07/12/2019 19:06
Notícias / Conteúdo

Balada Responsável: Detran reforça a fiscalização durante feriado de Carnaval em sete cidades de Goiás

Foliões e condutores serão orientados sobre os riscos de combinar álcool e direção, além de que inspecionar a documentação e estado do veículo e realizar teste do bafômetro

Paloma
por Paloma M. Carvalho

Foliões e condutores serão orientados sobre os riscos de combinar álcool e direção, além de que inspecionar a documentação e estado do veículo e realizar teste do bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com a Polícia Militar, realizará o programa Balada Responsável em sete municípios goianos durante o feriadão de carnaval. As equipes são compostas por policiais militares, educadores de trânsito e funcionários da autarquia.

As equipes farão o trabalho de conscientização com os foliões de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Pirenópolis, Caldas Novas, Goianésia e Aruanã. A operação começa nesta sexta-feira, 25, e vai até o dia 3 de março. O objetivo é orientar sobre os riscos da combinação álcool e direção com material educativo, além de inspecionar desde a documentação e estado do veículo até a realização de testes do bafômetro.

O trabalho do programa Balada Responsável é desenvolvido em duas frentes. A primeira consiste visitas a locais de aglomeração de pessoas para abordagens pedagógicas para estimular uma reflexão sobre os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A segunda é feita por meio de blitzes, onde, além do cumprimento da Lei Seca, é realizado todo o procedimento de rotina adotado pela Polícia Militar.

Punição

O condutor que fizer o teste do etilômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames sangue a tolerância é zero. Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

 

Foto: Reprodução

Comente esse assunto em nossas redes sociais e acompanhe o Curta Mais no Facebook, Instagram e Twitter.

Notícias sobre: balada responsável

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Pirenópolis é oficialmente reconhecida como a Capital da Prata no Centro Oeste

Com apenas 292 anos, Piri é referência em turismo e também no mercado de jóias de prata


+ Notícias

Spotify lança quadro de retrospectiva para usuários com 3 sessões chamado 'Your Decade Wrapped'

O quadro funciona como um 'presente de agrado' para todos os usuários da plataforma de Streaming


+ Notícias

Matheus Ribeiro recebe convite de William Bonner para apresentar Jornal Nacional em 2020

O jornalista goiano está confirmado na bancada do JN no rodízio de apresentadores regionais



+ Notícias

Kanpai: o primeiro restaurante japonês de Goiânia une tradição e modernidade em duas casas

A casa ensinou o goianiense a comer comida japonesa e resiste ao tempo e modismos há mais de duas décadas


+ Notícias

Voz de Lula aparece no Waze dizendo 'vire à esquerda companheiro'

O aplicativo oferece a opção de colocar a própria voz como guia da plataforma também


+ Notícias

Confira o roteiro para curtir as decorações de natal 2019 em Goiânia

Tem árvore flutuante, Vila do papai noel e trenzinho da alegria


+ Notícias

Thiaguinho chora ao cantar música que escreveu para Fernanda Souza. Assista!

Separado há pouco mais de um mês, Thiaguinho não conteve a emoção ao cantar os mesmos versos que cantou para a atriz no casamento deles


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.