10 filmes brasileiros muito bem avaliados para assistir no Netflix

Adelina Lima
Por Adelina Lima

O cinema nacional não perde em nada para o cinema de outras partes do mundo. Com produções indicadas ao Oscar e vencedoras de prêmios nacionais e internacionais, o cinema brasileiro tem se destacado internacionalmente e conquistado o público. Para quem quer ter um gostinho do cinema brasileiro de qualidade, listamos aqui 10 filmes brasileiros muito bem avaliados e disponíveis no Netflix.

 

Cidade de Deus – 5 estrelas

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa “Cidade de Deus” é uma adaptação do livro de Paulo Lins, e retrata a o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela do Rio de Janeiro, através do ponto de vista de Buscapé. O filme foi indicado a 4 Oscars em 2004, nas categorias de melhor direção, melhor fotografia, melhor edição e melhor roteiro adaptado.

 

O Palhaço – 5 estrelas

Dirigido e estrelado por Selton Mello, “O Palhaço” narra a história do palhaço Benjamim e seu pai Valdemar, que vivem em um circo durante os anos 70. Mas, Benjamim decide viver como um funcionário comum, trazendo consequências para si e para as pessoas ao seu redor.

 

Democracia em Preto e Branco – 5 estrelas

O documentário dirigido por Pedro Asbeg mostra como a música, o esporte e a política se encontraram durante o ano de 1982 (durante a ditadura militar) para mudar o rumo da história do Brasil.

 

Em busca de Iara – 4,5 estrelas

Dirigido por Flavio Frederico, o documentário narra a trajetória de Iara Iavelberg, que abandonou a família e investiu na luta armada durante a ditatura militar.

 

Quebrando o Tabu – 4,5 estrelas

Documentário dirigido por Fernando Grostein Andrade e Cosmo Feilding-Mellen, “Quebrando o Tabu” apresenta opiniões de pessoas comuns até médicos renomados sobre a Guerra às Drogas dos EUA, há 40 anos, discutindo sobre como as drogas afetam a realidade das pessoas sob diferentes aspectos.

 

Tropa de Elite – 4,5 estrelas

Filme policial dirigido por José Padilha, “Tropa de Elite” aborda a violência urbana no Rio de Janeiro e as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), através da perspectiva do capitão Roberto Nascimento. O filme recebeu o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim em 2008.

 

Ônibus 174 – 4,5 estrelas

Filme-documentário também dirigido por José Padilha, o filme conta a história do sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, realizado por Sandro Barbosa do Nascimento. O filme recebeu 4 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de 2003 e foi premiado no Festival de Havana de 2003, no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, na Mostra Internacional de Cinema São Paulo de 2002 e venceu o Emmy Awards de 2005 de melhor documentário.

 

Amazônia Eterna – 4,5 estrelas

Dirigido por Belisario Franca, o documentário apresenta uma nova abordagem sobre o uso sustentável da Floresta Amazônica. No filme, empresários, ambientalistas e moradores da região falam sobre sua relação com a floresta e discutem soluções para os problemas da região.

 

Woodstock – Mais que uma loja – 4,5 estrelas

Dirigido por Wladimyr Cruz, o documentário conta a história da loja Woodstock Discos, em São Paulo, e seu proprietário, Walcir Chalas. Aberta há mais de 30 anos, a loja influenciou gerações e foi pioneira na disseminação do rock pesado no Brasil.

 

2 Coelhos – 4,5 estrelas

Neste filme de Afonso Poyart, acompanhamos a história de Edgar, que é indiciado após se envolver em um grave acidente de carro em que sua mulher e seu filho são mortos, mas escapa da prisão graças à influência de um deputado. Após uma temporada em Miami, ele retorna com um plano para se vingar tanto do deputado que o ajudou quanto de Maicon, um criminoso que sempre foge da prisão.