Almir Pessoa faz show gratuito em festival gastronômico em Santo Antônio de Goiás

Apresentação é parte do cronograma do 5º Festival Gastronômico do Cerrado e a 10ª Festa do Milho

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
7390976ba65683c296a54f670869683f

Em Goiás sempre foi tradicional a realização de quermesses – festas, geralmente com apresentações musicais e com bastante comida típica. Esses eventos reúnem famílias nativas da região e visitantes de outras cidades que se juntam com propósitos análogos à diversão sadia. Outro fator importante na cultura goiana e que se destaca nas festividades é a gastronomia. O sabor de cada prato típico remete, aos que experimentam, um sentimento nostálgico. Os insumos que são usados para a preparação dos pratos tradicionais geralmente vêm da agricultura local e de subsistência. A dança e as músicas também fazem parte desse mesmo gene cultural e folclórico.

 

Alguns fatores culturais, notáveis sobretudo em cidades de porte menor que metrópoles, contém no gene de Santo Antônio de Goiás. Cidade que fica a apenas 20 km da capital é rica em produção de milho, seja pelo beneficiamento do grãos feito por grandes empresas, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ou em lavouras comunitárias que beneficiam várias famílias da cidade. Eis que surge o Festival Gastronômico do Cerrado que antes de 2012 chamava-se ‘Festa do Milho’. Uma festa que tomou corpo e vem crescendo a cada ano.

 

Cronograma da festa

 

Além da culinária típica do Cerrado e à base de milho, o evento contará com atrações artísticas como shows ao vivo e apresentações culturais. Abrindo o evento, em sua primeira noite, teremos como primeira apresentação da prata da casa Alexandre Milhomem;

no 2º dia (28/04) a animação da festa fica por conta do sertanejo Rodrigo Arentes;

logo em seguida quem toma conta do palco é a Banda Brizza, animando a galera com hits que marcaram época e músicas atuais;

no 3º dia (29/04), domingo o evento tem uma programação durante o dia e a noite, com missa às 10h, almoço e entretenimento com som automotivo.

A noite teremos a apresentação de Almir Pessoa O Violeiro do Brasil e a banda regional Raizes de Veneza.

No quarto e último dia (30/04) de festa, quem fecha o festival com chave de ouro é a Banda Scalla Especial.

Para quem gosta de uma animação diferente com outros ritmos mais animados, a festa conta com a boate Rancho Prime, que vai tocar todos os ritmos como funk, house, eletrônica, entre outros.

 

Santo Antônio de Goiás

 

Hoje, a cidade tem uma média pequena de habitantes em comparação a vizinha Goiânia, cerca de 10 mil habitantes, mas outro fator tem dado ao município os títulos de “Suíça goiana” e “Cidade da Família”. Pessoas que visitam o “Quiabo assado” – como chamam carinhosamente os nativos – dizem que é ótima a atmosfera da cidade, de paz, de diversidade cultural e religiosa. O município tem a tradicional Folia de Reis que inicia no dia 25 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro de todo ano; tem belas paisagens locais, com bastante verde e uma extensa bacia hidrográfica com vários rios, entre eles o famoso Capivara; é rota do cicloturismo; tem o famoso Jee Quiabo (Jeep Cross), e principalmente o festival Gastronômico do Cerrado e a Festa do Milho.