5 peixes para conquistar o paladar nesta Sexta-feira da Paixão

Chefe dá dicas de pratos com peixes deliciosos e de fácil preparo

Ingrid Reis
Por Ingrid Reis
767919b05ebd54ee61da61f7d88c2b21

Neste feriado é dia do goianiense trocar o churrasco pelo peixe. Apesar do prato aparecer tradicionalmente na mesa dos cristãos na Sexta-feira Santa, muitos ainda possuem aquelas dúvidas de qual peixe comprar, com qual tipo de comida o peixe combina e até mesmo como fazer uma receita com esse ingrediente principal. Por isso, o Curta Mais conversou com a Chefe de Cozinha Edvânia Nogueira, do Porto Cave (restaurante que é uma verdadeira viagem gastronômica a Portugal), que deu dicas para te ajudar nessa empreitada. De acordo com a chefe de cozinha, os peixes mais fáceis de ser preparados são o bacalhau, o salmão, o filé de tilápia e o pintado.

Bacalhau

Antes era uma carne considerada pobre, mas com o passar do tempo se tornou uma carne nobre. O bacalhau acompanha risoto, massas, legumes salteados entre outros. Edvânia garante que o preparo do peixe é simples, mas é necessário tomar cuidado para ‘tirar o sal’ do bacalhau.

Sardinha

A sardinha é considerada por especialistas o peixe mais completo em nutrientes e rico em ômega 3. Além disso, esse peixe é, talvez, o mais barato da nossa lista. A sardinha fica espetacular quando assada, explica a chefe. O peixe acompanha batatas assadas.

Filé de Tilápia

Com cada vez mais criação de peixes em cativeiro, o filé de tilápia se tornou uma carne que é fácil de ser encontrada fresca no mercado.  Edvânia dá a sugestão para que o filé seja preparado de forma grelhada com legumes cozidos ou com legumes também grelhados.

Salmão

Muito apreciado, o salmão é de fácil e rápido preparo. Além disso, você pode utilizar dois ingredientes simples para o tempero, e que você tem em casa, como o sal e a pimenta do reino. O salmão acompanha arroz branco, salada, ervilha e legumes salteados.

Pintado

O pintado é um peixe de rio que é encontrado em vários supermercados de Goiânia. A dica da chefe é servi-lo cozido com um arroz branco.

 

Foto Capa: Reprodução – Conexão Saúde – Fátima Saúde