8 murais que comprovam que Goiânia é uma galeria de arte a céu aberto

Marca presente na sociedade, a arte de rua ganhou um importante destaque no mercado goiano

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Arte de rua ou (street art) é uma das formas mais expressivas de arte da atualidade. Ela muda a paisagem urbana e se tornou um tipo de habilidade que surpreende pela originalidade e pelo refinamento de sua produção. Em Goiânia, os adeptos desse tipo de arte estão espalhados pela cidade e fazem dela uma galeria, que traduz muito bem uma linguagem estética que cada vez mais ganha força, respeito e notoriedade.  

Nos passeios por diferentes pontos da capital, percebemos nos muros e nas paredes uma infinidade de cores, rabiscos e formas que chamam atenção pelo esmero e pela criatividade. São olhares, crianças, animais, flores, objetos, símbolos, figuras exóticas e frases que, juntos, dão visibilidade e ao mesmo tempo, retratam um contexto político, ambiental e social.  

Cenário Goiano

O Curta Mais, como um guia completo e que propõe novas experiências, percebeu que através da street art, as pessoas estão buscando arte em outros lugares e, por isso, decidimos abraçar esse movimento. O envolvimento com essa temática foi imediato e até nossa capa ganhou uma ilustração exclusiva. Reunimos também nesta edição, alguns dos principais artistas de rua da cidade para mostrar um pouco desse trabalho desenvolvido por eles e destacar a importância dessa arte para o cenário goiano.

De acordo com o Presidente da Associação Goiana de Grafite, Eduardo Aiog, a arte urbana reúne diversos estilos de arte e o grafite é um deles. “A arte urbana engloba tudo, e o grafite é uma dessas artes. Ainda nesse segmento temos o estêncil, que é arte vazada e o sticker que são os adesivos e colagens”, explica.

Pioneirismo

Sobre o começo da arte de rua em Goiânia, Aiog conta que se deu a partir dos anos 80, através de artistas como Nonatto Coelho e o Edney Antunes, com o grupo ‘Pincel Atômico’. Atualmente são artistas plásticos, mas ainda mantém o propósito de “uma latinha na mão e uma ideia na cabeça”. Outro grupo que marca esse período são os ‘Kães de Rua’, através do Testa e do Scott, que no começo dos anos 90, contribuíram para firmar uma linguagem de arte urbana na capital.

Wés Gama é um dos artistas dessa nova geração e possui diversas pinturas pela cidade. Segundo ele o valor agregado nas artes de rua é inestimável. “Uma tela tem valor, uma pintura na rua não tem. Pra mim é um presente ter uma parede onde posso pintar. Isso é o que me traz orgulho”, destaca. 

Galeria     Galeria      Galeria     Galeria

Galeria     Galeria    Galeria    Galeria 

Bicicleta Sem Freio

Criado pelos amigos Douglas de Castro e Renato Reno, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, o grupo é formado por designers que também exploram as artes com muita cor, humor e curvas. A ideia de formar o BSF surgiu através de um grupo de colegas de classe que só queriam se divertir, criar, e desenhar. Atualmente, o trabalho deles vem chamando atenção não só de galerias internacionais, como também, já foram convidados a pintar murais em prédios de locais movimentados de cidades como Las Vegas, Miami, Los Angeles, Lisboa e Berlim.

Sugestão de lugares para apreciar as obras em Goiânia

Via Expressa Marginal Botafogo – Possui obras de diversos artistas da cidade, destaque para a ponte da rua 10; bacião – Setor Sul; vielas do Setor Sul; bosque dos Pássaros – Setor Sul; Beco da codorna – Região Central de Goiânia

 

Por: Arlinson Nascimento

Fotos: Marcos Aleotti