Alunos de Itumbiara desenvolvem tijolo ecológico e são os únicos do Centro-Oeste em prêmio nacional

Chamada de “Engenharia Sustentável: Uso de Resíduos na Fabricação de Tijolos Ecológicos”, o projeto foi desenvolvido com a participação de 15 alunos do 2º ano do ensino médio

Ketlen Lomazzi
Por Ketlen Lomazzi
c20f3f2c15409eb991700df9bd5fba46

Alunos do Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara, foram um dos 10 selecionados para a etapa final do prêmio Respostas para o Amanhã, após desenvolverem um tijolo ecológico através da mistura de três elementos bastante inusitados. Eles são os únicos representantes da região Centro-Oeste na edição do prêmio deste ano.
O projeto foi desenvolvido através de restos de construção, cinza de cana-de-açúcar e garrafas pet para que sejam de alta durabilidade. Segundo a professora Aynda Ferreira Nascimento Lima, são muitos trabalhos de várias regiões e quando soube que seriam um dos 10 finalistas, a alegria foi imensa.

1acd34820c22d0fc31b800da9f78b30e.PNG Foto: Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Chamada de “Engenharia Sustentável: Uso de Resíduos na Fabricação de Tijolos Ecológicos”, o projeto foi desenvolvido com a participação de 15 alunos do 2º ano do ensino médio. A própria professora especifica que através dessas pesquisas sobre  materiais usados na composição do tijolo, foi descoberto sobre a possibilidade de substituir o cimento pela cinza da cana-de-açúcar.“Acrescida de resíduos de garrafas pet, essa mistura tornava os tijolos ainda mais resistentes. A inovação do nosso projeto foi a associação destes três elementos”, destaca a professora. Na primeira etapa do projeto, o professor-orientador e  mais dois professores ganharam um tablet. Agora, todos torcem para serem selecionados como uma das três melhores experiências na fase final, concorrendo a uma TV 55′ e a um notebook. 

07adbe0c1b1d95979561855f6d0f502a.PNG Foto: Secretaria de Estado da Educação de Goiás

O projeto é interdisciplinar e inclui outras disciplinas. O projeto, está concorrendo com escolas públicas do Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Roraima, Piauí e Ceará. Enquanto o resultado não sai, alunos e professores do colégio focam em um outro objetivo importante: arrecadar recursos para levar o projeto à Feira Ciência Jovem, à se realizar em novembro no estado de Pernambuco. 

d171417c59e91b102d1528de2ce28f1b.PNG Foto: Secretaria de Estado da Educação de Goiás