27/05/2019 02:16
Filmes e Séries / Filmes

21 documentários sobre fotografia que vão te deixar de queixo caído

Dá uma olhada nessa lista e prestigie os maiores artistas da luz nesse dia especial!

Gabriela
por Gabriela Tavares

No Brasil, no dia 8 de janeiro, é comemorado o dia do fotógrafo, profissional que captura a essência da vida em imagens estáticas. Para celebrar, preparamos essa lista completa sobre os melhores documentários de alguns dos fotógrafos mais ilustres que já tivemos a honra de conhecer. 

1. Finding Vivian Maier (2013 | 12+)

Um documentário sobre Vivian Maier, uma babá que detinha de um acervo com mais de 100 mil fotografias e só foi descoberta após sua morte. Muito reservada, ela passou a vida toda sem contar a ninguém sobre sua paixão por fotografia. Com exposições em todos os cantos do mundo, atualmente ela é considerada uma das maiores fotógrafas de rua de todos os tempos. Disponível no YouTube.

2. O Sal da Terra (2014 | 12+)

Dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo Sebastião Salgado, o protagonista da trajetória que é mostrada ao longo do documentário. Neste filme, é apresentado o projeto de Salgado, Gênesis, uma expedição que tem o objetivo de registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então nunca registrada em lentes.

3. The Woodmans (2010 | 12+)

Francesca Woodman, obcecada por imagens em preto e branco, muitas delas autorretratos nus, é atualmente uma das fotógrafas mais reconhecidas do século 20. Filha dos artistas Betty e Charles Woodman, ela uma ceramicista e ele um pintor e fotógrafo, Francesca foi a Nova Iorque para atirar fogo no mundo da arte. Mas, aos 22 anos, deprimida com a carreira, ela cometeu suicídio. Neste documentário, a trajetória da família que sofreu uma tragédia e conseguiu redenção por meio da arte. Disponível no YouTube.

4. The B-Side: Elsa Dorfman’s Portrait Photography (2017 | 12+)

A fotógrafa Elsa Dorfman descobriu seu talento em 1980: a câmera Polaroid Land 20x24, maior que a vida. Nos trinta e cinco anos seguintes, ela capturou as "superfícies" daqueles que visitaram seu estúdio em Cambridge, Massachusetts: famílias, poetas, estrelas do rock e ilustres ​​de Harvard. À medida que as imagens começam a desaparecer e a aposentadoria se aproxima, Dorfman oferece a Errol Morris uma visita interna ao seu arquivo no quintal. Disponível na Netflix.

5. Tales By Light (2018 | 10+)

Série em formato documental. Fotógrafos renomados e cinegrafistas viajam o mundo enquanto exploram locais distantes, capturando imagens extraordinárias que apresentam a natureza e a cultura sob uma nova luz. Disponível na Netflix.

6. Perseguindo o Gelo (2012 | 10+)


Confira o trabalho do fotógrafo da National Geographic, James Balog, no Ártico. Ele implementou câmeras de time-lapse projetadas para um propósito: capturar um registro plurianual das geleiras em mudança do mundo. Seus vídeos assombrosamente bonitos comprimem anos em segundos e capturam antigas montanhas de gelo em movimento, à medida que desaparecem em um ritmo de tirar o fôlego. 

7. McCullin (2013 | 12+)

O documentário mostra como Don McCullin criou algumas das imagens mais icônicas do século XX sobre a desumanidade do homem para com o homem. Ele trouxe o impacto e a realidade do conflito humano para o leitor em geral, indo às missões de guerra às vezes com apenas vinte rolos de filme. Disponível no YouTube.

8. Nascidos em Bordéis (2004 | 16+)

Um retrato de um grupo de crianças inesquecíveis no distrito da luz vermelha de Calcutá. Feisty, resiliente e engraçado, é filhos de uma prostituta. Tentando fugir de um futuro condenado, eles embarcam em uma jornada de transformação com a fotógrafa Zana Briski, de Nova York, que os ensina a tirar fotos com câmeras que ela fornece. Esta história humorística e sincera retrata o poder da arte e a coragem daqueles que desejam mudar suas próprias vidas.

9. Visual Acoustics: Modernism of Julius Shulman (2008 | 12+)

Julius Shulman era, como muitos especialistas concordam, o maior fotógrafo arquitetônico do mundo. Narrado por Dustin Hoffman, "Visual Acoustics" celebra a vida e carreira deste artista brilhante e destaca o caráter magnético por trás dessas imagens. Shulman capturou o trabalho de praticamente todos os arquitectos modernos desde os anos 30. Este retrato fascinante é um testemunho tanto da evolução da arquitetura moderna quanto do cavalheiro alegre e inteligente que capturou suas imagens indeléveis.

10. Henri Cartier-Bresson: the Impassioned Eye (2004 | 12+)

Heinz Bütler entrevista Henri Cartier-Bresson (1908-2004) no final da vida. Cartier-Bresson tira fotos, faz comentários breves e as guarda na câmera de Bütler. O fotógrafo fala sobre suas viagens, incluindo o México na década de 1930, a prisão durante a Segunda Guerra Mundial, estando com Gandhi momentos antes de seu assassinato, e retornando a esboços tardios na vida.

11. The Genius of Photography (2007 | 12+)

Um compilado de entrevistas, em seis episódios especiais da BBC, com alguns dos maiores nomes da fotografia mundial, dos quais se destacam: William Eggleston, Goldin Nan, William Klein, Martin Parr, Mann Sally, Robert Adams, Teller Juergen, Andreas Gursky

12. Fotógrafo de Guerra (2001 | 12+)

O documentário de guerra de Christian Frei segue o aclamado fotojornalista James Nachtwey enquanto ele encontra histórias em alguns dos locais mais desolados do planeta. A aparência distinta do filme é alcançada porque Frei montou uma pequena câmera na câmera de Nachtwey. Enquanto o público vê o mundo que Nachtwey vê através de sua câmera, uma série de cabeças explica sua bravura, grandeza e persistência. Lentamente, o filme revela o impacto emocional que seu trabalho lhe causou.

13. Manufactured Landscapes (2006 | 12+)

Jennifer Baichwal segue o aclamado fotógrafo canadense Edward Burtynsky enquanto ele viaja pelo mundo fotografando paisagens transformadas através de reciclagem comercial e produção industrial. O filme não só captura as transformações surpreendentes na paisagem, mas também examina as repercussões sociais dessas mudanças.

14. Annie Leibovitz – Life Through a Lens (2008 | 12+)

Com a câmera na mão, a mais velha Leibovitz não apenas ensinou aos americanos como olhar para Annie Leibovitz - sozinho, esculpindo as percepções públicas de notáveis ​​como Mick Jagger, Whoopi Goldberg, Demi Moore, Patti Smith, Hillary Rodham Clinton e dezenas de outros. Bárbara visita Annie no domicílio rural da família, em meio ao trabalho árduo deste último em uma nova coleção fotográfica, e começa a revelar, na câmera, as várias camadas da personalidade e visão de mundo de sua irmã. A cineasta é incentivada por celebridades que aparecem, compartilhando insights sinceros sobre a famosa fotógrafa e contando lembranças de suas interações no set com ela.

15. National Geographic’s: the Photographers (2000 | 12+)

Alguns dos melhores fotógrafos em missão para a National Geographic refletem sobre seus trabalhos e sua arte, como obtêm essas fotos de tirar o fôlego, e perigos que enfrentam e as vidas que levam pelo amor de seu ofício. Disponível no YouTube.

16. What Remains: the Life and Work of Sally Mann (2006 | 12+)

Nomeada "Melhor fotógrafo da América" ​​em 2001 por ninguém menos que a revista Time, a fotógrafa Sally Mann, de Lexington, captura imagens que desafiam os valores e as atitudes morais do espectador. Aqui, o cineasta Steve Cantor expande muitas das idéias sugeridas no perfil abreviado do artista. Além de destacar a controvérsia em torno do corpo de trabalho divisivo de Mann, Cantor expande seu escopo para se concentrar mais em sua produção artística. Das paisagens do sul que seguiram seus retratos originais até as fotos de morte e decadência que dominaram seu trabalho posterior, o cineasta nunca se esquiva de detalhes incômodos da vida pessoal e profissional do artista.

17. A Vida e Arte de Stanislaw Szukalski (2018 | 16+)

Documentário original da Netflix, A Vida e Arte de Stanislaw Szukalski  nos leva à mente de um dos grandes personagens do século passado, oferecendo uma visão surpreendente de como a história pode se colocar no caminho do verdadeiro gênio artístico em uma geração para revelá-lo dramaticamente no próximo. Em 1968, o colecionador de cultura pop Glenn Bray, que tinha interesse em arte surrealista, encontrou um livro incomum apresentando a arte de Stanislav Szukalski. Como a maioria das pessoas, Bray nunca tinha ouvido falar de Szukalski, mas ele adorava mostrar o livro de desenhos e fotos de esculturas para seu círculo de amigos no mundo da arte underground, incluindo Robert e Suzanne Williams e George DiCaprio, que encontraram o esquecido polonês.

18. William Eggleston in the Real World (2005 | 12+)

Em 1976, as imagens alucinatórias de Faulknerian, de William Eggleston, foram apresentadas na primeira exposição individual de fotografias a cores do Museu de Arte Moderna. O filme mostra uma conexão profunda entre a personalidade enigmática de Eggleston e seu trabalho inovador, e também revela seus compromissos paralelos como músico, desenhista e cinegrafista.

19. SHOT! O Mantra Psico-Espiritual do Rock (2017 | 14+)

Uma aventura cinematográfica que mergulha na mente de um dos maiores fotógrafos vivos do rock: Mick Rock. Através da lente pungente da mitologia do rock 'n' roll; criador de ícones, explorador psicodélico, poeta e guardião dos sonhos Mick Rock. Mick se vira para encarar a si mesmo e as experiências como o recordista visual de mitos e lendas que o impeliram a ser um ícone vivo nesta história de retorno do rock n 'roll. Com fotografias de David Bowie, Queen, Syd Barrett (membro fundador do Pink Floyd), Blondie, Lou Reed e Iggy Pop estão agora impressas em nossa psique coletiva para sempre e gerações por vir. Disponível na Netflix.

20. Refugee (2016 | 10+)

bd22ce7d192edc4e326e15ea6fcddf1a.jpg
Foto: Lynsey Addario | Reprodução

Cinco fotógrafos aclamados viajam pelo mundo para registrar com precisão as dificuldades enfrentadas pelos refugiados que sonham com uma vida melhor. Disponível na Netflix.

21. Robert Capa: no Amor e na Guerra (2003 | 12+)

ca000e54588b8b5a254885470b6b2de0.jpg
Foto: Robert Capa | History Army

Capa até hoje é considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, seja por seus registros da Guerra Civil espanhola, do desembarque das tropas Aliadas no Dia D da Segunda Guerra.Em 1954, aos 40 anos de idade, Capa foi vítima fatal da explosão de uma mina antimilitar na Guerra da Indochina enquanto trabalhava como correspondente da revista americana Life.

Capa: Henri Cartier-Bresson

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Filmes e Séries

Exterminador do Futuro: Destino Sombrio ganha primeiro trailer cheio de ação

Além do trailer, a Paramount divulgou duas imagens do longa


+ Filmes e Séries

Black Mirror: Netflix divulga trailers, títulos e sinopses dos 3 episódios da 5ª temporada

Miley Cyrus estrelará um dos episódios da nova temporada da série


+ Filmes e Séries

Filme de Downton Abbey ganha seu primeiro trailer

O longa acompanha a família Crawley 18 meses após o término da série original


+ Filmes e Séries

Disney libera novo trailer de Toy Story 4

O longa promete abranger a história da saga, que terminou de maneira brilhante em 2010


+ Filmes e Séries

9 séries na Netflix para assistir se você está órfão de Game of Thrones

Essas séries podem te ajudar a lidar com o luto do episódio final da série que marcou a década


+ Filmes e Séries

9 séries incríveis na Netflix que provam que o Brasil não produz só novela

A produção brasileira de séries está de vento em popa nos últimos anos e merece sua atenção


+ Filmes e Séries

Netflix divulga trailer de Elisa e Marcela, filme que retrata o único casamento lésbico realizado pela Igreja

O drama é em preto e branco e conta como uma grande amizade do início do século XX se transformou em paixão


+ Filmes e Séries

Confira o trailer de O Escolhido, nova série brasileira da Netflix

A série se passará no Pantanal e tratará de temas como ciência e religião


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.