Ano novo, imposto novo: saiba quais são os tributos a serem pagos no início de 2017

Confira aqui os impostos para o início de 2017

Paloma M. Carvalho
Por Paloma M. Carvalho
f08d0bc9b83e5afa5e433073c61b4875

As festas de fim de ano são sinônimos de despesas para muita gente. Para não começar 2017 com o pé esquerdo, é recomendável o planejamento dos gastos com os presentes de Natal e Réveillon e preparar o bolso para os impostos que podem ser cobrados ainda no primeiro semestre do próximo ano. Confira alguns deles na lista abaixo:

 1 – IPVA: O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago todos os anos. O tributo pode ser pago em uma parcela única (com desconto) ou em três parcelas sem juros. O vencimento é de acordo com o número do final da placa.

 2 – IPTU: O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo cobrado pela prefeitura de cada município brasileiro. Seu valor é calculado com base no metro quadrado do imóvel do contribuinte. 

 3 – ITU: O Imposto Territorial Urbano tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel não construído, localizado na zona urbana do município. 

 4 – Imposto de Renda: Este imposto incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil. A declaração deve ser feita até o final de abril. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, na hora de acertar as contas com a Receita Federal, pode pagar o imposto de uma única vez ou parcelar, dependendo do valor.