25/06/2019 10:49
Teatro / Dança

A passagem do balé por Goiânia

Com mais de 500 anos de história, o balé vem conquistando públicos por onde passa

Marcella
por Marcella Alves

O balé surgiu na Itália na época do Renascimento, através de apresentações teatrais em que poucas palavras eram usadas e os atores se expressavam pelo corpo.
No princípio, as mulheres não participavam da encenação, os homens eram responsáveis por interpretar tanto os papéis masculinos quanto os femininos.
Na época, nem mesmo teatros modernos existiam ainda. As apresentações eram feitas em grandes salões ou em quadras e apenas a corte e a realeza assistiam os shows.
Apesar de se estruturar na Itália, o balé se desenvolveu na França. A Academia Real de Dança foi fundada em 1661 e sua criação deu força à dança. Esta passou a ser apresentada em teatros, mulheres passaram a ser incluídas como bailarinas e acabaram contribuindo para o aperfeiçoamento da dança.
Com o passar dos anos, o balé evoluiu cada vez mais. Os sapatos de salto foram substituídos por sapatos de ponta, que davam leveza e maior perfeição às bailarinas o tutu de tule com corpete dava mais liberdade para os movimentos.
Diversos foram os modelos criados durante o passar dos anos. Balé dramático, romântico, neoclássico...
No Brasil o primeiro espetáculo de balé clássico aconteceu em 1813, no Rio de Janeiro. Entretanto, foi só depois de vários anos que a dança se fortaleceu em nosso país.

0e291ea8afa97e2f5f49b248143343a0.jpg

Imagem: Jornal Opção/Reprodução

Kiev Ballet

A companhia ucraniana possui 150 anos de história, iniciando sua caminhada em 1867. Eles se dedicam apenas à vertente clássica e por esse motivo são referência no estilo em todo o mundo.
Os dançarinos ensaiam até 6h por dia, com exceção nos dias de apresentação. A busca pela perfeição começa cedo. A escola oferece aulas para crianças que são observadas e analisadas por seus professores. Os mais qualificados são escolhidos para representar a escola. Nas turnês mundiais, os que possuem maior experiência são levados para se apresentar, entretanto, os novatos que demonstram grande evolução ganham a chance de se juntar à equipe.

Apresentação em Goiânia

O grupo chega na capital goiana pela primeira e faz uma apresentação única no sábado (28/07). Apesar do estilo musical e da dança não fazerem parte da cultura dos goianienses, a apresentação é uma oportunidade única de fazer um programa diferente, exclusivo e que promete emocionar a todos que comparecerem.
O grupo Kiev Ballet apresentará os clássicos "Dom Quixote" e "Paquitá" e o Clube Curta Mais possui valores exclusivos para os seus assinantes. Saiba Mais.

 

Imagem: Agenda de dança/Reprodução

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Teatro

Goiânia recebe Duo Corvisier em apresentação única com entrada gratuita

Piano a quatro mãos é atração no dia 26 de junho, às 20h30, no Centro Cultural UFG


+ Teatro

Goiânia recebe o espetáculo A Sogra Que Pedi a Deus nesta terça-feira

Um verdadeiro duelo entre sogra e genro, desencadeando situações engraçadíssimas


+ Teatro

Nilton Pinto e Tom Carvalho apresentam show beneficente em Goiânia

A renda do show será destinada ao Hospital de Câncer de Goiás, em Inhumas!


+ Teatro

Goiânia recebe espetáculo teatral 'Os sofrimentos do Velho Afonso' com entrada gratuita

A comédia “Os Sofrimentos do Velho Afonso” é goiana, caipira, com elementos da comédia clássica de Plauto e Terêncio, moda de viola e Shakespeare


+ Teatro

Tirullipa apresenta novo show 'Se você não for, só você não vai!' em Goiânia e Anápolis

O espetáculo ganhou o nome baseado no hit "Eu Vou, Tu Vai!", que Tirullipa fez em parceria com os também humoristas Whindersson Nunes, Gkay e Carlinhos Maia


+ Teatro

Fernanda Gentil apresenta espetáculo 'Sem Cerimônia' em Goiânia

Pela primeira vez nos palcos, Fernanda traz espetáculo sobre sua vida pessoal e profissional como jornalista


+ Teatro

Thiago Ventura apresenta seu novo show de stand up comedy em Goiânia

Thiago traz temas sobre liberdade de expressão, livre arbítrio, sexualidade, drogas, dogmas e da vida pessoal, sempre com seu inconfundível estilo da quebrada


+ Teatro

Marcus Cirillo apresenta stand up em Goiânia

 O comediante que ficou famoso por sua camisa xadrez, seu chapéu de Cowboy e suas histórias do interior, trás seu show pra Goiânia


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.