5 programas improváveis em destinos conhecidos de Goiás

Um roteiro diferente nos lugares favoritos dos turistas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
e7dc6d6c30a80b12bdcc1cc723e36a5b

Caldas Novas, Cidade de Goiás, Pirenópolis, Aruanã, Alto Paraíso… Todos esses são destinos que agradam não apenas aos goianos, mas também a gente de fora do estado que vem para Goiás desfrutar das belezas naturais e também de um pouco de nossa história. Os programas são sempre os mesmos: piscinas quentes, cachoeiras, visita a locais históricos e outras possibilidades que nem sempre permitem que o visitante conheça de verdade o que cada um desses lugares tem para oferecer.

Se você tem espírito desbravador e está cansado de turistar por lugares onde todo mundo vai, então está na hora de você se arriscar em programas improváveis em destinos conhecidos em Goiás. São opções para quem quer sair da rotina e conhecer de verdade pontos poucos explorados de nossas principais cidades turísticas. Para ajudar você nessa experiência, o Curta Mais preparou uma lista de lugares que você precisa conhecer. Vamos lá? 

 

Caldas Novas

    Sossegado, o Parque Estadual é um contraponto ao movimento dos clubes da cidade. Há um pequeno museu e trilhas que chegam até quedas d'água. Uma van leva ao mirante, com bela visão da região

Se você quer fugir da agitação da cidade, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma ótima pedida. Créditos da imagem: viajeaqui.abril.com.br

Caldas Novas certamente é a queridinha dos turistas goianos e cada vez mais vem chamando a atenção de gente de fora daqui. Se você já foi várias vezes a Caldas e dessa vez quer fazer alguma coisa diferente, longe de hotéis e das famigeradas instâncias hidrotermais, temos uma sugestão que é uma boa pedida para fugir do mais do mesmo. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma unidade ambiental que fica entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente e desde 1999 está estruturado para receber visitantes. Além de poder apreciar as belezas da fauna e da flora da região, você também poderá se aventurar por duas trilhas – Cascatinha e Paredão, de níveis leve e intermediário – que te levarão até cachoeiras e mirantes. Vale lembrar que durante toda a visitação você contará com o auxílio de guias. E o melhor, o parque fica a apenas 5 Km do centro de Caldas. Bom, né? Aproveite!

Como chegar:

Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia. Siga em frente depois do trevo pela rua asfaltada.

Telefone: (64) 3453-5805

Obs.: Para visitar o parque é necessário agendamento prévio.

 

Cidade de Goiás

Os tradicionais doces cristalizados produzidos pelas mãos habilidosas das doceiras da Cidade de Goiás. Créditos da imagem: site Acelera Goiás.

Passear pelas ruas históricas de Goiás, visitar seus museus e igrejas é roteiro obrigatório para quem vai para a cidade que é xodó dos goianos e Patrimônio Histórico da Humanidade. Mas, se você quer aproveitar tudo na cidade, inclusive a culinária, vale dar uma passadinha no Centro e conhecer os quitutes preparados pelas doceiras mais famosas da região, Dona Augusta, Dona Dóris e Dona Zilda. Na visitinha você poderá levar para casa doces cristalizados, compotas, pastelinho, flores de coco e de laranja e muitas outras delícias da terra de Cora (que também era doceira de mão cheia!).

Dona Augusta – Rua Eugênio Jardim, nº 23.

Telefone: (62) 3371-1472

Dona Dóris – Rua D’Abadia, nº 17.

Telefone: (62) 3371-4605

Dona Zilda – Rua Bartolomeu Bueno, nº 3.

Telefone: (62) 3371-2114

 

Pirenópolis

O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo fica pertinho de Pirenópolis e oferece diversas atividades para o visitante. Foto de divulgação.

O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é rota de fuga para quem quer passar longe dos agitos da cidade de Pirenópolis e conhecer uma reserva ecológica particular que preza pela preservação ambiental e pela sustentabilidade. A fazenda conta com programação para turistas, entre elas uma trilha de 1,5 km que leva a uma piscina natural e o Circuito de Aventuras, que oferece atividades como arvorismo, rapel, pêndulos e tirolesas.

Como chegar:

Uma vez em Pirenópolis fica fácil chegar na reserva, já que há várias placas indicando o caminho para o santuário.

Obs.: Para visitar o parque é necessário agendamento prévio.

Valores: Adulto – R$ 20,00

Criança – R$ 10,00 (5 a 12 anos)

*Valores diferenciados para o brunch e para o Circuito de Aventuras (durante a semana as atividades são realizadas apenas com atendimento prévio).

Horário de atendimento: Das 9h às 17h.

Informações: (62) 3335-8515

 

Aruanã

As bonecas de cerâmica Ritxoco são consideradas Patrimônio Cultural do Brasil. Foto de divulgação.

Muita diversão no Rio Araguaia, passeios de jet-ski e de barco e pesca estão entre as atividades mais procuradas pelos turistas que vão visitar Aruanã, cidade que fica a 315 km de Goiânia. Mas se você quer fazer um passeio cultural, então temos uma ótima sugestão: trata-se da Aldeia Buridina, pequeno centro cultural que realiza uma exposição de artefatos indígenas antigos e também vende o artesanato Karajá, caracterizado pelas bonecas de cerâmica Ritxoco, Patrimônio Cultural do Brasil. Quem recebe os visitantes é o cacique Hawakati, líder da comunidade onde vivem cerca de cem índios.

Como chegar:

A aldeia, que fica próxima a loteamentos urbanos de Aruanã, fica a 315 km de Goiânia.

 

Alto Paraíso

O Jardim de Maytreia, assim como outros pontos de Alto Paraíso, é uma boa opção para os místicos. Acredita-se que o lugar tenha um campo de força magnética. Créditos da imagem: Uol viagens.

Lugar favorito da galera que curte misticismo e boas vibes, Alto Paraíso conta com várias opções para quem quer aproveitar as belezas naturais da região. No roteiro não pode faltar a Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, a Catarata dos Couros e… o Jardim de Maytreia. Nunca ouviu falar? Pois é, então é para lá que você que não gosta de lugares comuns deve rumar. O Jardim, formado por veredas de buritis, fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Como chegar: O Jardim de Maytreia pode ser admirado no mirante à margem da estrada entre Alto Paraíso e São Jorge, a 12 km de Alto Paraíso. Km 22.