23/04/2018 06:41
Notícias / Gastronomia

10 razões por que os pit dogs são um patrimônio gastronômico de Goiânia

Se você não foi a um pit dog, não pode dizer que foi à Goiânia

Caio
por Caio Miranda

Eles estão em todos os lugares, têm cada um suas próprias especialidades e todo mundo na cidade tem um preferido. Mais do que um simples lugar para matar a fome, os pit dogs estão marcados no modo de vida do povo goianiense desde 1972, quando o seu conceito como conhecemos hoje foi inventado.

Depois que seis pit dogs entraram no alvo da Prefeitura da cidade por não apresentarem condições de higiene e armazenamento de produtos, o queridinhos da cidade estão definitivamente na boca do povo.

Aproveitando o assunto, o Curta Mais resolveu reunir uma série de motivos pelos quais os Pit Dogs merecem o título de patrimônio da cidade de Goiânia e por que eles, como tal, merecem melhor atenção e cuidado tanto por parte da população quanto por parte dos donos dos estabelecimentos.

Confira!


1. São completos


Hamburguer, bacon, tomate, alface, batata palha, milho, purê e até um polêmico abacaxi... Tudo isso em um único sanduíche.


2. Não têm frescuras


Esqueça os garfos e facas das hamburguerias gourmet. Nos pit dogs, a regra é comer sem frescuras, com as duas mãos e, inevitavelmente, se sujando todo.


3. Quando um ganha nosso coração, nunca mais perde


Pit dog é que nem salão de cabeleleiro. Se você vai uma vez e gosta, é difícil que escolha outro na próxima vez. Apesar de todos seguirem a mesma receita central (hamburguer, bacon, milho e batata palha), cada um tem um molho especial ou um jeito único de fazer que os outros não têm.


4. De madrugada, só eles podem matar nossa fome


É sábado, 3 horas da manhã. Você acabou de sair da balada e percebe que vai ter um treco se não comer nada nos próximos vinte minutos. Não se preocupe: em Goiânia, não serão precisos mais do que três quarteirões para você encontrar um pit dog (por mais modesto que seja) para te salvar.


5. Têm excelente custo-benefício


Em muitos pit dogs, é possível fazer um lanche completo pagando metade do que as grandes redes de fast-food cobram por um combo do mesmo tipo. Ótimos para quem está no aperto.


6. Têm promoções lendárias


Não é difícil encontrar um pit dog que tem uma promoção secreta do tipo "quem comer o nosso moster burger ganha um mês de lanche de graça". Quem vence uma delas, entra para sempre na história do lugar, com direito a foto e tudo.


7. Oferecem a experiência de comer ao ar livre


Nada melhor do que sentar em um pit dog no fim da tarde em um calçadão ou praça e observar o movimento. Ver todo mundo na correria e apenas ficar ali, tranquilo, sentindo o vento no rosto e pensando na vida enquanto se come aquele x-tudo com refrigerante. Só em um pit dog...


8. São lugares totalmente democráticos


Quando o sanduba é bom, não importa como ele é servido ou se o lugar é simples. Todas as classes sociais se encontram lá.


9. Deixam levar seu próprio complemento ou bebida


Atravessar a pista, comprar uma garrafa de 3 litros de refri, voltar para a mesa e não passar por nenhum tipo de constrangimento pelo que fez fazem parte da experiência que é ir a um pit dog.


10. Se você não foi a um pit dog, não pode dizer que foi à Goiânia


Eles estão tão enraizados na cultura goianiense e agregam tantos costumes e tradições próprias da cidade que se tornam, de certa forma, uma pequena amostra do que é viver em Goiânia. Uma cidade simples, que dispensa frescuras e grandes formalidades, mas que sabe identificar e prezar pelo que é bom de verdade.

Quer conhecer Goiânia de verdade? Visite um pit dog! :)

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Notícias

Barriga solidária em Goiânia realiza sonho de amiga em ser mãe

Na última sexta-feira (20), após nove meses de gestão, muito bem acompanhados, Pedro veio ao mundo


+ Notícias

Voluntários reformam casa de família carente em Goiânia

Era uma casa que não tinha reboco, não tinha muro, não tinha forro, não tinha piso. Mas, diferente da canção popular interpretada por Toquinho, de engraçada não tinha nada.


+ Notícias

Oficinas gratuitas sobre arte e sustentabilidade acontecem amanhã em Goiânia

Evento é promovido pelo projeto Casa Fora de Casa


+ Notícias

Os 10 melhores bairros de Goiânia

Confira os 10 bairros mais votado em nossa enquete e os mais queridos


+ Notícias

Ministério Público Federal pede que UFG suspenda imediatamente curso ‘O golpe de 2016’

Universidade pode receber multas diárias de 5 mil reais


+ Notícias

Pocket shows gratuitos acontecem em Goiânia neste sábado

Funk, Rap, Trap embalam o encontro para o lançamento de marca street style que representa o hip hop goiano


+ Notícias

Goiânia recebe curso de capacitação em Massoterapia Ayurvédica

Técnica indiana milenar é eficaz contra dores musculares, enxaqueca, problemas na coluna e ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.