19/04/2019 19:51
Curiosidades / Histórias

A professora transexual que trocou indenização de R$ 20 mil para dar aula a seus agressores

Ela defende que sua dignidade não tem preço e acredita que só a educação pode mudar as pessoas

Bianca
por Curta Mais

A professora de matemática transexual Natalha Claudinei Silva Nascimento deu uma aula inusitada: dentro de uma sala do Fórum de Justiça de Brasília, falou não para alunos adolescentes, mas sim para 40 funcionários de uma pastelaria de onde ela era xingada diariamente.

Na aula, em vez dos números que ensinou por mais de dez anos como professora de ensinos médio e fundamental, Natalha lecionou sobre gênero, aspectos biológicos e comportamentais dos transgêneros, direitos, violência contra os desiguais e a importância de denunciar atos discriminatórios.

"Foi a ignorância que me fez sofrer por todos esses anos e quero acabar com ela com a eduçação", diz a maranhense de 35 anos.

A gota d'água ocorreu em 26 de abril, quando ela decidiu pedir para que parassem com as ofensas. Um deles se aproximou, a derrubou no chão e a agrediu violentamente. Ela entrou na Justiça, mas, na audiência de conciliação desistiu de R$ 20 mil reais pela chance de dar uma aula de direitos humanos a eles.

"Eu sai satisfeita de olhar, olho no olho, das pessoas que me ofenderam. Me devolveram a minha dignidade. Sai daqui satisfeita. Absolutamente satisfeita".

Marília de Avila e Silva Sampaio, a juíza do 6º Juizado Especial Cível de Brasília que conduziu o acordo, ficou surpresa com a atitude de Natalha. "Em 22 anos de magistratura, nunca vi um caso desses. Nem de uma pessoa transexual procurar a justiça por danos morais por agressão e nem de uma proposta de aula no lugar de uma reparação financeira", diz.

 

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Existe Amor em GYN: mais de 4 mil balões são espalhados em Goiânia levando mensagens de amor

Iniciativa de cerca de 250 jovens que se uniram em um único propósito de levar mais empatia, união, e claro, muito amor!


+ Curiosidades

Violinista de Goiás é selecionada para participar de festivais internacionais de música

Vida Altoé é a primeira instrumentista, tanto da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG quanto da OSJGO, a ter a oportunidade de participar desses renomados festivais


+ Curiosidades

Aos 12 anos, atleta de Goiânia vai disputar Sul Americano de Karatê

Apesar da pouca idade, Caio, único representante do estado a integrar a delegação brasileira que viajará para Bolívia para a competição


+ Curiosidades

Autista relata sobre como é ter uma namorada e o resultado vai aquecer seu coração

"Ela é o caminho que eu sigo em meio a tantos estímulos e tanta confusão sensorial devido a minha hipersenbilidade."


+ Curiosidades

Descobrimos um tradicional acarajé baiano que faz o maior sucesso nas feiras de Goiânia

Além do Acarajé, você vai encontrar por lá outros pratos típicos da culinária baiana


+ Curiosidades

26 músicas para você fazer um tour pelo Brasil

Essas músicas foram inspiradas em cidades e regiões brasileiras e você vai se sentir um viajante ouvindo cada uma delas


+ Curiosidades

Goianos são selecionados para 'Corrida Maluca' da Red Bull

Equipe “Rei do Gado” está entre os 70 finalistas do Red Bull Ladeira Abaixo 2019, que acontece no dia 14 de abril, em São Paulo


+ Curiosidades

É verdade este bilhete: 7 boatos e fake news que enganaram todo mundo

Pabllo Vittar pai? Cobras em piscinas de bolinhas? Um centauro de verdade? Neste dia da mentira (1° de abril) vamos relembrar algumas notícias falsas que enganaram o mundo todo


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.