20/06/2019 10:21
Notícias / Conteúdo

App para reclamações de consumidores ajuda resolver problema em apenas 48h

Gratuito e seguro, aplicativo busca respostas diretamente com a empresa e monitora o processo

por Curta Mais

A difícil missão de tentar resolver algum problema enquanto consumidor, te desmotiva a ir atrás de resolvê-los com as empresas. A campeã em reclamações são as de telefonia, por exemplo, e as mais complicadas de obter respostas também. Anatel, Reclame Aqui, Procon e afins são serviços públicos para solução alternativa de conflitos de consumo, mas em algumas situações os processos são tão burocráticos que o demorado retorno para uma avaliação do caso faz com que a busca pelos direitos vire uma mera utopia.

O que pouca gente sabe é que desde 2014 existe um aplicativo para acabar com essa cultura desmotivante da busca pelos direitos. É o Consumidor.gov.br, que pode ser baixado gratuitamente aqui, disponivel para celulares androides e Iphones. Lançado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, a plataforma digital está disponível para os consumidores de todo Brasil. O serviço pela internet permite “ouvir” sua reclamação e se comunicar diretamente com as empresas para analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 7 dias.

bf47d4b449de5422768e0f67a7d3fa35.png

Na verdade, 7 dias é uma margem alta, já que o consumidor tem uma resposta bem mais rápido do que isso pelo aplicativo. O consultor de vendas Marco Túlio Sabino (30), de Goiânia, é um usuário assíduo do aplicativo consumidor.gov e já conseguiu resolver pelo menos três problemas com bancos e empresas de celular. Em todas as reclamações, ele obteve respostas em até 48h.

Marco passou por um problema de cobrança indevida na sua conta de internet e telefone pela empresa Claro, neste ano de 2017. Após várias tentativas de resolver diretamente com a empresa, Marco recorreu ao óbvio: a Anatel. Diante da demora em receber um mínimo retorno, o consultor de vendas buscou outros meios. “Fiz o cadastro no consumidor.gov.br, preenchi passo a passo sobre o que aconteceu comigo, mandei os protocolos das minhas tentativas de resolver diretamente com a empresa e, em menos de 2 dias, meu problema já estava resolvido”, conta Marco. Depois disso, o consultor teve outros probemas semelhantes e todas foram resolvidas através do aplicativa, de forma simples, rápida e segura.

Mas nem é só para resolver problemas nos serviços de telefonia móvel que o aplicativo serve. Também auxilia em problemas com consórcios, agência de viagens, artigos esportivos, bancos, bares e estabelecimentos noturnos, comércio eletrônico, estabelecimento de ensino, fabricantes, supermercados, varejo, hospitais, entre vários outros segmentos. Pelo app, o consumidor também pode ver quantidade de reclamações, índice de solução e satisfação dos consumidores sobre a empresa que está reclamando. Além disso, também vai avisando por e-mail como está o andamento de sua reclamação e em quanto tempo terá um retorno satisfatório. Uma comodidade que poucos consumidores sabem como é!

“O consumidor tem pressa e exige cada dia mais efetividade na solução de seus problemas. Por isso, o consumidor.gov.br reúne em um único espaço a possibilidade dele resolver diretamente com as empresas o seu problema e ainda contribuir para a construção de políticas públicas. Trata-se de um espaço público, colaborativo e cidadão”, explica a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas. Apesar de sua efetividade, o governo federal reforça que ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

669c96ee428a836e768dd1773b009d60.jpg

 

Notícias sobre: app reclame aqui

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Crítico de cinema Rubens Ewald Filho morre aos 74 anos em São Paulo

Jornalista estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio no Hospital Samaritano, em São Paulo


+ Notícias

Facebook lança oficialmente a sua própria criptomoeda

Fechando parceria com a Mastercard, PayPal, Uber e Spotify, a moeda digital está prevista para 2020


+ Notícias

Homem escala estrutura metálica do viaduto da 85 em Goiânia; veja vídeo

O rapaz foi resgatado pelo corpo de bombeiros e foi encaminhado para o Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc


+ Notícias

Ministra Damares lança campanha contra suicídio e automutilação de crianças e adolescentes em Goiânia

A partir deste ano, toda tentativa de suicídio ou automutilação terá que ser notificada pelas unidades de saúde e educação


+ Notícias

Jair Bolsonaro reage à derrota do decreto das armas nas redes sociais

Descontente, o presidente afirmou que o direito à legítima defesa não pode continuar sendo violado


+ Notícias

Professoras são aplaudidas de pé por alunos no último dia de trabalho em vídeo emocionante

A homenagem surpresa aconteceu no Colégio Estadual Jardim America, em Goiânia


+ Notícias

Restaurante Coralina: gastronomia contemporânea com um toque dos sabores de goiás no coração de Goiânia

Assinantes premium Clube Curta Mais tem 30% de desconto em todo o cardápio, exceto bebidas


+ Notícias

Marta ultrapassa Klose e se torna a maior artilheira da história das Copas do Mundo

Craque do Brasil se torna a primeira, entre homens e mulheres em goleadas na história das Copas do Mundo


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.