Beber vinho tinto pode ajudar a queimar gordura

A constatação é confirmada por pesquisa científica

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

De acordo com um estudo realizado em ratos realizado pela Universidade do Estado de Oregon, EUA, e publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, o consumo moderado de vinho tinto ou suco de uva vermelha melhora o metabolismo e pode ajudar a melhorar o estado do fígado gordo. Ele também pode ajudar a queimar gordura para aqueles com excesso de peso.

A pesquisa mostrou que o consumo moderado da bebida melhora distúrbios metabólicos associados ao excesso de peso como fígado gordo. Pesquisadores esclarecem que comer uvas vermelhas e, especialmente, beber vinho tinto, influenciam positivamente a atividade da função hepática. Destaque para a uva moscatel, com maior propriedade e estimulante do emegrecimento. O experimento também contou com a ajuda de especialistas da Universidade da Flórida e Nebraska. As dietas submetidas aos ratos foram semelhantes às dietas dos humanos. O grupo que inclui o consumo de vinho emagreceu 60% mais do que o outro que não tinha o produto no cardápio.

vinho

Vinho: um estímulo e tanto à dieta.

Outra pesquisa sobre o emsmo tema, vem da Universidade Navarra, na Espanha. O estudo aponta que a ingestão moderada de álcool, especialmente de vinho, protege, ao invés de promover, o ganho de peso. O Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool analisou os resultados do estudo e concordou com a maioria das conclusões, sobretudo que os dados atuais não indicam se o consumo moderado de bebidas alcoólicas engorda. Algumas pesquisas apontam até que as pessoas muito obesas podem ter um menor risco de desenvolver diabetes se beberem moderadamente. Os pesquisadores afirmaram que o álcool fornece calorias que são rapidamente absorvidas pelo organismo e que não ficam armazenadas.

Leia também: 12 lugares perfeitos para tomar vinho em Goiânia com adegas padrão internacional