Ao, sequer, imaginar vir à Goiânia, uma pessoa de fora pode se perguntar: ‘Ok, mas o que tem de interessante para fazer?’ Amar essa cidade não é algo difícil, mas é preciso dar um tempo, desenvolver um relacionamento. Exagero? Talvez. Mas vamos lá, nós aqui da redação do Curta Mais, já falamos sobre Programas e lugares que todo turista adora conhecer em Goiânia - O roteiro definitivo sobre o melhor da capital de Goiás.
Conhecer esses lugares é o passo inicial para uma boa estadia e experiência na cidade. Agora, se você conhece ninguém aqui e não sabe exatamente como tirar o máximo proveito da sua viagem, não se preocupe! Confira essas dicas e tenha uma estadia e deixe Goiânia te conquistar.
1 - Parques
Imagem: Marcos Aleotti
Pergunte para qualquer pessoa, ‘qual a característica mais forte da cidade?’, sem dúvidas lhe dirão: os parques. Com um total de 32 bosques e parques, aonde quer que você vá, a natureza estará presente. Quer começar bem o dia? Que tal uma caminhada no parque? Não é de exercícios? Sem problemas, as opções são as mais variadas, desde uma sesta após o almoço até um choppinho no fim da tarde.
2 - Shoppings
Imagem: Midia Cult
Ah, não é muito fã de parques? Ou quer só ir ao cinema? Fazer compras? Goiânia possui uma grande variedade de shoppings para você visitar: Passeio das Águas, Flamboyant, Goiânia Shopping, Buriti, Cerrado… são apenas alguns dos principais da cidade, sendo o Passeio das Águas o maior de toda a região centro-oeste do país.
3 - Feiras
Imagem: Artigo e Definido
Então você gosta de fazer compras, mas não de shoppings? Tudo bem, essa é uma solução perfeita. São feiras dos mais diversos tipos, roupas e acessórios, artesanato, comida… Feira Hippie; do Sol; da Lua; do Cerrado; Cora Coralina; do Entardecer, é só escolher a que mais te atrair e se entregar.
4 - Mercados
Imagem: Marcos Aleotti
Algumas das melhores experiências que um turista pode ter ao visitar uma nova cidade é conhecer o Mercado Municipal. Isso porque é lá onde irá encontrar os produtos mais típicos da região. Além disso, poder observar como é o dia-a-dia das pessoas nativas, experimentar sabores, cores, cheiros completamente diferentes daqueles que está acostumado.
5 - Barzinhos
Imagem: Divulgação
Porque ninguém é de ferro, certo? Por aqui temos o seguinte lema: “Não tem mar? Vamo pro bar!” Se você do tipo que se interessa pela vida noturna, gosta de sair, tomar uns bons drinks, conhecer pessoas, Goiânia é o lugar certo! A variedade de bares e boates, de diversos gêneros musicais e estilos é enorme. Então, tá esperando o quê ainda?!
6 - Pontos Turísticos
Imagem: Marcos Aleotti
Ainda há aqueles que prefiram conhecer os lugares históricos mais marcantes. Vontade essa extremamente válida, afinal de contas, tudo aquilo que você está vivenciando é reflexo de um complexo contexto sócio-cultural. Tire um tempinho da sua estadia para conhecer locais como: Monumento às Três raças; Memorial do Cerrado; Horto Florestal; Museu Goiano; entre outros. Um passeio pelo centro da cidade também irá revelar construções em arte déco.
7 - Teatros
Imagem: marcos Aleotti
Porque cultura é necessária! A cena cultural goiana tem crescido cada vez mais e conquistado um espaço considerável no itinerário de grandes companhias (nacionais e internacionais), bem como eventos musicais. Se vai ficar pouco tempo na cidade, uma dica que super vale a pena são os teatros. Com uma rápida busca você encontrará as melhores atrações.
Então pessoal, o que acharam dessas dicas? Já visitou Goiânia? Conta pra gente como foi sua experiência e o que você recomenda. E vocês goianienses, o que recomendariam para um turista que está vindo à nossa belíssima cidade?
A pesquisa destaca Caldas Novas como principal atrativo
Com casarões coloniais e muita história, cidade já foi residência da Princesa Isabel no período imperial
Saia da caixa e conheça lugares incríveis
Apesar de estar em região afastada do centro, o parque tem tudo pra ser o novo point da cidade
“Travellers Choice TripAdvisor 2019" é o mais importante prêmio do turismo da atualidade
O projeto prevê wifi free em mais 60 destinos como Alto Paraíso/Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA), Aparatos da Serra (RS), Bonito (MS), Lençóis Maranhenses (MA), Foz Iguaçu (PR) e Jalapão (TO).
Unidades dos estados de Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, entre outros, também foram citados na publicação da revista Viagem e Turismo
Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN
Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.