4 filhotes de espécies ameaçadas de extinção nascem no Zoológico de Goiânia

Depois de 10 anos lobo-guará e onça pintada se reproduzem e funcionários comemoram

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
c64292f38c183cde6cd2e81afbf236c1

No mês de julho três filhotes de lobo-guará nasceram no Zooólogico de Goiânia, e no último dia 07 de agosto (terça-feira), o novo morador é um filhote de onça-pintada, ambas espécies ameaçadas em extinção. Dos 441 animais que integram o plantel, 198 nasceram na própria unidade de conservação.

Nascimento de filhotes é muito comemorado dentro do Zoológico, principalmente quando são espécies em extinção, pois a reprodução em cativeiro é muito complexa e depende de vários fatores como a idade dos animais, dieta, adaptação ao recinto e “química” entre o casal. Já haviam 10 anos que nenhuma das duas espécies se reproduziam dentro do Zoo.

Segundo funcionários, um dos filhotes do lobo-guará nasceu com problema nos ossos e precisou passar por uma cirurgia, mas que foi um sucesso e o animal já se encontra em processo de recuperação.

980dc727e62130b89dbb20fbfd9543f9.jpg
(Foto: Zoológico/Reprodução)

 

Lobo-Guará

Lobo-guará é um animal típico do cerrado e que não gosta de contato humano. Sua dizimação está relacionada a utilização de seu habitat natural para agricultura e criação de gado. Além disso, muitos dos animais são vítimas de atropelamento, já que por ser um animal solitário, normalmente circula por grandes campos e estradas em fins de tarde e durante as noites. Vive cerca de 15 anos e em zoológicos pode chegar a até 20 anos de vida.

Onça Pintada

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Símbolo da Fauna brasileira, a onça-pintada está ameaçada de ser extinta por conta das crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento, a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil.

Arara Vermelha pela primeira vez em toda a história do Zoológico teve filhotes este ano

Em março deste ano, uma Arara vermelha se reproduziu pela primeira vez em 12 anos no Zoológico de Goiânia. Casal de araras teve dois filhotes e ja são paparicados no Zoológico e tiveram o nascimento comemorado por funcionários, já que a espécie só “se apaixona” uma vez e permanece com o mesmo parceiro até o fim da vida.

9f6a37c3bcf42a74a59cf124096efa35.jpg
(Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

 

Zoológico de Goiânia

Endereço: Alameda das Rosas – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-010
Horário: das 08:30 às 16h
Telefone: (62) 3524-2390

(Capa: Zuhair Mohamad)