17/06/2019 17:50
Turismo / Turismo em Goiás

Bocaina do Farias: o 'Avatar' goiano na Chapada dos Veadeiros com cachoeiras, piscinas naturais e cânions

Um verdadeiro achado de tirar o fôlego encravado na Serra Geral do Paranã em São João D’ Aliança

Marcelo
por Curta Mais

Nosso achado dessa vez parece ter saído do filme Avatar. Mas o melhor é que o lugar é real e fica em solo goiano, mais precisamente na Serra Geral do Paranã em São João D’ Aliança, a cerca de 350 km de Goiânia e 160 km de Brasília, na porta de entrada da Chapada dos Veadeiros (GO).

Prepare-se para conhecer Bocaina do Farias, um verdadeiro paraíso natural que reúne em um só lugar cachoeiras, piscinas naturais e cânions com uma biodiversidade incrível da fauna e flora. O atrativo está localizado em área particular na Fazenda Bucaina.

Um dos atrativos mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros, com formação geológica de milhões de anos que através do choque e deslocamentos das placas no interior da crosta terrestre expõe seus paredões rochosos com mais de 50 metros de altura, compondo uma aquarela vibrante de magia aos olhos dos visitantes. Uma verdadeira obra de arte da natureza, de tirar o fôlego com sua continua erosão fluvial esculpido pelo Ribeirão Faria, rio que nasce na região.

Acostumado com as andanças pelo Cerrado goiano, o turismólogo Luciano Guimarães, que nos ajudou com essa descoberta, ficou impressionado ao conhecer o lugar pela primeira vez. "Não tinha visto nada igual no Brasil nessa tipologia de cânions seco e molhado com 55 m de paredão com clara-boias naturais, o que deixa a sensação muito melhor por conta dos raios de sol que penetram nas gretas dos paredões. A água que corre dentro do cânion é translúcida e super rasinho, só com pedrinhas. Qualquer turista estrangeiro poderia achar que esse lugar poderia ser na Nova Zelândia, Tailândia ou Arizona (EUA). Mas não, é em Goiás", explica.

Localizado a uma distância total de 52,5 km (ida) da sede do município de São João d’ Aliança sendo 26 km pavimentados, 26,5 km em estrada de terra, com acesso de 2 km exclusivamente por meio de veículos 4x4 até a sede da fazenda.

Vale lembrar que o atrativo se encontra em reestruturação, portanto algumas trilhas ainda não estão liberadas para visitação. A gestão e operação é feita exclusivamente por uma operadora local que realiza todo o trabalho receptivo, a Raizeira Ecoturismo e Aventura.

Devido a reestruturação do atrativo a visita só será permitida mediante a agendamento prévio com a própria agência que fica no munícipio de São João D’ Aliança.

Telefone para contato – (61) 9 9631–5151.

Bocaina

Foto: Luciano Guimarães.

Bocaina

Foto: Luciano Guimarães.

Bocaina

Foto: Luciano Guimarães.

Bocaina

Foto: Luciano Guimarães.

Bocaina

Foto: Luciano Guimarães.

Bocaina

Foto: Alexandre Lobo (Natureza Subterranea)

Boicaina

Foto: Alexandre Lobo (Natureza Subterranea)

Foto:

Foto de Capa: Alexandre Lobo (Natureza Subterranea)

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Descobrimos o lugar perfeito para quem quer um casamento intimista de frente para o mar

Nova tendência entre os casais mais jovens, Ilhabela Pousada Boutique é referência entre aqueles que querem realizar um Mini Wedding


+ Turismo

Descobrimos uma balada bem goiana no meio de Lisboa - Portugal

Água de Beber é um bar de goianos, com comida e música brasileira


+ Turismo

Baía das Tartarugas: Costa do Sauípe vai ganhar primeiro parque aquático totalmente inspirado na vida marinha da América Latina

O maior parque aquático do Centro-Oeste, Hot Park, está prestes a chegar na Bahia com uma versão temática e empolgante


+ Turismo

Descubra os melhores hotéis para se hospedar em Goiânia

Com grades atrativos, a capital goiana atrai diversos turistas durante o ano e saber onde se hospedar é muito importante na hora de programar sua viagem


+ Turismo

Hot Park ganha duas novas atrações para o mês de junho

Levando os seus visitantes às alturas, o Aerobike e a Girolesa acabam de entrar para a lista de atrações do parque


+ Turismo

O que fazer em Rio Quente em 48 horas

Reconhecido pelas suas águas naturalmente quentes, Rio Quente é um dos pontos de maior destaque em Goiás e vai te encantar


+ Turismo

Confira a programação do Circuito das Cavalhadas de Goiás 2019

Temporada 2019 de “batalhas medievais” vai de maio até setembro e tem a cidade de Pirenópolis como principal destino da encenação


+ Turismo

Hot Park está entre os 10 parques aquáticos mais visitados no mundo

Completando a lista de vantagens, todo esse paraíso natural e aquático pode ser aproveitado com um desconto exclusivo de 45% na compra de até 5 ingressos, pelos Assinantes Premium do Clube Curta Mais!


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.