11/11/2019 20:00
Gastronomia / Regional

15 comidinhas de rua legitimamente goianas que todo turista precisa conhecer

Carro da pamonha, jantinha no almoço e fruta no copo: veja as diversas "invenções" e tradições da culinária de rua de Goiânia

Bianca
por Curta Mais

Só quem é goiano do pé rachado que sabe: tem coisas que só a gente entende, e só a gente come também. Diversos pratos originalmente goianos saíram das ruas, do centro e das portas de baladas e bares não só da capital, mas do interior também. Tradição e cultura que passam de pai pra filho e de avós para netos. Veja aqui uma lista cheia de delícias e nostalgias para você levar aquele amigo "de fora" pra conhecer mais de perto nossa "culinária de rua".

1. Jantinha

"...Em cada esquina paro em cada olhar jantinha!" Arroz, feijão, vinagrete, mandioca, molho especial e espetinho... como não amar? Jantinha e goiano é um casal inseparavel. Se você não vai em uma jantinha pelo menos uma vez na semana, cê tá goianando errado. Aqui, a gente come jantinha no almoço, na janta e após a balada. Com a gente não tem hora pra bater um pratão de churrasco.

Você pode conferir nossa lista com 12 jantinhas deliciosas para conhecer, mas em especial tem o Jantinha Fast - Drive Thru que possui a mais gostosa da cidade. Assinantes do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto.

Resultado de imagem para satay

Unidade 1: Drive Thru - N° 170, Av. D, 454 - St. Oeste | Unidade 2: Goiânia Shopping

Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 11:00h às 23:00h

2. Pamonha

Com certeza você já ouviu por aí "Oooolha o carro da pamoooonha!" passando sempre na sua porta com pamonha de sal, pamonha de doce, pamonha à moda. E tem mais: todas elas com queijo! A paixão dos goianos não poderia ficar de fora dessa lista, mas como é difícil colocar aqui cada carro de pamonha que tem pela cidade, dá uma olhadinha nesse guia definitivo para você comer uma deliciosa pamonha em Goiânia. Mas, se você quer experimentar na pamonharia eleita 11 vezes com a melhor pamonha de Goiânia, vá para a Frutos da Terra. Assinantes do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto na pamonharia.

Setor Oeste

Endereço: Av. Perimetral, 2110 - St. Oeste, Goiânia - GO, 74125-095
Horário de Funcionamento: Segunda à domingo de 11:00 às 22:30
Telefone: (62) 3233-1507

Setor Nova Suiça

Endereço: R. C-234, 969 - Nova Suíça, Goiânia - GO, 74280-330
Horário de Funcionamento: Segunda à domingo de 11:00 às 22:30
Telefone: (62) 3281-4049

3. X-tudo

Pit Dog é uma gíria tipicamente goiana, usada em muitas regiões do Centro-Oeste, para definir uma pequena lanchonete, geralmente em trailers ou calçadas. Mas, o que as pessoas que 'vem de fora' não fazem ideia é que os pit dogs são muito mais que 'simples' lanchonetes. Se tratam de uma parte importantíssima do nosso estilo de vida, se tornando um verdadeiro patrimônio cultural com seus x-tudos, x-saladas etc.

Para encontrar um perto de você, veja essa lista com 13 pit dogs em Goiânia que colocam muito food truck no chinelo.

4. Empadão

Lanchonetes "ambulantes" ou "carrinhos" com lanches geralmente são comuns pelas ruas de Goiânia, mais precisamente pelo centro da cidade. A verdade é que, qualquer lanchonete goiana que se preze tem um legítimo empadão saboroso com bastante recheio. Seja de frango, carne seca, palmito, camarão, linguiça, pequi, guariroba ou até mesmo de doce, o empadão é uma comida típica do estado de Goiás, que tem um lugar especial no coração (e no estômago) dos goianos. Você pode aproveitar essa lista aqui com vários lugares que são referência quando o assunto é empadão, ou você pode experimentar a da Frutos da Terra, referência na cidade toda em comida goiana.

bb451b702d2bb94188b99c86e507e003.jpeg

5. Caldo

Seja de mandioca, feijão, verde ou a clássico ‘franjão’, os caldos caem bem em qualquer época do ano, mas nos dias frios são essenciais. No terminal de ônibus, na calçada, nas vias e até delivery: todas as regiões da cidade são agraciadas com os famoso caldos. Veja aqui uma lista quentinha pra você, ou se preferir, recomendamos o caldo de feijão do Bar Glória. É de pedir biz! Lembrando que assinantes do Clube ganham 30% de desconto no bar.

Resultado de imagem para caldo goiania

Endereço: Rua 101, n° 435, setor sul
Mais informações: (62) 3224-9033

+ 10 restaurantes que provam que a comida típica goiana é a melhor do mundo

6. Pastel de Feira

Pastel é paixão dos goianos, seja na feira pela manhã, ou no bar acompanhando um chopp gelado, em casa com a família. Todo mundo ama pastel! Aqui em Goiânia nas feiras livres é onde você encontra os melhores pastéis com recheios deliciosos, que vai dos tradicionais aos mais regionais: pequi e guariroba! Veja aqui uma lista com várias opções de feirinhas livres pra você aproveitar essa iguaria da melhor forma, ou se preferir, o Rio Bahia Restaurante tem uma porção de pastelzinho que vai te deixar com água na boca. Se passar pelo Centro, não se esqueça de parar na banca do Seu Amilton Luiz. Lembrando que assinantes do Clube ganham 30% de desconto no bar!

Resultado de imagem para pastel de feira goianiaFoto: Pastel Italiano / Marcos Aleotti / Curta Mais

e9d53a7f715ad307081a4b24b0f23022.jpgFoto: Rio Bahia

7. Caldo de Cana

Motivo é o que não falta pra tomar caldo de cana – e lugares também não. Um goiano que se preze tem que tomar aquela garapa acompanhada de um pastelzinho de feira. Se você não faz isso, está sendo goiano errado. Brincadeiras à parte, o famoso caldo de cana agrada (quase) todos os paladares. Impossível não encontrar alguma "carro" pelas esquinas da cidade que vende o caldo doce da cana. Rico em açúcares do bem, que têm baixo índice glicêmico, o caldo também é rico em glicose e hidrata o corpo rapidamente, tem propriedades antioxidantes e alcalinas, ajudando a manter o organismo saudável e combatendo doenças do envelhecimento, e ainda é rico em ferro, cálcio, potássio, magnésio, e nas vitaminas A, B e C.

Veja aqui um guia completo para apreciar essa iguaria.

Foto: Marcos Aleotti / Curta Mais

+ 9 lugares em Goiânia com comida goiana raiz que você precisa conhecer

8. Curau

Doce e pastosa, tem como principal ingrediente o creme de milho verde. Após uma tradicional pamonha, um cural com canela é a sobremesa perfeita pra deixar o dia mais feliz. Afinal, tudo que vem do milho é bom e a gente gosta! Pra comer essa delícia, recomendamos o curau da Pamonharia Frutos da Terra. A gente te garante: é divino!

91aa92ff3d11202a59e12f4257003912.jpegFoto: Frutos da Terra

9. Fruta no Copo

Quem nunca parou pra comer um abacaxi com sal no centrão da cidade (ou passou vontade de fazer o mesmo), que atire a primeira pedra. É jabuticaba, acerola, melancia, goiaba, laranja, mexirica... uma verdadeira feira ao céu aberto e sem fiscalização. É tudo no improviso, quilos e quilos de frutas em cima de uma mesa e uma pessoa sempre com uma garrafinha jogando água para aparentarem frescas e saborosas. Estamos falando das famosas frutas no copo que não escapam das calçadas, seja em beira de estrada até em setores mais elitizados da cidade. Afinal, pra comer uma ameixa no meio da correria do dia-a-dia não tem hora.

0c413eb4aceb70867184b6a10983a211.jpgFoto: Sueli Gutierrez

E na época de pequi....

Não tem espaço pra fruta quando o pequi começa a dar os primeiros sinais do fruto. O centro de Goiânia exala o cheirinho que, mais uma vez, quase todo mundo gosta e sai correndo pra comprar e congelar pro ano inteiro.

Foto: Divulgação/Seda

10. Pastelim de Goiás

Esse aqui no interior é a pedida certa de qualquer lanchonete. Trata-se de uma deliciosa casquinha recheado de doce de leite e canela. Muitos dizem que até o Papa comeria rezando! Como esta iguaria é mais difícil de ser encontrada, vamos deixar uma receita aqui pra você se deliciar. É rápido e fácil:

Ingredientes

-Massa: 100g de açúcar refinado

-10ml de água 200g de farinha de trigo

-1 unidade de gema de ovo

-100g de manteiga sem sal

-2g de sal refinado

Recheio

-20 g de canela em pó

-200g de doce de leite

Preparo

Peneire a farinha. Misture o sal com o açúcar e a farinha. Acrescente a manteiga, a água e o ovo. Trabalhe a massa até que fique lisa e uniforme. Leve à geladeira por 20 minutos. Aqueça o forno a 180°C. Forre as formas com a massa. Fure com um garfo para não estufar. Leve ao forno por 15 minutos. Recheie as massas pré-assadas com doce de leite e leve de volta ao forno apenas para derreter o doce. Sirva polvilhado com canela.

Resultado de imagem para pastelinho de goias

Fonte: O Globo

11. Milho Cozido

Assim como as frutas no pote você encontra na beira de estrada e também no centrão da cidade, o famoso milho cozido com (muita) manteiga tambem faz sucesso no paladar dos goianos. Afinal, a capital nacional dos pratos típicos feitos com milho não poderia faltar essa. Para se deliciar, a Pamonharia Frutos da Terra vende um que é sensa.

a0c826f62b5e01cfd7e8a0cf69554c8e.jpeg

12. Doces Cristalizados

Comum no interior, doces de frutas cristalizadas é provavelmente do tempo dos seus avós. O sabor mais comum é feito de abóbora e fazia a alegria da criançada na venda mais próxima. Segundo vizinhas de Cora Coralina na Cidade de Goiás, doces cristalizados era uma das paixões da poetisa. Doce que unia os vizinhos, até hoje pode ser encontrado em festas e vendinhas pelas cidades do interior e até em mercados de Goiânia. Você pode encomendar também da Dona Conceição, referência quando o assunto é as goluseimas adocicadas.

5bddfe81d262bd48a9fcc6c9cc1bdea8.png

Doces Dona Conceição

Endereço:

Telefone: (62) 3233-8053

13. Doces de Compota

Se você nunca comprou um doce de compota de um vendedor ambulante que passa de porta em porta, seus pais ou seus avós fizeram isso por você. Os doces em potes de vidros são muito comuns tanto na capital quanto no interior e possuem diversos sabores e alguns até mistos. Doce de leite, doce de leite ninho, doce de leite com goiaba, doce de leite com morango, entre outros.

Imagem relacionada

14. Doce de Figo

Essa é pra mexer com os sentidos de nostalgia. Essa receitinha com certeza saiu do fundo da memória dos seus avós. Muitos plantam em casa o figo e preparam ali mesmo. O bom é saborear! Veja essa receitinha aqui do site Tudo Gostoso pra você se deliciar:

Ingredientes:

- 2 kg de figo verde
- 2 e 1/2 xícaras de açúcar
- Cravo

Modo de preparo:

- Corte o talo do figo, do outro lado faça um corte em cruz.
- Coloque-os em água fervente e cozinhe por 10 minutos.
- Escorra a água.
- Após estarem frios, leve os figos ao congelador em uma embalagem de plástico, até que ele congele bem.
- Após congelado, lave-o em água corrente e retire a pele, ela vai sair inteira.
- Descarte a pele e reserve o figo.
- Coloque 2 xícaras de açúcar em uma panela funda e leve ao fogo, mexendo até que vire um caramelo.
- Junte 1 xícara de água e misture bem.
- Misture o figo com o caramelo.
- Coloque água o suficiente para cobrir os figos.
- Cozinhe e coloque cravos a gosto.
- Se a calda secar muito coloque outra xícara de água e mais 1/2 xícara de açúcar
- Ferva novamente e sirva, ou guarde em compotas na geladeira.

Resultado de imagem para doce de figo

15. Cachorro Quente

Essa é universal, mas muito goiano adora. Na porta da balada, na festinha de criança, no centro da cidade, ou até delivery: todo dia é um bom dia pra comer um dogzão. Aqui você encontra ele com diversos recheios, mas destacamos o do Canuc: tem até com estrogonofe! É de lamber os beiços. Veja uma lista aqui com os 6 melhores da cidade.

Canuc

Endereço: R. 229, 250 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-090

Mas, se o que você procura é comida regional, um restaurante referência pra comer bem e sentir de perto toda a culinária goiana, indicamos o Chão Nativo Bueno. Um dos melhores restaurantes de Goiânia e com preço acessível. Assinantes do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto.

Resultado de imagem para chão nativo bueno

Avenida T-11, n°299, Setor Bueno
(62) 3241-2266
Seg-Sex: 11:00 - 15:00 / Sáb-Dom: 11:00 - 16:00

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

As melhores opções de gastrobar de Goiânia

A Curadoria do Curta Mais separou uma lista incrível com as melhores opções da capital


+ Gastronomia

Cão Véio Goiânia comemora 1 ano com presença do Chef Henrique Fogaça

A noite será regada a muito Rock n’roll, boas bebidas e a presença do Chef e sócio do marca, Henrique Fogaça


+ Gastronomia

Restaurante italiano de Goiânia faz sorteio de uma festa para 50 convidados

A ação já começou e encerra-se no dia 09 de dezembro


+ Gastronomia

Drive thru em Goiânia revoluciona o tradicional e desejado 'disco de carne' com picanha suculenta e molhos especiais

O nosso petisco favorito de boteco e lanchonetes, agora dentro dessa proposta genial


+ Gastronomia

6 sorveterias Gourmets em Goiânia para você se refrescar neste calor de 40°C

O Clube Curta Mais indica e você aproveita pra não derreter nesse forno da cidade


+ Gastronomia

Com vitrine e parrilla uruguaia, Karnivora reinventa a forma de servir carnes nobres a preços acessíveis em Goiânia

Na steakhouse que é referência em carnes premium, o cliente pode escolher seu corte em uma vitrine repleta de carnes nobres nacionais e importadas


+ Gastronomia

Frutos da Terra: pamonharia mais tradicional de Goiânia chega ao Clube Curta Mais

11 vezes premiada como a melhor pamonharia de Goiânia, a Frutos da Terra possui uma história única de superação e tradição


+ Gastronomia

Bom e barato: lanches em Goiânia pra matar a fome por até R$ 10

Salgados deliciosos e baratinhos pra forrar o estômago ou fazer aquele lanche da tarde de respeito


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.