19/09/2018 23:38
Cinema / Matéria

15 filmes para inspirar sua próxima viagem

Wild, Um Planeta Solitário, O Céu Que Nos Protege e Uma Viagem Extraordinária são alguns dos nomes que fazem parte dessa lista

por Curta Mais

Os filmes possuem uma incrível capacidade de nos provocar emoções que nem sempre pensávamos que poderíamos sentir. Nos fazem ir e voltar no tempo, como se fossemos verdadeiros viajantes sem a necessidade de sair de casa, utilizando apenas a imaginação.

Além disso, os filmes são capazes de nos inspirar e provocar - mesmo que seja apenas uma fagulha - desejo de fazer algo que sempre tivemos vontade mas que nunca levamos a diante.

Bem, para dar um empurrãozinho naquela sua vontade de viajar, nós do Curta Mais, selecionamos essa listinha com 15 filmes que vão te ajudar, de uma vez por todas, a fazer aquela tão sonhada viagem.

1 - O Caminho [The Way]

O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu único filho Daniel (Emilio Estevez) têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha para cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida em uma fatalidade. Tom, então, vai até a França para recolher o corpo de seu filho. Chegando lá, ele resolve fazer o Caminho, completando o percurso que Daniel havia começado, levando junto as cinzas do rapaz. Durante a empreitada, ele encontra companheiros que vão lhe mostrar que nenhum caminho deve ser percorrido sozinho.

2 - A Vida Secreta de Walter Mitty [The Secret Life of Walter Mitty]

Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

3 - Livre [Wild]

Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

4 - Eurotrip

Após se formar no 2º grau, Scott Thomas (Scott Mechlowicz) pensa em passar o verão com Fiona (Kristin Kreuk), sua namorada. Porém ela lhe dá um tremendo fora. Para piorar Scott segue os conselhos de Cooper Harris (Jacob Pitts), seu melhor amigo, e manda um e-mail desaforado para um amigo, Mieke (Jessica Boehrs), que mora em Berlim, pois Cooper acha que Mieke é gay. Só então descobre que Mieke é uma bela jovem, mas Scott não pode nem tentar se retratar, pois seu e-mail foi bloqueado por ela. Assim ele decide ir até Berlim achar Mieke, juntamente com Cooper. Viajando de um jeito econômico, eles vão primeiramente para Londres, que seria a primeira etapa de muitas confusões na tentativa de achar Mieke.

5 - Um Planeta Solitário [The Loneliest Planet]

Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) formam um jovem casal apaixonado. Eles pretendem se casar, e alguns meses antes da cerimônia os dois fazem uma viagem pelas montanhas, com a ajuda de um guia. Mas eles se envolvem em um acidente violento com três moradores locais, transformando completamente a relação entre os dois.

6 - 180° South: Conquerors of the Useless

O filme narra a viagem que Jeff Johnson fez até a Patagonia, inspirada na lendária viagem de 1968 de Yvon Chouinard (fundador das marcas Black Diamond e Patagonia) e Doug Tompkins (fundador da marca The North Face), quando eles foram de carro até a Patagonia para escalar o Cerro Fitz Roy, conquistando a via Californiana.

7 - Na Natureza Selvagem [Into the Wild]

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

8 - A Map For Saturday

Documentário sobre “Backpacking” e viagens de longa duração.
Quando se está viajando, todos os dias parecem sábado, muito mais se essa viagem for de volta ao mundo. Neste filme de 90 minutos podemos ver uma viagem por 26 países de 4 continentes, efetuada por Brook Silva-Braga, que deixou o seu confortável emprego na rede de TV norte-americana HBO para viajar pelo mundo durante um ano. Durante esta experiência, vários outros viajantes cruzaram com Silva-Braga, os quais ajudam a contar a história dos lugares por onde se conheceram e a partilhar suas experiências.

9 - A Arte de Viajar [The Art of Travel]

Conner Layne está prestes a embarcar na aventura de sua vida, não a que ele planejava. Ao descobrir que sua noiva está tendo um caso com seu melhor amigo, ele decide seguir sozinho em lua de mel. Ao embarcar para a América do Sul, ele começa a conhecer as maravilhas que o lugar tem para oferecer. Torna-se amigo de dois viajantes suecos e acaba tendo todos os seus pertences e dinheiro roubados. Após esta conturbada aventura ele encontra um simpático casal, Darlene e seu marido Christopher, que estão planejando atravessar o Darien Gap, uma faixa de 100 milhas ao longo da selva subdesenvolvidas que separa o Panamá e a Colômbia, em tempo recorde, com um grupo de desorganizados estrangeiros. Conner decide se juntar ao grupo de aventureiros nesta jornada que tem como recompensa a paisagem perigosa e então, começa mais uma aventura, a aventura que realmente ele esperava.

10 - Last Stop for Paul

Dois indivíduos viajam durante duas semanas por tantos países quanto possível. Eles carregam as cinzas de um amigo durante a viagem e todos os problemas possíveis e imaginários. É uma realização única. Este filme que foi filmado apenas com uma câmera e um orçamento muitíssimo reduzido ganhou mais prêmios em 2007 que qualquer outro filme independente. No total, ganhou 45 prêmios em festivais internacionais.

11 - Encontros e Desencontros [Lost In Translation]

Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.

12 - O Céu Que Nos Protege [The Sheltering Sky]

Logo após o final da 2ª Guerra Mundial Kit (Debra Winger) e Port Moresby (John Malkovich), um casal de americanos que vive em Nova York, viajam para a África. Eles não se consideram turistas mas viajantes, pois o turista quando chega já pensa em voltar, enquanto o viajante pode nem voltar. George Tunner (Campbell Scott), um amigo do casal e turista os acompanha. Kit e Port esperam que novas experiências lhes dê um novo rumo na vida, reconstrua o amor e preencha suas vidas vazias, pois a relação está em crise e se algo não acontecer o casamento tende a acabar.

13 - Uma semana [One Week]

Quando Ben Tyler é confrontado com sua mortalidade, ele decide fazer uma viagem através dos campos em sua motocicleta. Uma semana na vida desse homem que foge de uma vida infeliz, para tentar viver mais inteiramente.

14 - Uma Viagem Extraordinária [The Young and Prodigious T.S. Spivet]

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

15 - A Terra da Lua Partida [The Broken Moon]

No Himalaia, o velho nômade Sonam vive em uma das mais isoladas regiões do planeta. Apesar de já enfrentar severas mudanças em seu modo de vida, ele enfrenta agora o desejo de seu filho de abandonar os costumes de seu povo, repetido ao longo de gerações. O jovem deixa claro para seu pai sobre a vontade que tem de ir para a cidade grande, mas uma briga em família é iniciada. O que o ancião não sabia e de alguma forma irá descobrir é que por trás do sofrimento de ambos estava o fenômeno do aquecimento global, responsável pela seca e os males que vem afetando o seu povo.

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Cinema

Abertas as inscrições para o Goiânia Mostra Curtas 2018

Evento traz palestras, debates, lançamentos literários e muito mais


+ Cinema

Confira a programação do DIGO 2018 em Goiânia!

Goiás é destaque mundial do cinema em festival de filmes gratuito


+ Cinema

União de Cineclubes de Goiânia faz amostra gratuita de filmes

A sessão traz alguns dos filmes vencedores da AFIC 2018


+ Cinema

20 filmes que estreiam no cinema na primeira quinzena de maio

Os filmes possuem temáticas desde musicais até guerra de monstros


+ Cinema

Escola de idiomas realiza sessões de filmes em Goiânia

Obras em alemão, espanhol, inglês, francês e italiano serão reproduzidas em seu idioma original


+ Cinema

10 filmes que falam abertamente sobre homossexualidade

Os preconceitos, os medos e as dificuldades enfrentados na vida real


+ Cinema

Ingressos para Deadpool 2 já estão em pré-venda em Goiânia; confira pôster e trailer

A pré-venda de ingressos de Deadpool 2 já está acontecendo nas principais redes de cinema da cidade


+ Cinema

Goiânia recebe programa cultural gratuito para quem gosta de cinema

Estudantes aderem ao cineclubismo para melhor aprendizagem nas universidades


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.