19/01/2019 17:49
Notícias / Conteúdo

6 dicas para não errar na escolha do Enem

O que e como fazer para não perder tempo e seguir na direção

Júlia
por Júlia Marreto

Com a proximidade do fim do prazo para a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as dúvidas pairam sobre a cabeça dos jovens que vão fazer a prova. Afinal, qual carreira seguir? Como não errar? Será que vai dar certo? Para resolver essas dúvidas nós montamos essa lista com seis dicas para te ajudar escolher a carreira dos sonhos.

1 - Analisar as variáveis

Para decidir qual carreira seguir deve-se analisar as preferências e características pessoais e também os ganhos de cada profissão sob as perspectivas: social, qual impacto quero causar na sociedade?; mental, quais tipos de desafios e aprendizados desejo vivenciar?; material, qual meu nível de ambição financeira, de status e de estabilidade?; e relacional, em qual círculo social desejo estar? Com que tipo de perfil de pessoas mais sinto compatibilidade?

2 - Conheça seu potencial

As pessoas possuem diferentes tipo de inteligência como: lógico-matemática, interpessoal, verbo-linguística. Isso faz com que cada um tenha um talento especial. É preciso saber qual a sua vocação e potencialidade para encontrar o caminho certo. Neste teste você irá descobrir qual o seu tipo de inteligência.

3 - Pesquisa de campo

Investigar “em campo” as profissões preferidas pode ser crucial para que você defina, de uma vez por todas, a sua carreira. Nesta fase o ideal é a oportunidade de ter um certo nível de contato, o mais consistente possível, com profissionais experientes. Podendo entrevistar e conversar com cada um para tirar suas dúvidas.

4 - Não leve em consideração apenas o lado financeiro

Sabe aquela velha história de que ‘quem trabalha com o que ama não trabalha nenhum dia da vida’? pois é, ao escolher uma profissão leve esse pensamento em consideração, mais até que o dinheiro. Lembre-se que o sucesso financeiro é consequência de um trabalho bem feito.

5 - Investir em orientação de carreira

Investir em orientação de carreira para validar a escolha profissional pode evitar prejuízos financeiros, de tempo e emocionais que seriam causados por uma escolha errada por ter sido pouco fundamentada. Afinal perder tempo no curso errado pode ser muito frustrante. Como os testes vocacionais.

6 - Participe de eventos norteadores

Eventos voltados para a carreira podem ajudar a conhecer profissionais e tirar dúvidas com especialistas. Um exemplo é a I Feira Estudantil do Clube do Clube do Aluno (FECA) que terá palestras gratuitas com orientação de carreira, dicas de otimização de tempo e tipos de inteligência.


Serviço
Data: 18 de maio | sexta-feira
Horário: 12h às 20h
Local: Estacionamento do Shopping Passeio das Águas
Inscrições: SuperHero

Notícias sobre: escolha enem

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Obra completa de Monteiro Lobato entra em domínio público

Editoras já planejam republicações e edições de frases consideradas racistas


+ Notícias

Morre Marcelo Yuka, fundador do Rappa

O ex-baterista e um dos fundadores do grupo, faleceu na noite de sexta do Rio



+ Notícias

Cantor Marciano, lenda do sertanejo morre aos 67 anos

Após a morte de João Mineiro em 2012, Marciano formou dupla em 2016 com Milionário, que também já havia perdido o companheiro de dupla José Rico, em 2015



+ Notícias

Netflix tem dobro do faturamento do SBT e alcança mais assinantes que a Sky

Com mais de 8 milhões de assinatura, os brasileiros correspondem a 6% da clientela do serviço


+ Notícias

Restam as últimas vagas disponíveis no Sesc para alunos do Ensino Médio e Fundamental

Últimas oportunidades estão em Anápolis e na Unidade Santa Genoveva


+ Notícias

Caminhão carregado com pequi capota em Goiás e carga fica espalhada na pista

Um idoso de 78 anos ficou levemente ferido


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.