5 benefícios do contato com a natureza

Estar em contato diário com a natureza trás diversos benefícios, descubra quais são eles

Tainá Luíza Barreto Marques
Por Tainá Luíza Barreto Marques
22bfb41ebbcc05a4e4e203d060856d82

Cada vez mais nos afastamos da natureza, vamos às grandes cidades em busca de oportunidades e melhor qualidade de vida, mas mal sabemos como a falta deste contato afeta negativamente a nossa saúde. 

Na cidade, nosso cérebro é constantemente estimulado. Trânsito, faróis, anúncios, luzes… tudo isso sobrecarrega nosso cérebro e em pouco tempo ele já está cansado e pode começar a apresentar perda de memória. Estudos apontam que ambientes com um mínimo de presença da natureza, causam uma reação automática no nosso cérebro causando um alívio em nossa mente, tornando melhores o nosso desempenho e foco. 

Conheça mais benefícios que o contato direto com a natureza podem proporcionar a nossa saúde:

 

1. Ajuda na saúde física

Um estudo realizado pelas Universidades de Harvard e Brigham junto com o Women’s Hospital concluiu, após entrevistar mais de 108 mil mulheres, que a taxa de mortalidade daquelas que viviam em àreas mais verdes era 12% menor que o das mulheres que viviam em centros urbanos menos arborizados. Os riscos eram 41% menores para mortes relacionadas a doenças renais, 34% em casoso de doenças respiratórias e 13% em casos de câncer. 

 

2. Melhora a saúde mental

Na pesquisa citada acima, os especialistas sugerem que entre os fatores que reduzem essa mortalidade está o cultivo da saúde mental, estima-se que este cultivo é responsável por 30% da melhora da saúde quando se vive em áreas mais verdes.

Além disso, em locais fechados, nosso corpo precisa trabalhar mais para suprir as necessidades de oxigenação, cusando um aumento nos batimentos cardíacos e na pressão arterial. Quanto melhor for a oxigenação no seu cérebro, maiores serão os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por afetar nosso humor, apetite, memória, compartamento social…

Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar.

 

3. Auxilia a memória e a concentração

Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan realizou testes de memorização com dois grupos de estudantes, em seguida encaminhou um grupo para passear por áreas arborizadas, enquanto o outro foi passear em uma área urbana. Quando retornaram, os grupos realizaram o mesmo teste de memorização novamente e o grupo que teve contato com a natureza demonstrou 20% mais eficácia na prova, enquanto a equipe da cidade não demonstrou melhorias significativas. 

Uma outra pesquisa concluiu que crianças com déficit de atenção e hiperatividade tiveram um aumento na capacidade de concentração após 20 minutos de caminhada no parque. Segundo os pesquisadores, doses de natureza podem servir como uma forma segura e acessível de lidar com os sintomas do transtorno.

 

4. Produção de vitamina D

É muito comum ouvir falar de depressão sazonal em locais menos ensolarados do planeta, isso se dá pela deficiência de vitamina D, que é produzida pelo nosso organismo no contato com o sol. É por isso que a exposição a ambientes ensolarados e ao ar livre podem ser benéficos para a saúde mental. No nosso corpo, a vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada à melhora de humor e à redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes.

 

5. Ajuda no nosso processo de cura

Um hospital da Coreia do Sul realizou um teste, expondo plantas ornamentais a 45 pacientes que se recuperavam de procedimentos cirurgicos e acompanhando suas evoluções físicas e psicológicas. O resultado foi surpreendente, as pessoas hospedadas em quartos com plantas apresentaram níveis de pressão sanguínea mais baixos, menos dor, ansiedade e fadiga e sentimentos mais positivos, alegres e satisfeitos em relação ao ambiente. 

Os benefícios de se estar em contato com a natureza são inúmeros. Para crianças, brincar ao ar livre, além de estimular a imaginação e criatividade, ocasiona uma sensação de liberdade, livrando seus cérebros, momentaneamente, dos constantes estímulos da cidade. Com isso em mente, aqui vai uma dica valiosa de lazer em meio à natureza que trará muitos benefícios para toda a família!

Considerado o maior parque aquático do Centro-Oeste, o Hot Park que fica à 2h de Goiânia foi construído em meio a natureza e possuí uma extensão de 55 mil m², sendo o único do cerrado a contar com o abastecimento total das águas naturalmente quentes da região. Ele está localizado nas extensões do Rio Quente, a 50 km de Caldas Novas – no sul de Goiás. 

Com paisagens de tirar o fôlego, o parque é especializado em programas familiáres e conta com mais de 15 atrações diferentes em suas instalações, voltadas para públicos de todas as idades. Ideal para aproveitar os finais de semana, feriados e os períodos de férias, o parque está constantemente produzindo eventos próprios e acaba sendo uma ótima opção para quem quer curtir a semana em um espaço tranquilo e cheio de opções!

O parque, que se encontra a apenas 30 minutos de Goiânia, une os melhores ambientes aquáticos e esportivos com um importante contato com a natureza e os animais. A melhor parte, é que você pode curtir tudo isso com muita economia. Assinantes do Clube Curta Mais têm 45% de desconto para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer.

Confira fotos das atrações que o maior parque temático do Centro-Oeste tem a oferecer:

50786de740f1fbe265ba4a7660250224.jpgf1d5dd4735d708c6e2140241d0285873.jpgb01ecda147732d4a3fa9b250a0816a5a.jpgf65fe051a8398f09d486f5cea47e16e6.jpg

Foto: Divulgação Hotpark

Serviço

Hot Park

Endereço: Complexo Turístico Rio Quente Resorts – Rua Particular, S/N – Esplanada, Rio Quente – GO

Horário de funcionamento:

Segunda a Quarta 09:30h as 17h

Quinta o parque é fechado

Sexta a Domingo das 09:30h as 17h

Telefone: (64) 3512 8000