20/09/2018 12:06
Notícias / Listas

10 dicas essenciais para ter um Instagram comercial de sucesso

Esqueça o amadorismo e conquiste a confiança de seu público

Redação
por Redação Curta Mais

 

1 - Apresente-se da forma correta

Esse é provavelmente o ponto mais importante para se construir um Instagram com perfil comercial. É preciso preencher todas as informações solicitadas pelo Insta, como nome, bio e website, pois são elas que farão com que seu público lhe encontre nos motores de busca. Se você falhar nesse momento, todo seu trabalho pode ser perdido, já que seus clientes não conseguirão localizar sua conta no aplicativo. Seja claro, direto e utilize o espaço do "link da bio" para inserir o endereço principal de seu negócio - aquele que é mais importante que as pessoas encontrem.

 

2 - Jamais compre falsos seguidores

A princípio, a ideia de ter inúmeros seguidores e chamar a atenção do seu público parece promissora, mas a longo prazo pode ser um tiro no pé. Isso porque esses falsos seguidores serão apenas fantasmas, perdendo um ponto importante para a sustentação de uma rede social de sucesso: o engajamento. Portanto, nada de dar um passo maior do que a perna! Conquiste seguidores aos poucos e os fidelize.

 

3 - Seja um cientista

Assim como na ciência, nas redes sociais também se deve ser curioso, atento e focado. Faça testes com sua audiência e analise quais são os melhores horários para se postar, ou, até mesmo, quais temas geram mais envolvimento do público. Observe os horários de maior audiência e atinja seu alvo no momento certo! Para isso é preciso perder o medo e testar as mais diferentes formas de postagem. Anote todos os resultados e escolha qual o melhor caminho a seguir.

 

4 - Vá além do produto

Foi-se o tempo em que fotografar determinado produto e divulgá-lo nas redes era suficiente. O ideal, hoje, é ir além da simples reprodução fotográfica dos produtos, os encaixando a diferentes contextos. Mostre como seu produto ou marca podem ser utilizados no dia-a-dia; crie um contexto; conte uma história. O público consome o que se identifica, então encontre uma forma de familiarizá-lo com sua marca.

 

5 - As famosas hashtags

Nada de lotar a descrição de sua foto com inúmeras hashtags "bombadas" no instagram. O ideal é utilizar os termos relacionados à sua marca e não ir muito além disso, pois essa será uma forma interessante de seu público chegar até você.

 

9b3cd41151d786df0988922c73d6e265.jpg

Foto: Reprodução/Instagram

 

6 - Stories vieram para ficar

O que antes se restringia ao aplicativo Snapchat, agora aparece em variadas redes sociais, entre elas o Instagram. Diferente das fotos, que ficam armazenadas por longos períodos, os stories duram apenas algumas horas. Apesar de volatilidade, é uma ótima ferramenta para se usar quando se deseja mostrar de forma rápida e (aparentemente) descompromissada seu produto. Solte as rédeas e seja mais divertido nessa parte do aplicativo! Até porque nada dura para sempre...

 

7 - Vídeos chamam a atenção

Menos práticos que as fotografias, os vídeos são, todavia, uma ótima ferramenta caso seja utilizado de forma consciente. Não grave qualquer cena e poste diretamente no Instagram. Escolha os melhores movimentos de câmera, cuide da iluminação, adicione uma trilha sonora de fundo, se preferir. O importante é compreender que é preciso planejar, editar e dirigir seu vídeo antes de ser postado. Profissionalismo é tudo!

 

8 - Esteja presente

O feriado chega e você esquece sua conta do instagram? Mude de hábito! É importante estar perto do seu público, quase o tempo todo! Responder perguntas, por exemplo, pode lhe conectar diretamente com seus clientes. Porém, lembre-se de não agir com intimidade excessiva, pois tal atitude demonstra falta de profissionalismo.

 

9 - Fotos que combinam

A aparência conta (e muito!) quando o assunto é conquistar novos clientes. E para deixar seu Instagram mais bonito, vale a pena recorrer à criatividade e ao seu lado artístico. Fotos que apresentem os mesmos tons, por exemplo, podem ser postadas seguidamente. Esse é o chamado "modelo carrossel", em que três postagens seguidas possuem determinado padrão entre elas, podendo ser a cor, as texturas, os temas, entre outros.

 

10 - Produza suas fotos

Assim como com os vídeos, as fotos também merecem destaque especial no quesito produção. Nitidez, posicionamento correto dos objetos fotografados, combinações de cores... Há infinitas possibilidades de melhoria de suas fotos, mas a principal deles é a prática. Quer algumas dicas para seu instagram pessoal? Veja nossa matéria especial aqui!

 

11 - Migrar para o perfil comercial

Agora que você pegou essas dicas, não esqueça de alterar seu perfil do instagram para o modo comercial. Para isso, acesse as configurações do seu perfil no aplicativo, escolha a opção "alternar para o perfil comercial", associe uma fan page do Facebook ao seu perfil e, por fim, acesse "configurar seu perfil comercial" e insira seus contatos empresariais. Pronto! Após essa alteração, o usuário tem acesso a uma infinidade de informações importantes sobre a audiência de seu instagram comercial, como por exemplo o número de views das postagens, dados demográficos de seus seguidores e quantas pessoas já acessaram o link da sua bio, entre outras inúmeras funções. Não deixe de lado essa importante ferramenta lançada pelo Instagram para extrair todas as informações que você precisa saber sobre seu público. Mãos à obra!

 

fa0c96fc09c980c971e8d4b903e4ebff.png

Foto: Reprodução/Instagram

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Mulheres transformam cinto de segurança em bolsas e mudam de vida

Grupo reutiliza tecido automotivo na elaboração de produtos, como brindes, artigos de decoração e acessórios de moda.


+ Notícias

Goiânia recebe exposição de mini jardins e biomas com entrada gratuita

Mostra expõe peças simples e sofisticadas criadas especialmente para um público urbano


+ Notícias

Anitta é alvo de críticas por não se posicionar politicamente e internautas não perdoam

Em seu twitter a cantora desabafou e dividiu opiniões


+ Notícias

Goiânia terá campanha de vacinação gratuita contra raiva neste sábado

Cães e gatos poderão receber as doses em mais de 400 postos pela capital


+ Notícias

Tweets antigos da cantora Rita Lee sobre Bolsonaro geram alvoroço

Internautas foram atrás e encontraram alguns tuítes da cantora falando sobre o candidato


+ Notícias

Horário de Verão será mais curto este ano com 21 dias a menos e início em novembro

A mudança nos relógios começará em 4 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019


+ Notícias

Goiânia recebe turnê do premiado espetáculo de dança 'Mazombo'

Serão duas noites de apresentações incríveis na capital


+ Notícias

Este pedacinho do paraíso nos alpes da Suíça oferece 82 mil reais para quem mudar para lá

No deslumbrante vilarejo de Albinen o sol brilha com frequência, a paisagem é extraordinária e o ar é puro


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.