Agasalho solidário: internautas se mobilizam para doar roupas a moradores de rua

Conheça grupos que também realizam trabalhos sociais na Capital

Adelina Lima
Por Adelina Lima
b27af919afbecfee2c84ab69f81e01e6

Uma campanha que começou no Facebook está chamando a atenção dos internautas para solidariedade nesses dias de frio intenso. Para quem está em casa, bem agasalhado e com comida na mesa, o clima pode até estar bem agradável, mas para quem vive em situação de rua a realidade é bem diferente. A campanha que circula nas redes sociais convida cada um a contribuir de forma individual para amenizar o frio para quem vive nas ruas:

“Está frio, não é mesmo? Quando for sair de casa, coloque na bolsa um casaco extra. Pode ser até mesmo aquele velhinho que você não usa mais. Coloca, se for possível, um cobertor que não seja mais usado também. No caminho, eu tenho certeza que você vai encontrar alguém precisando. Às vezes, não podemos fazer muito, mas o pouco que podemos fazer, já pode aquecer uma pessoa. E de tabela ainda aquece o nosso coração”.

Segundo o Jornal Folha de S.Paulo, quatro mortes já foram registradas no Estado (São Paulo) devido às baixas temperaturas e em Goiânia, nesta segunda-feira, 13, os termômetros registraram a madrugada mais fria do ano, 10°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) essa média deve continuar durante a semana.

Que tal tirar essa campanha do Facebook e fazer algo pelo próximo? Para você pode não parecer muito, mas se cada um levar um casaco a mais para entregar a quem sente frio, poderemos promover uma grande ação de solidariedade em Goiânia. Para quem pode ajudar ainda mais o ideal é procurar grupos que já desenvolvem esse trabalho: igrejas, centros comunitários ou associações.

 

Grupo Anjos das Ruas – Goiânia

ANJJJOS

Fundado em março de 2016, o grupo realiza um trabalho constante de apoio a pessoas em situação de rua e em tratamento em hospitais públicos. Os voluntários se reúnem em um posto de combustível no Setor Leste Vila Nova e de lá partem para ação: ressocialização –  entrega de roupas, agasalhos, alimentos na região da Rua 44. Segundo um dos coordenadores, Rickye Robert, sempre que há doações, o voluntariado visita também o Hospital Materno Infantil, Cais de Campinas e Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), levando lanches e roupas infantis. Mais de 700 voluntários já passaram pelo projeto, que tem iniciativa da Arquidiocese de Goiânia, e que já atendeu mais 1.200 pessoas (ressocialização, viagens, doações e internação) na Capital. 

Para doar roupas, cobertores, agasalhos, alimentos ou dinheiro basta entrar em contato com o grupo pela página do Facebook: Anjos das Ruas ou pelo telefone (62) 9 8586-3056, que um voluntário vai até você receber a doação.

 

Centro Espírita e Casa da Sopa Orondina Luz e Vida – Goiânia

A Casa está recebendo cobertores. Quem quiser fazer doações basta levar até o Centro que funciona de segunda a sábado, das 13h às 17h.

Onde: Rua C25, 118, Jardim América, Goiânia – GO

Mais informações: (62) 3251-2831

 

Conhece alguma outra instituição que faz um trabalho social de recolhimento de doações e redistribuição? Nos indique pelo e-mail: [email protected]