Artista plástica goiana doa escultura de uma década para Teatro Basileu França

Obra de arte de Cléa Costa tem valor estimado em quase R$ 10 mil

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a177b5d6e2f7208d83f82d9d3d99ab44

Na última quinta-feira (21), a artista plástica goiana Cléa Costa doou uma obra de arte de sua autoria para a escola técnica de Artes do Basileu França de Goiânia. A escultura tem 10 anos de existência e agora vai dar o ar da graça no hall interno de entrada do Teatro Basileu França. Trata-se de uma escultura em ferro, pintura em hamerite cinza asfalto. As dimensões da mesma medem 1,50 m de altura X 1,05 m de largura e 0,37 cm de profundidade. A obra doada foi produzida pela própria artista em 2007 e tem um valor estimado de R$ 9.900,00. 

Para Cléa, a doação nada mais é que um agradecimento a escola onde trabalhou como professora de artes. “Tenho uma relação muito forte com a educação. Para mim é um prazer doar e ter essas obras de arte minhas espalhadas pelas escolas onde já fui professora. As artes, em todas as suas linguagens, são uma necessidade da alma e enobrecem o ser humano”, destaca a artista plástica.

Sobre a artista
Cléa Costa Vieira nasceu em 1946, em Goiânia. Ela é pintora, desenhista e professora. É graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 1967, onde estudou com o pintor Cleber Gouvêa. Licenciou-se em desenho em 1973, ano em que ganhou o prêmio de desenho no 1º Concurso de Artes Plásticas de Goiânia. Atuou como professora da cadeira de desenho, gravura e pintura, desde 1976, no Instituto de Artes da UFG. Em 2001, ministrou curso de desenho e pintura na Fundação Jaime Câmara. Ela também foi professora de artes da Escola de Artes Veiga Valle (atual Itego em Artes Basileu França).


Informações: Ellen Ribeiro

Fotos: Mariele Fernandes