20/11/2018 11:34
Notícias / Curiosidades

85 curiosidades sobre Goiânia que você provavelmente não conhecia

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, separamos os fatos mais inusitados e históricos para você conhecer melhor sua cidade

Bianca
por Curta Mais

Neste ano de 2018, Goiânia, capital de Goiás completa seus 85 anos. Em vista de outras cidades do país, ela ainda é novinha, mas que já acumula uma riqueza imensa de história e cultura, e que também carrega alguns fatos inusitados que só seus moradores poderiam criar. Em homenagem ao aniversário da razão do Curta Mais existir hoje, separamos 85 fatos que você provavelmente (não) conhece:

1. Goiânia quase se chamou Petrônia!

2. Goiânia tem 21 bens tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional, incluindo prédios como o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas.

3. Pesquisas apontam que Goiânia é segunda cidade no mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá, com maior quantidade de área verde por pessoa. São 94m² de área verde per capita, com 30 unidades de conservação ambiental espalhadas pelos seus 789km² totais de extensão. É muita natureza junta!

4. O primeiro livro escrito nas terras goianas está enterrado debaixo da Praça Cívica junto com outros objetos introduzidos em 24 de outubro de 1933 na pedra fundamental da construção da capital. Se chama "Goyania".

5. Conhecido como o maior acidente radiológico do mundo, o acidente com o Césio 137 aconteceu aqui e assustou não só os goianienses, mas todo o país.

6. O monumento chamado popularmente de "espetos", na avenida 85 e T-63, não possui nome oficial.

7. Monumento às Três Raças, na Praça Cívica, na verdade se chama "Monumento a Goiânia"

8. Segundo a Associação Brasileira de Motéis, a cidade de Aparecida de Goiânia, que faz parte da região metropolitana de Goiânia, possui a maior concentração de motéis do Brasil

9. Goiânia é a famosa capital do pequi, mas tem quem não goste.

10. Goiânia tem o segundo maior acervos art déco do mundo, ficando atrás apenas de Miami.

11. A Praça do Avião, localizada no Setor Aeroporto, já foi o Aeroporto de Goiânia

12. Goiânia é a cidade fora da Europa com o maior número de Acácias no mundo!

13. Goiânia é uma das 10 capitais mais desenvolvidas do país

14. Goiânia é uma das 10 melhores cidades do Brasil

15. Goiânia é a 14ª melhor cidade do Brasil para empreender

16. Cidade de Goiás foi a capital do estado até a fundação de Goiânia, em 1933.

17. Algo comum nas distribuidoras de Goiânia não é muito frequente no resto do país. Acontece que só aqui você vai encontrar mesas e cadeiras nas portas destes estabelecimentos, já virou um costume regional. 

18. Os famosos Pit Dogs são patrimonios culturais de Goiânia e não existem em outro lugar! A não ser em Londres, pois uma família daqui resolveu levar para lá a culinária típica daqui.

19. Capital das mulheres bonitas (não é novidade pra ninguém)

20. Goiânia além de ter as moças  mais bonitas, aqui tem 11 mulheres pra cada homem. É muita mulher bonita por metro quadrado! (mas muita mesmo)

21. As Avenidas Paranaíba, Anhanguera, Tocantins, Araguia e Goiás foram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, juntamente com a Praça Cívica.

22. Até hoje, a atividade no campo é o maior marco cultural e econômico, tanto da cidade de Goiânia quanto do estado de Goiás.

23. Aqui já quase nevou hen! Tem que duvide. Já foi registrado 2° C de temperatura.

24. Atualmente a cidade possui 1,5Mi de habitantes;

25. Possui a maior feira ao ar livre da América Latina, a Feira Hippie com cerca de 6 mil barracas;

26. Pedro Ludovico foi o fundador da cidade. Nasceu na atual Cidade de Goiás, na época, atual capital de Goiás.

27. Prepara o protetor solar: 40° na sombra!

28. Goiânia faz 85 anos, mas sua colonização teve início em 1735. Cerca de 283 anos atrás!

29. Campinas foi o primeiro setor a ser habitado da cidade.

30. O Palácio Pedro Ludovico Teixeira já foi incendiado e precisou passar por uma reforma.

31. No Palácio sede oficial do governador de Goiás, localiza-se uma sacada na qual os governadores faziam seus discursos para a população, e usado atualmente para comemoração de reeleições dos governadores vigentes.

32. Museu Zoroastro Artiaga é o mais antigo de Goiânia. No acervo, arquivos e documentos relacionados à cultura indígena e à minerologia, a maioria coletada pelo próprio pesquisador - além de fotos e documentos históricos de Goiás.

33. Goânia ganhou este nome por conta o título do livro dito no ítem 4 "Goyania"

34. A pamonha é típica do estado, mas só aqui você encontra o carro da pamonha em todos os cantos da cidade. Se você nunca viu, está morando errado. Confira aqui as melhores da cidade.

35. Aqueles senhorzinhos "compro ouro" do centro já é patrimonio da capital, pois a décadas eles existem e estão longe de acabar.

36. O curioso caso do goiano e a seta do carro é real. Aqui ninguém dá, isso é raridade.

37. Aqui é realmente muito comum encontrar animais transitando pelas ruas, como capivaras, galinhas, cavalos, jacarés...

38. Um leão já ficou a solta em pleno Setor Universitário, e o caso dá o que falar até hoje.

39. Que ladrão que nada! Em um dos campus da UFG os macacos podem ser um dos piores perigos. Eles roubam sua comida e ainda gozam da sua cara.

40. Muita gente não sabe, mas o matador de onça, conhecido como Serjão Berranteiro é de Trindadem, do ladinho de Goiânia.

41. Aqui tem o onibus mais diferentão do país: o eixão. Não é um trem, não é um coletivo, é simplesmente um minhocão gigante que cruza dois extremos da capital.

42. Não vamos nem aprofundar pra não dar polemica, mas existe uma briga muito grande pra saber se um dos pratos da culinária goiana é guariroba ou gueroba. O certo é guariroba, mas no idioma conhecido como goianés o certo mesmo é gueroba

43. Nós temos o melhor dialeto e não dá pra negar. De longe você reconhece o sotaque goiano e suas variações que só a gente entende.

44. Quando chove, a capital vira do avesso e nada de normal acontece. Tem desde homem surfando em bóia na correnteza formada pelas chuva até onibus sendo atropelado por piscina no meio de avenida movimentada.

45. Goiânia teve uma das maiores chacinas do país. Crime da família Mateucci”. No dia 6 de dezembro de 1957, os jornais noticiaram a chacina de seis pessoas da mesma família. 

46. Goiânia já teve trem de passageiros: a Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, localizada na Praça do Trabalhador, recebeu trens de carga e de passageiros até 1980, quando o pátio ferroviário de Goiânia foi transferido para Senador Canedo devido à ampliação da Avenida Goiás e a construção da nova rodoviária da capital.

48. Um sequestrador que estava preso, Leonardo Pareja, ficou conhecido nacionalmente pelos seus crimes. Um dia em uma rebelião no presídio, escalou a caixa d’água do presídio e lá de cima começou a tocar violão e a cantar Vida de Gado, do cantor Zé Ramalho. O caso despertou a curiosidade nacional, e a vida do criminoso inspirou o livro Ensaio de uma vida bandida, do autor curitibano Leandro França, e o documentário Vida Bandida, do diretor Régis Faria.

49. Em Goiânia já aconteceu outra tragédia porém inusitada: um avião caiu no estacionamento de um shopping!  Na queda, morreram o piloto, Cleber Barbosa da Silva, de 30 anos, e a filha, Penélope Barbosa Correia, de 5 anos.

50. Um dos maiores ídolos do futebol do país, Fernandão, é de Aruanã, mas tinha Goiânia como sua casa e trouxe varios orgulhos para o estado.

51. É praticamente impossível morar em Goiânia e não falar UAI. Se você não diz isso, devolve o titulo de goianiense.

52. Acredite, a cidade é a capital nacional do rock independente. Diferente do que as pessoas pensam, aqui não é somente a terra do sertanejo.

53. A mandioca no churrasco você só encontra em Goiânia. Mandioca no churrasco não é algo comum no Brasil inteiro e é claro que o goiano não deixa de fazer!

54. Apesar de nunca confirmadas oficialmente (com nomes dos envolvidos), muitas lendas acerca da Ditadura Militar têm lugar nas caixas d'água que hoje são os teatros do Martim Cerere em Goiânia.

55. Os maiores nomes da indústria do sertanejo saíram daqui, e quem quer fazer sucesso também vem pra cá.

56. É em um shopping da capital que tem a maior piscina de bolinhas do mundo!

57. A torre do sino da capela do Santa Clara, segundo muitos alunos, é mal assombrada. Dizem também que no fim de um corredor próximo à enfermaria há a imagem de um santo que pisca para os alunos quando estes estão sozinhos. Fora a história de uma freira que morreu tragicamente na piscina do colégio. Desde então, muitos garantem verem ondas e ouvirem barulhos na água sem que ninguém (aparentemente) esteja nela.

58. Segundo a lenda, o espírito do Padre Luís Palacin (o maior historiador do estado) anda pelos corredores da Faculdade de História da UFG - Vila Itatiaia.

59. Dizem que os espíritos de três Irmãs que morreram há muito tempo no IEG ainda vagam por lá.

60. Muitas lendas circulam a região do Teatro Goiânia, no centro da cidade. Uma delas dá conta de um túnel que , construído durante a Ditadura Militar, ligaria o teatro ao palácio das esmeraldas.

61. Todo cemitério é assustador, mas uma lenda faz do Cemitério Santana, em Campinas, ser o campeão de arrepios na cidade. Algumas pessoas dizem ter avistado uma mulher, outros dizem que viram um homem e alguns chegam a dizer que foram abordados por uma criança. A verdade é que há relatos sobre caroneiros fantasmas na região do Cemitério Santana, em Campinas.

62.  Os espetos da Avenida 85: 3 pontas que indicam as regiões de Goiânia que mais cresceram (leste, oeste e sul)

63. Os espetos da Avenida T-63: dois primas que se tocam nas extremidades, o monumento funciona como um grande eixo de orientação que indica a direção norte, tornando-se um marco para Goiânia e servindo como instrumento para nortear visitantes e moradores da capital

64. Além dos famosos sertanejos, também exportamos outras celebridades como Alok (DJ), Gilberto Mendonça Teles (escritor), Marcelo Solá (artista plástico), Cora Coralina (escritora), Ingrid Guimarães e a Carolina Ferraz (atrizes) 

65. Se você ouvir falar que aqui tem dinossauro, não duvide. O Parque Mutirama comprova isso da melhor forma.

66. Aqui em Goiânia não toca buzina, toca berrante.

67. Aqui (quase) todo mundo gosta de ir pro interior, mas na realidade nem precisa disso se o intuito é curtir uma área verde. Temos mais de 32 Parques e bosques registrados para você conhecer.

68. Morar em Goiânia não sai tão caro quanto nas demais capitais. A cidade que fica no centro do país tem um dos metros quadrados mais baratos do Brasil.

69. Goiania exporta memes. Lembra do "Senhora? Senhora?" pois bem, saiu daqui.

70. Que roça que nada! Aqui o povo também gosta de shopping, não é a toa que temos quase 20 pela cidade.

71. O goiano gosta tanto de verde e arvore que nem os shopping da cidade escaparam. Aqui tem um que se chama Flamboyant, linda árvore comum pela cidade, e o Buriti, que é um fruto típico do cerrado.

72. Dois vencedores do reality show mais famoso do país vieram de Goiania, a Munik Nunes e o Domini.

73. Assim como no interior, é muito comum ainda existir velhinhos sentados na porta de casa palavreando com amigos e vizinhos. 

74. O Grande Hotel, no centro de Goiania, foi construído para os trabalhadores na construção da cidade e se mantém vivo até hoje.

75. São Paulo tem o Beco do Batman, nós temos o Beco da Codorna. É atração imperdível no centro de Goiania, por ser uma galeria de arte ao céu aberto.

76. A Rua do Lazer no centro (rua 8) é uma verdadeira viagem no tempo. Prédios antigos, bancos de praça e rua de paralelepípedos.

77. Aqui é a cidade mais bela do Brasil e podemos provar.

78. A 44 no St. Norte Ferroviário em Goiania está caminhando para ser o maior polo de moda do país, com um giro de 500Mi por mes.

79. O goiano gosta tanto de verde e arvore que nem os shopping da cidade escaparam. Aqui tem um que se chama Flamboyant, linda árvore comum pela cidade, e o Buriti, que é um fruto típico do cerrado.

80. Uma das avenidas mais importantes do país passa no meio da cidade: BR-153

81. É daqui que estão saindo os principais nomes da música eletronica no país e até no mundo!

82. Goiania é a capital dos Ipês, que na primavera deixa a cidade ainda mais linda e aconchegante.

83. Além do Festival Villa Mix em Goiânia ser o maior festival sertanejo do país, também temos grandes Festivais alternativos que movimentam milhares de pessoas como o Festival Bananada, Festival Vaca Amarela, Goiânia Noise, entre outros.

84. Possui o melhor clube de assinaturas que valoriza a sua experiência, o Curta Mais Por menos, que te leva para os melhores lugares da cidade com a melhor relação custo x beneficio.

85. O Curta Mais é o melhor guia da cidade e o único no país que valoriza a experiencia no país inteiro. Juntamente com o Clube Curta Mais Por Menos, tem o intuito de desbravar a cidade e descobrir os melhores achados para você. Reconectando pessoas e melhorando o mundo com boas histórias e experiencias reais!

Capa: Marcos Aleotti | Curta Mais

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Goiânia recebe Mundialito de Wakeboard e Awake Music Festival com show de Alok

Competição entre atletas do Brasil e do mundo será seguida de diversas apresentações musicais


+ Notícias

Policial que aparece em vídeo comemorando vitória do Goiás pode ser punido

O policial esmeraldino que conquistou internautas terá que responder a um processo administrativo


+ Notícias

PM empolgado com torcedores do Goiás já foi flagrado jogando bola com crianças na rua; veja vídeo

Tenente César Salustiano e o aluno soldado Maranhão foram flagrados jogando bola com crianças da periferia de Aparecida de Goiânia em setembro deste ano



+ Notícias

Fernando Haddad torna-se réu em processo de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

O petista teria solicitado, entre abril e maio de 2013 a quantia de R$ 3 milhões da empreiteira UTC


+ Notícias

2019 terá quatro feriados prolongados caindo no fim de semana

O ano novo terá menos feriadões


+ Notícias

Goiânia recebe último bazar do ano com moda unissex, enxoval de bebê e brinquedos com até 80% de desconto

O Bazar Curta Mais será realizado no Órion Business e Health Complex às vésperas do Natal


+ Notícias

10 curiosidades sobre a Bandeira do Brasil que você provavelmente não sabia

Fake News das cores, aspirador de pó e bandeira do amor: entenda o que estes termos e a Bandeira do Brasil tem em comum


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.