20/09/2019 13:23
Listas e Achados / Achados

5 livros de filósofos brasileiros que vão mudar a sua forma de ver o mundo

A filosofia vem buscando responder as maiores perguntas da humanidade e do mundo há milênios. Este filósofos brasileiros trazem importantes debates que questionam nós e nossa sociedade

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

Que a filosofia foi criada na Grécia, todos sabemos, mas você conhece os destaques da filosofia contemporânea brasileira? É importante valorizar os nossos pensadores, eles estudam e buscam maneiras de entender as relações entre os brasileiros e também o modo como vivemos no Brasil, desenvolvendo materiais que podem mudar a sua vida.

Para celebrar os nossos grandes escritores, fizemos uma lista com 5 livros que podem ajudar você a refletir sobre a sociedade e até mesmo questões cotidianas da alma, confira:

1. Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella)

Este livro, de 2016, aborda a rotina da vida moderna, a busca pelo reconhecimento do que o homem faz e suas motivações. A proposta é esclarecer os propósitos da vida para o ser humano. Em 20 capítulos o filósofo Mario Sergio Cortella, explica como trabalhar a persistência e a paciência, bem como encontrar o equilíbrio com a vida pessoal. 

423186336f0cbc659baa7308a482fcbc.jpg

2. Todos Contra Todos - O ódio nosso de cada dia (Leandro Karnal) 

Nesta obra, um dos maiores filósofos contemporâneos do Brasil, desmistifica a reputação pacífica que ronda os brasileiros. Karnal mostra que a história e a realidade revelam um lado sombrio do brasileiro que costumamos não reconhecer: somos violentos no trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais e fofocas nas esquinas; somos violentos ao torcer por nosso time e ao votar; somos violentos cotidianamente.

1bc04627f7539b3b6f8df14202757772.jpg

3. Em Busca de Nós Mesmos (Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez)

Há milênios os filósofos buscam as respostas para perguntas como: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Em busca de nós mesmos é uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências) ― e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões.

a5d65aea4d67e3cdbe8eed21ad3e8009.jpg

4. O que é lugar de fala (Djalma Ribeiro)

É importante conhecer e estudar, antes de formar pré-conceitos. Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade e heterossexualidade, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala.

e855ca5236057fd5f38ea80f58fd8d80.png

5. O Homem que Sabe (Viviane Mosé)

A autora defende a reinvenção do mundo através da crescente mudança de valores característica do nosso tempo. Viviane acredita que vivemos hoje “momentos de exceção”, que propiciam a invenção de mundos menos desiguais, em que o valor da vida ganha mais força que a exploração e o consumo desenfreado. Acreditar em um mundo possível e cria-lo é a tarefa, não de um homem, mas de uma cultura afirmativa, como penso ser a nossa”, afirma Viviane.

f6ae301b8c9fc97968b91f29a10b6610.jpg

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Listas e Achados

40 motivos para você comer na P di Pizza em Goiânia hoje

Não sei qual o seu sabor preferido, mas pra te ajudar a escolher (ou não) vamos listar aqui motivos pra ir na (P di) pizzaria todos os dias


+ Listas e Achados

10 Bares em Goiânia que todo cachaceiro precisa conhecer

No dia Nacional da Cachaça, aprecie esta iguaria brasileira nos melhores bares de Goiânia


+ Listas e Achados

5 dicas para planejar a viagem de férias perfeita com economia de 30%

Começar a planejar as férias agora pode garantir economia e vantagens para quem pretende realizar uma viagem tranquila e barata no final do ano


+ Listas e Achados

14 lugares para quem não sabe o que fazer em Senador Canedo

O Curta Mais listou alguns lugares para quem achou que não tinha nada em Senador Canedo


+ Listas e Achados

6 restaurantes que provam que Art Déco inspira até a gastronomia em Goiânia

Renomados chefs e restaurantes da capital criaram pratos temáticos inspirados na geometria e história da Art Déco



+ Listas e Achados

Tá sem ideia? Descubra 7 maneiras de surpreender quem você ama em Goiânia

Afinal, não há nada mais especial que um surpresa


+ Listas e Achados

Descobrimos um parque charmoso escondido na região norte de Goiânia

Goiânia é conhecida por ser uma das cidades mais verdes do mundo, logo, possui parques encantadores em toda a cidade, valendo a pena conhecê-los


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.