Apenas 10% dos casos de obesidade são causados por fatores genéticos, diz estudo

Crianças que bebem refrigerante na mamadeira em seu primeiro ano de vida é um dos fatores mais alarmantes

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
9021fff14848f88a915d029c335bc2fb

O documentário Muito Além do Peso fala sobre a atual situação de um terço das crianças brasileiras, em relação ao seu peso. Sendo esta, a primeira geração a apresentar doenças que, até então, eram restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Em entrevista ao Pensar Contemporâneo, a diretora Estela Renner, ressaltou alguns pontos importantes a serem observados:

“Os dados apresentados no filme são alarmantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano bebem refrigerante – até mesmo em mamadeira e 30% estão acima do peso. A proporção é de que, em cada cinco crianças obesas, quatro serão obesas no futuro.”

Dois pontos importantes que, principalmente os pais devem se atentar, são o fato de que a famosa fase do “estirão” (crescimento rápido e repentino, traduzido como a chegada da puberdade) não deve ser pensado como ‘solucionador de problemas’, como a dimunição do colesterol alto; outro ponto é a genética, muitos pais acreditam que filhos obesos podem ser resultado de genes ‘defeituosos’ mas, essa ideia não é comprovada em números.

“Poucos sabem que o fator genético ocupa somente 10% dos casos e que a obesidade e o sobrepeso podem também ser domados com uma reeducação alimentar”.

O filme vem com objetivo de informar às famílias sobre o assunto e conscientizar a necessidade da educação alimentar de seus filhos, especialmente no ambiente doméstico, além da publicidade innfantil.

“É preciso regulamentar a publicidade dirigida às crianças urgentemente. Não podemos mais deixar que os pais sozinhos enfrentem esta batalha só porque eles são os pais das crianças. Os pais precisam de ajuda porque as crianças precisam de ajuda”.

Para Renner, a imagem do bebê em seu primeiro ano de vida, bebendo refrigerante é a mais chocante.

“Um dos nossos primeiros contatos com o mundo é por meio do aleitamento materno e é um momento fundamental de reconhecimento e formação da relação mãe e filho. Além de chocante do ponto de vista da saúde, acho muito simbólico, do ponto de vista das relações que estamos criando, ter um produto tão cheio de químicos já intrometido entre mãe e filho”, disse a diretora.

capa: youtube / evie’s first sip of coke

Confira o documentário na íntegra:

Muito Além do Peso