Aplicativo que permite ver vídeos do YouTube sem internet é lançado no Brasil

O YouTube GO veio para facilitar o acesso aos vídeos da plataforma

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
29b8ae9adb7c0531905e09546c01c18d

Após um longo período de testes e alguns meses em fase Beta, o YouTube GO, aplicativo que permite assistir vídeos do YouTube mesmo estando off-line, foi lançado pela Google em 21 países simultaneamente, incluindo o Brasil. Esta novidade promete acabar com aquele velho dilema de ter que evitar os vídeos da plataforma para economizar a franquia de internet.
Os testes iniciais foram realizados na Índia e a motivação para sua criação veio da realidade de muitas pessoas que desejavam partilhar das experiências proporcionadas pelos vídeos do YouTube, mas não possuíam boas redes de internet. Como relata uma indiana que participou de uma pesquisa feita pelo Google, “só porque eu tenho menos dados móveis, não significa que eu queria uma experiência de má qualidade: vídeo é vídeo.”

e83d502e800310c66ff2601ca5d204e3.jpg

Foto: Usuários experimentais do YouTubeGo na Índia, compartilhando vídeos por meio do Bluetooth. (Divulgação/GoogleDesign)

A experiência promovida pelo aplicativo não muda muita coisa em relação ao aplicativo original de hospedagem audiovisual, mas permite que o usuário selecione determinado vídeo, faça uma pré-visualização e decida se quer ou não realizar o download do conteúdo. Também é possível escolher a qualidade desejada do download.
Além de todas essas facilidades, é possível compartilhar os arquivos baixados via Bluetooth – aumentando ainda mais o leque de possibilidades na hora da economia de dados.
Vale ressaltar que algumas regras continuam valendo, como a impossibilidade de assistir a um vídeo bloqueado em seu país e a necessidade de autorização de canais de música para realizar o processo. Além disso, o aplicativo não está disponível, até o momento, para usuários do sistema iOS.
Para realizar o download do YouTube Go na Google Play, clique aqui e aproveite a novidade! Para conhecer como funcionou o projeto que deu origem ao aplicativo, acesse este link oficial do Google Design (em inglês). Vale a pena checar o cuidado que a empresa teve com seu público durante a criação do aplicativo.