube Curta Mais, nele você faz seu cadastro rapidinho, escolhe seu plano com valores à partir de R$:9.99 e ganha 30% de descontos em mais de 50 lugares, serviços e experiências pela cidade.

 

1. A famosa pamonha com cafézinho

Se você pisou em terras goianas e nunca ouviu ou experimentou um dos pratos mais famosos da cidade, é porque você não teve um bom guia goiano. Mas é por isso que estamos aqui, para cumprir esse papel maravilhoso de levar à você tudo que uma boa e velha Goiânia pode oferecer. 

Esse prato de dar áqua na boca de qualquer goiano você encontra na Pamonharia Frutos da Terra - Nova Suiça e Assinantes Preium do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto em qualquer compra na casa. 

0b70ad8410bd4f4691135b05d4213bce.jpg

Serviço

Pamonharia Frutos da Terra - Nova Suiça

Onde: R. C-234, 969 - Nova Suíça, Goiânia - GO, 74280-330

Quando: Segunda a Domingos das 11h às 22:30h/ Telefone: (62) 3281-4049

 

2. Galinhada com Pequi 

A tradicional galinhada com Pequi faz parte da a identidade cultural do goiano. Ela é servida nos pratos de quase todas as mesas goianas em toda a cidade aos domingos, e nos restaurantes não é diferente, em terra de Pequi os restaurante com a 'famosinha' galinhada com Pequi faz tanto sucesso que é um dos primeiros pratos a acabar. Para você que não sabe o que é o 'Pequi' nós explicamos, é um fruto nativo do Cerrado em Goiás utilizado na culinária sertaneja e geralmente ele aparece em pratos salgados como galinhada, pequi com frango de caldo, ou ele só para acompanhar a comida. Mas dele também é feito licor, compotas ao óleo e até geleia (que diga-se de passagem é uma delícia). Vale experimentar. 

Esse prato e vários outros com a 'iguaria do cerrado' e comidas tipicamentes goianas você encontra no restaurante Chão Nativo, que produz comidas tipicamente goianas com o tempero do cerrado. 

65a859cb847199e6c44764a08a521c36.png

Serviço

Restaurante Chão Nativo Bueno

Endereço: Av. T-11, 299 - St. Bueno, Goiânia - GO

Quando: Segunda à Sexta das 11h às 15h / Sábado e Domingo das 11h às 16h

Telefone: (62) 3241-2266

 

3. X-Salada tipicamente Goiano 

Como diria um goiano nato "trem-bão" em cada coisa "boa demais da conta", é o tal do 'pit dog' em Goiânia. Se você veio visitar a cidade e não sabe o que é, precisa conhecer ao menos um deles. Goiânia é a única Capital do Brasil com 'pit dog' e eu arrisco dizer que no mundo. Porque só um legítimo goiano sabe fazer um X-salada. Pit dog são lanches montados em um pequeno espaço estilo uma lojinha nas praças, igrejas, e áreas de comércio nos vários pontos da cidade onde comercializam os famosos X-saladas ou Hambúrgueres.

Esse sandubão com gostinho goiano você encontra no Mr. Sacada, que reinventou a forma de oferecer um verdadeiro 'sandubão'. Assinantes do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto no Mr. Sacada.

6c7b4437e2a5ba2fc9d2372b26d1f321.jpg

Serviço

Mr. Sacada

Onde: Avenida Engenheiro Eurico Viana 257 Setor - Alto da Glória, Goiânia - GO

Quando: Segunda a Domingo 19

 

4. Empadão Goiano

O empadão goiano é um prato do tamanho da sua fome. Geralmente vendido em tamanho gigante ele é um clássico de ponta à ponta nesse Goiás. Ele é facilmente encontrado em lanchonetes maiores, pois devido ao tamanho, é um prato que demanda mais tempo de preparo, e serve muito bem uma pessoa com muita fome, ou duas pessoas. Há lugares que vendem o prato em tamanho reduzido também, mas o típico mesmo é o grandão.
Esse prato você também encontra na Pamonharia Frutos da Terra - Nova Suiça e Assinantes Premium do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto em qualquer compra na casa.

Esse prato você também encontra na Pamonharia Frutos da Terra - Nova Suiça e Assinantes Premium do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto em qualquer compra na casa. 

29283d0fc4e556bf7b76f721b12689bf.jpg

Serviço

Pamonharia Frutos da Terra - Nova Suiça

Onde: R. C-234, 969 - Nova Suíça, Goiânia - GO, 74280-330

Quando: Segunda a Domingos das 11h às 22:30h/ Telefone: (62) 3281-404

 

5. Pastel com Caldo de Cana na feira

Esse é o tipo de coisa que ninguém resiste e com certeza todo mundo adora, é o pastelzinho com caldo de cana (ou garapa) nas feiras goianas todos os domingos. É quase uma lei universal na cultura goiana. Se você não acredita, é só ir até uma das mais de 60 feiras que acontecem em todos os cantos da cidade aos domingos, que você vai constatar esse fato, nenhuma delas fica vazia, estão sempre lotadas de gente atrás do famosinho das feirinhas. 

4566e2a0f1a39e9bb1c528c09a1154df.jpg

 

6. Feiras livres em Goiânia

Todo goiano adora uma feira e você quer saber por quê? As feirinhas ao ar livre são altamente convidativas para um passeio com direito a apresentações culturais, comidinhas tipicamente caseiras, vestuário e diversão, tudo voltadas para adultos e crianças. Algumas feirinhas famosas são: Feira Hippie, uma das maiores à céu aberto do país. Temos outra também bem conhecida, onde você encontra vestuário de qualidade e muitas opções de comida; a Feira da Lua, e outra de artesanato a feira Feira do Cerrado.

e0385fc70e162120d6da71e538e2b955.jpgFoto: Kleuber Filho

 

7. As maiores e melhores festas sertanejas

Não é novidade que muitos cantores famosos como Jorge e Mateus, Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Leonardo, e muitos outros cantores que fazem sucesso no ramo sertanejo Brasil à fora. E justamente por esse motivo que a capital goiana é conhecida mundialmente por causa desses conterrâneos e realiza as maiores festas sertanejas como o Villa Mix; que traz cantores de vários ramos musicais do mundo, Buteco do Gusttavo Lima e Cabaré com Leonardo e Eduardo Costa. 

2d77d065a5d916217a84f3a32a995a62.jpg

 

8. Cavalhadas (ou festas de Folia de Reis)

A Cavalhadas são as mais tradicionais festas do calendário goiano, realizadas há mais de 200 anos, apoiam e promovem a Cultura, o turismo e a religiosidade no Estado de Goiás.

5008277aa3e7aca769d2a3e57db99ed1.jpgFoto: Marcos Aleotti / Curta Mais

 

9. Dar uma volta na Rua da Cultura 

Música, dança, artes plásticas, exposições, gastronomia, arquitetura e uma combinação de diversas culturas em uma rua só. É a rua 3 do Centro de Goiânia, lá você encontra diversas atividades culturais durante o ano todo. Algumas programações se ausentam nos finais de ano como o evento 'Chorinho' que acontece no meio da rua com 3 shows, mas acaba em novembro e só volta em meados de Fevereiro. A rua 3 fica também perto da linda Rua do lazer onde acontecem eventos durante a semana.

5a8068b768055be6e1d9fedcaa3c54ca.jpgFoto: Marcos Aleotti / Curta Mais

 

10. Fazer compras na 44

A 44 se tornou o segundo maior polo de confecção e moda do país, com mais de 20 mil lojas acopladas em galerias em um só lugar, o polo da moda de Goiânia hoje recebe mais de 100 mil visitantes para compras só no fim de ano. E se você ainda não fez suas comprinhas precisa conhecer esse lugar. Com preços acessíveis e muita variedade a região da 44 é uma das mais famosas em moda do país.

665bef672494313a4126937f2c9443e2.jpgFoto: revistashoppingcenters

Serviço

Região da 44

Onde: R. 44, Setor Norte Ferroviário, Goiânia - GO

Quando: Terça-feira à Sex das 8hs as 18hs / algumas galerias aos sábados abrem às 6 e 7h da manhã indo até às 18

 

Foto Capa: Marcos Aleotti / Curta Mais 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Stonia Ice Creamland chega a Goiânia e distribui sorvete grátis para assinantes do Clube Curta Mais

A cortesia é exclusiva para assinantes premium do Clube Curta Mais e vai até o dia 31 de janeiro


+ Notícias

Gelateria Stonia Ice Creamland chega a Goiânia com seus sorvetes diferentões (e maravilhosos)

A marca faz sucesso com sabores exclusivos, curiosos e tem até sorvete para pet


+ Notícias

Lascalla Cosméticos abre oportunidade para revendedoras com renda de até R$ 3 mil por mês

A empresa com sede em Goiânia é referência em produtos de qualidade com preços bem mais baixos do que as concorrentes


+ Notícias

Restaurante Quinta do Minho se despede do público após 3 anos de atividade em Goiânia

A charmosa casa portuguesa não resistiu à crise econômica e mudanças do mercado


+ Notícias

Projeto ‘As Diferentes Formas de Amar’ acontece em Pirenópolis

‘As diferentes formas de amar’ foi pensado e idealizado para propagar o amor, a autoestima e o empreendedorismo feminino


+ Notícias

Viver Duas Vezes: o emocionante filme que você precisa ver na Netflix

O longa promete arrancar risos e lágrimas até dos corações mais duros


+ Notícias

Conheça a lista dos indicados ao Oscar 2020; Coringa lidera com 11 indicações

O brasileiro "Democracia em vertigem", está entre os destaques de melhor documentário.


+ Notícias

Agora é Lei! Prefeitura decreta fim da poluição visual em prédios históricos de Campinas e do Centro de Goiânia

O trabalho começa com isenção de IPTU para quem se adequar ao novo padrão inspirado na Europa e até multa para quem não aderir.


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.