Bailarina goiana é vencedora do maior concurso de ballet da TV russa⠀

Dupla brasileira leva o título na maior competição de balé da Rússia

Gabriela Tavares
Por Gabriela Tavares
c4373ade6096326a66cddec4749b996a

A dupla brasileira, Amanda Gomes, goiana do pé rachado, e Wagner Carvalho, nascido em Joinville, foi quem ganhou o título na 3ª edição do reality Bolshoi Ballet, na Rússia.

A grande final aconteceu no último sábado, 22.

Formados pela Escola Bolshoi Brasil, eles competiram representando a companhia de dança na qual atual, o Ópera e Ballet de Kazan.

O dueto desbancou seis casais, entre candidatos russos e americanos. 

Nascida em Goiânia, Amanda entrou no mundo da dança ao 7 anos e quando fez 10, foi selecionada para atuar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Ainda na Escola Bolshoi, ela já demonstrava sua precocidade. Pulou duas séries dos oito anos necessários para a formação completa na instituição, tornando-se assim, a aluna mais jovem a se formar na história da escola, aos 16 anos.

Foi em 2014, que ela passou a fazer parte do Teatro Ópera e Balé de Kazan. Ela participou de um concurso na Rússia, no qual o diretor do teatro se encantou com sua apresentação e a convidou para integrar o corpo de balé.

Amanda já conquistou nove premiações internacionais. Ainda em 2018, ela foi indicada ao “Oscar do balé”, o prêmio internacional Benois de la Danse. Apesar de não ter vencido, a bailarina se sentiu honrada por ter seu nome indicado.

Atualmente, ela é a primeira bailarina do Teatro Ópera e Balé de Kazan.