Alunos do Sesi do Vila Canaã criam hidrômetro pré-pago

Invenção permite controlar a quantidade de água gasta

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
17f2b78a92dc0feb3630546be85d6e0c

Alunos do ensino fundamental e médio da escola Sesi, localizada na Vila Canaã, em Goiânia, foram selecionados para participar do Torneio Nacional de Robótica, em Curitiba (PR). Eles foram responsáveis por criar um hidrômetro pré-pago visando trazer economia para os consumidores – além, claro, de diminuir o desperdício de água.
Chamado de hidrômetro H2i (hidrômetro interno inteligente), essa invenção consegue controlar e saber a quantidade de água gasta. Ou seja: é possível ajustar o quanto se quer gastar pela forma pré-paga.
Comprando água antecipadamente, é possível ter maior controle sobre o consumo. Outra diferença é que o H2i fica no interior da residência, diferindo-o dos hidrômetros tradicionais.
O grupo de estudantes alcançou o 1º lugar no torneio regional FLL (First Lego League) centro-oeste, na categoria pesquisa e robô, sendo assim convocados para a etapa nacional, que neste ano terá a temática “Hydro Dinamcs”, que objetiva a resolução de problemas referentes à água.
Este ano o torneio nacional de robótica acontece de 16 a 18 de março em Curitiba, contando com 85 equipes de todo país. Após esta, a etapa seguinte será o torneio de robótica internacional.

Foto de Capa: Estudantes que participaram do projeto/Divulgação/Vanessa Chaves/G1.